Igreja de EGA

Igreja de EGA Igreja de Nossa Senhora da Graça

Maio ...Um mês com Maria ❤
01/05/2023

Maio ...

Um mês com Maria

Para reflexão ..... sobre o que tão bem está escrito 🙏
25/05/2022

Para reflexão ..... sobre o que tão bem está escrito 🙏

NUNCA PODEMOS HESITAR EM AMAR…

Tínhamos combinado, há muito, conversar. A sua vida tem sido marcada por desgostos, fracassos, dores e até desamores. Começou a conversa por desabafar com um semblante triste:

- A minha vida não tem ponta por onde se pegue!

Depois, chorou. Chorou muito, sem nada dizer. Percebi como era imenso o seu sofrimento. Fiquei em silêncio, como que a tentar «ler» cada lágrima. Sim! Uma das formas mais nobres de «enxugar» as lágrimas dos que sofrem é «ler» a dor que elas representam. Passado uns minutos, tirou do bolso um papel.

- Escrevi uns tópicos do que queria desabafar, para não me perder. Ando completamente desnorteado.

Lá começou, então, a contar as histórias do seu viver. Uma ou outra vez, tive dificuldade em conter-me, nas emoções. Escutarmos uma pessoa sofrida não nos torna imunes a sentir, em nós, a sua dor. Enquanto me falava, confirmava para mim próprio que, na vida de cada um, há sempre «razões» que explicam e dão sentido ao que somos e ao que fazemos.
Entretanto, ele olhou para o relógio. Já tinha passado muito tempo.

- O tempo passou tão rápido! Ainda tinha tanta coisa para lhe contar. Mas, tenho de ir, já são horas de almoço. Já viu, nem o deixei falar. Desculpe, senhor padre!

Sorrindo, disse-lhe que ficasse à vontade e o importante era ele ter falado. Que, quando fosse possível, noutro dia, falaria eu. Levantámo-nos e, antes de lhe abrir a porta, ainda me disse:

- Deixe-me dizer-lhe só isto. Tenho tanto medo de amar de novo. Como viu, sempre que o fiz, o resultado foi sempre um desgraçado sofrimento! Não vale a pena!

Estremeci com o que me acabava de dizer. Nisto, dirigi-me à minha mesa de trabalho, abri uma gaveta e tirei de lá uma pequena cruz e dei-lha. Compreendi que estava confuso com a minha oferta, mas só lhe disse:

- Tem de aprender com Ele, como se ama, sem hesitar, até ao fim, apesar da dor que a cruz representa.

Ele, ficou emocionado e agradeceu. Despedimo-nos com a promessa de um novo encontro.

Ao fim da noite, já tarde, ouvindo um pouco de música, recordei aquela conversa. Emergiu, então, em mim, a convicção de que nunca podemos hesitar em amar e amar profundamente. Talvez receemos o sofrimento que o amor profundo pode causar. Quando aqueles que amamos profundamente nos negam, rejeitam, abandonam ou morrem, ficamos com o coração despedaçado. Mas que isso não nos impeça de amar em profundidade. O sofrimento que provém do amor profundo torna o nosso amor ainda mais fecundo e poderoso. É como uma charrua que rasga o solo para permitir à semente ganhar raízes e tornar-se numa planta forte.
Sempre que experimentamos a dor da negação, da ausência ou da morte, enfrentamos uma escolha. Podemos tornar-nos amargos ou frustrados e decidir não amar mais, isto é, «desistir de viver»; ou podemos enfrentar a nossa dor, com bravura e deixar que o solo do nosso coração, que nos confere uma identidade única, enriqueça e seja capaz de dar mais vida à nossa vida. Quanto mais tivermos amado e permitido a nós próprios sofrer por esse amor, tanto mais capazes seremos de deixar o nosso coração alargar-se e aprofundar-se; seremos mais nós mesmos, na bondade e beleza que nos define desde dentro.
Quando o nosso amor é verdadeiramente generoso e criativo, aqueles que amamos não deixarão o nosso coração, mesmo quando se afastarem de nós. Tornar-se-ão parte de nós, habitarão dentro de nós, serão nossos. Os que amámos profundamente tornar-se-ão, para sempre, parte de nós! Quanto mais longa for a nossa vida, tantas mais pessoas conheceremos e com quem nos relacionaremos. Mas, serão muito poucas aquelas habitarão o nosso coração, pelo amor. Aliás, só desde o nosso interior, do nosso coração, poderemos reconhecer os «nossos», porque os amamos, dos outros, os «desconhecidos» que nos rodeiam.

Já agora, os que estão vivos dentro de nós, porque os amamos, dar-nos-ão sempre vida. Sim! À medida que os amamos mais profundamente, mesmo que sofrendo, o solo do nosso coração rasgar-se-á cada vez mais e regozijar-se-á com a abundância dos frutos de bem e de bondade que hão de brotar.

Um sofrimento ... silencioso ..... e quantas vezes assim é ... com tantas Mães 🙏
15/04/2022

Um sofrimento ... silencioso ..... e quantas vezes assim é ... com tantas Mães 🙏

Termina a Quaresma ...Dando início á Semana Santa ... com o Tríduo Pascal!Celebra -se a instituição da Eucaristia ...🙏
15/04/2022

Termina a Quaresma ...
Dando início á Semana Santa ... com o Tríduo Pascal!
Celebra -se a instituição da Eucaristia ...
🙏

Em tempo de Quaresma...Momentos ..... vividos pela comunidade ... .. e em que cada Domingo , um tema alusivo ao Evangelh...
15/04/2022

Em tempo de Quaresma...
Momentos ..... vividos pela comunidade ... .. e em que cada Domingo , um tema alusivo ao Evangelho ...
( Fotos de Elisabete Tomé )

Em retrospectiva ...Alguns momentos vivenciados pelos fiéis ..... Tempo ComumOcorre entre a festa do Batismo de Jesus, d...
13/03/2022

Em retrospectiva ...
Alguns momentos vivenciados pelos fiéis ..... Tempo Comum
Ocorre entre a festa do Batismo de Jesus, depois do dia 6 de Janeiro e vai até á 3a Feira antes do começo da Quaresma ( preparação dos cristãos para a Páscoa) que tem o seu início em 4a Feira de cinzas.

Cenários ... em alguns Domingos, conforme os temas de cada Evangelho.
✨✨

Em dia de S. Brás . . .Na História, S. Brás, médico e devoto, tornou-se Bispo, tendo vivido entre os séculos III e IV na...
07/02/2022

Em dia de S. Brás . . .

Na História, S. Brás, médico e devoto, tornou-se Bispo, tendo vivido entre os séculos III e IV na Arménia.
Realizou vários milagres, como por exemplo, salvando uma criança, apenas tocando - lhe, que encontrou no caminho, com sua mãe, e que tinha uma espinha espetada na garganta.
Assim foi Santificado.

É invocado contra os males da garganta, constando no ritual romano, em que duas velas são consagradas pelo devoto e depois seguras em cruz, por cima da cabeça dos fiéis.

Na Capela de Nossa Senhora do Rosário, encontra - se uma imagem, de S. Brás, ( na foto ), que segundo historiadores , será do século XV .

Desde tempos ancestrais, que se tem realizado uma feira anual, com certos produtos da época, e principalmente artigos em madeira, as pessoas, algumas vindas de longe, faziam as suas compras, e pagavam promessas, dando esmolas, acendendo velas, e oferecendo, artigos de cera, em forma de garganta, colocadas, junto á imagem de S. Brás.

Nos últimos anos, a feira, já pouco concorrida, quer por feirantes, quer por pessoas, mas, ainda se vai continuando a fazer visita á capela, onde fazem orações e pagamento de promessas.

" Ria - se bem o Fevereiro ... .. que jejuar é no dia primeiro ...
No segundo guardarás ..... e no terceiro irás ao S. Brás " ...
( ditado popular )

Capela ... .. Nossa Senhora do Rosário ...A relembrar ...               ... Natal
09/01/2022

Capela ... .. Nossa Senhora do Rosário ...

A relembrar ...
... Natal

A  Igreja ..... em tempo de Natal ...( 2021 )✨✨✨
09/01/2022

A Igreja ..... em tempo de Natal ...
( 2021 )

✨✨✨

Dia de Reis ...... também conhecido, como Festa da Epifania ...... manifestação de Jesus Cristo como Deus ... o momento ...
09/01/2022

Dia de Reis ...
... também conhecido, como Festa da Epifania ...... manifestação de Jesus Cristo como Deus ... o momento da revelação de Jesus.

E ... os 3 Reis Magos, vindos do Oriente, seguindo uma Estrela 🌟 trazendo presentes ( ouro, incenso e mirra ),
chegam para adorar o menino!
( Mateus 2 : 1.16 )

A tradição remonta ao século VIII ...
Também será, quando termina o Natal, e quando se retiram os enfeites natalícios ....
.. " Já os três Reis são chegados
Á lapinha de Belém
A adorar o Deus Menino
Nos braços da Virgem Maria .... "

Comemora - se a 6 de Janeiro doze dias após o Natal ..., mas na Igreja Católica, não sendo feriado, será ao Domingo.
🌠✨

09/01/2022

Momentos ...... em dia de Festa de Santa Maria Mãe de Deus.
O canto, como uma forma orar ...
No dia 1 de Janeiro ...
🙏🙏

Em dia da Solenidade de Santa Maria ...Em dia Mundial da Paz ...✨Oito dias após o Natal, no 1° dia do ano.A celebração f...
09/01/2022

Em dia da Solenidade de Santa Maria ...
Em dia Mundial da Paz ...

Oito dias após o Natal, no 1° dia do ano.
A celebração foi instituída, pelo Papa Paulo VI, em Dezembro de 1967, e assim vem acontecendo, desde então .

No entanto, já teria começado a ser comemorada, no Século VI, em Roma, em que se proclama Santa Maria, Mãe de Deus.
Simbolicamente, a imagem de Nossa Senhora da Graça, a Padroeira ... foi exposta, para que os fiéis, invocassem, através dela , a Mãe de Deus .
🙏

Também, dia Mundial da Paz, dia de vitória ... de
esperança ...
Ainda, no dia 21 de Setembro se celebra o Dia Internacional da Paz,
Começou, através das Nações Unidas, a ser comemorada desde 1982 ....
Tem como símbolo, uma pomba, que se apresenta com um ramo de oliveira, no bico, passando assim também, a Oliveira a ser considerada!

E conta - se que Noé enviou um pombo, para que lhe indicasse como estaria a tempestade, mas como não conseguiu pousar regressou!
Passados 7 dias, foi de novo, e quando voltou já trazia o ramo de oliveira, no bico.
E, a tempestade parou, tendo surgido o Sol.
( Génesis ( 8.11 )
🌟 ✨

Endereço

Ega
Coimbra
3150-256

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Igreja de EGA publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar