Paróquia de São José - Coimbra

Paróquia de São José - Coimbra Página da Comunidade Paroquial de S. José, em Coimbra

Encontro geral de todas as célulasNo dia 27 de junho vai realizar-se um encontro de convívio de todas as células paroqui...
17/06/2026

Encontro geral de todas as células

No dia 27 de junho vai realizar-se um encontro de convívio de todas as células paroquiais de evangelização da Unidade Pastoral. O encontro terá lugar na Casa de Santo António do Almegue, junto ao Fórum, entre as 9h30 e as 16h00,

Cada célula deve inscrever-se com todos os seus membros que podem ir. Convidamos todas as células a libertarem este tempo para estarmos juntos. É o momento que Jesus nos diz como disse aos Doze: “Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto e descansai um pouco”.

Cada membro da célula deve levar o almoço. Cada célula pode combinar entre si o que levar e como fazer.

Missa e Procissão do Corpo de DeusNa quinta-feira, dia 4 de junho, celebrou-se a Solenidade do Corpo de Deus e um grupo ...
14/06/2026

Missa e Procissão do Corpo de Deus

Na quinta-feira, dia 4 de junho, celebrou-se a Solenidade do Corpo de Deus e um grupo de crianças do 3.º ano da catequese familiar da Paróquia de São José, que fizeram a Primeira Comunhão, integrou, com outras crianças de diversas paróquias, a Missa e Procissão do Corpo de Deus que se realizaram em Santa Cruz e nas ruas da Baixa da Cidade de Coimbra.

As crianças estavam muito alegres e expectantes por esta celebração, que irão guardar para sempre nos seus corações e nas suas memórias. E ainda receberam um livrinho de orações oferecido pelo Sr. Bispo Dom Virgílio.

Foi um momento de fé e adoração ao Santíssimo Sacramento, neste Corpo do próprio Jesus que nos deixou para nosso alimento espiritual e de vida eterna.

Natália Costa, catequista do 3.º ano

Profissão de Fé da catequese familiar de S. JoséEste foi um dia muito especial para mim: o dia da minha Profissão de Fé....
13/06/2026

Profissão de Fé da catequese familiar de S. José

Este foi um dia muito especial para mim: o dia da minha Profissão de Fé. A celebração foi muito bonita e um dos momentos mais emocionantes foi quando acendemos as nossas velas de Batismo, acompanhados pelos nossos pais. Senti-me muito feliz e percebi que este foi um passo importante na minha caminhada de fé.

Não me lembro do meu Batismo porque tinha apenas 3 meses. Nessa altura, foram os meus pais e padrinhos que me iniciaram na fé. Já a minha Profissão de Fé ficará para sempre na minha memória porque fui eu própria que assumi o compromisso.

No sábado anterior, participámos num retiro com o grupo de catequese. Refletimos sobre as leituras e preparámos perguntas para o Padre Jorge responder na homilia, o que nos ajudou a compreender melhor a sua mensagem.

Agora estou entusiasmada porque, no próximo ano, vou integrar o grupo ASJ (Adolescentes de São José). Conto com todos os amigos da catequese para vivermos juntos, com alegria, esta nova etapa do nosso encontro com Jesus.

Clara da Fonseca Alves

Noite de Cinema - 27 de junhoO nosso Grupo de Jovens C+ está a organizar uma Noite de Cinema no dia 27 de junho, às 21h,...
11/06/2026

Noite de Cinema - 27 de junho

O nosso Grupo de Jovens C+ está a organizar uma Noite de Cinema no dia 27 de junho, às 21h, na Igreja de S. João Baptista.

O filme escolhido é "A Week Away", um musical inspirador, onde um adolescente dá um salto de fé quando vai a um acampamento de verão, para também lançar o desafio aos jovens de participarem no nosso Campo de Missão este verão.

A entrada é livre, mas convidamos quem quiser a contribuir para a nossa Angariação de Fundos para levarmos o nosso Grupo de Jovens à JMJ Seoul 2027.

Link de Inscrição AQUI:
https://bft2j.r.sp1-brevo.net/mk/cl/f/sh/SMK1E8tHeGEm8pYq9bLhbhELTO7y/i3ksNa7HX3MN

Catequese do 4.º ano de S. José em visita ao CarmeloNo passado sábado, um grupo de crianças do 4.º ano, acompanhado pela...
10/06/2026

Catequese do 4.º ano de S. José em visita ao Carmelo

No passado sábado, um grupo de crianças do 4.º ano, acompanhado pelas suas famílias e catequistas, teve oportunidade de visitar o Carmelo. Fomos recebidos com grande simpatia pela jovem Irmã Clara, que começou por se apresentar e partilhar um pouco do seu percurso vocacional.

Seguiu-se um momento de diálogo, durante o qual as crianças puderam colocar várias questões e esclarecer algumas curiosidades, nomeadamente sobre a existência das grades e sobre o quotidiano das irmãs. A Irmã Clara explicou, de forma simples e acolhedora, que as 16 irmãs que ali vivem abraçam uma vida de clausura dedicada à oração e ao serviço de Deus, e que as grades fazem parte dessa realidade, sendo para elas algo natural e que é como se não existissem.

Também nos deu a conhecer a rotina diária da comunidade, desde o despertar, às 6h, até ao recolhimento, por volta das 22h30, com momentos celebrativos e orantes, de trabalho e também de “recreio”.

A visita terminou com um momento de oração, seguido de uma passagem pela igreja e pelo memorial da Irmã Lúcia.

Por fim, reunimo-nos para um almoço partilhado no Penedo da Saudade, num ambiente de convívio e alegria. Foi uma manhã muito enriquecedora que, certamente, ficará na memória de todos os participantes.

Ana Rita Coelho (mãe)

08/06/2026
FESTA DO PERDÃONo sábado, dia 30 de maio, celebrou-se a Festa do Perdão das crianças do 3.º ano da catequese familiar de...
08/06/2026

FESTA DO PERDÃO

No sábado, dia 30 de maio, celebrou-se a Festa do Perdão das crianças do 3.º ano da catequese familiar de S. José, que pela primeira vez conheceram a alegria do perdão de Jesus, no Sacramento do Perdão ou Reconciliação. Neste sacramento, Jesus procura-nos para oferecer o perdão do Pai que nos ama. Nós sabemos que algumas vezes faltámos à amizade com Ele, em pequenas coisas. Mas sabemos, sobretudo, que nada nos separa do Seu amor por nós.

Foi uma celebração muito emotiva em que as crianças abriram os seus corações ao amor e perdão infinitos de Deus. Foi dado mais um passo para a grande festa com o Sacramento da Eucaristia.

Celebrou-se ainda o 2.º Escrutínio de cinco crianças que, não tendo sido batizadas na infância, integram a catequese e se preparam para os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia.

Natália Costa, catequista do 3.º ano

Celebração do Sacramento do CrismaNo passado dia 23 de maio, pelas 17h30, a comunidade da Unidade Pastoral reuniu-se na ...
07/06/2026

Celebração do Sacramento do Crisma

No passado dia 23 de maio, pelas 17h30, a comunidade da Unidade Pastoral reuniu-se na Igreja de S. José para celebrar o Sacramento da Confirmação, presidido pelo Senhor Bispo D. Virgílio Antunes. Nesta celebração, 36 jovens e adultos receberam o Sacramento do Crisma, confirmando a sua fé e fortalecendo o compromisso de seguirem Cristo e testemunharem o Evangelho na vida quotidiana.

A preparação para este momento tão importante incluiu um retiro espiritual orientado pelo seminarista José Maria, acompanhado pelas catequistas Margarida Figueiredo e Rosário Oliveira e pelo Padre João Fernando, que proporcionou aos participantes um tempo de reflexão, oração e aprofundamento da sua caminhada cristã.

Integrado neste percurso de preparação, realizou-se também um momento de celebração do Sacramento da Reconciliação, permitindo aos crismandos aproximarem-se deste grande dia com o coração renovado. Houve ainda a participação na Vigília de Pentecostes, na Sé Nova, ocasião privilegiada de encontro com Deus e de comunhão com toda a Diocese.

A celebração do Crisma foi vivida com grande alegria e participação por parte dos crismandos, das suas famílias, padrinhos e de toda a comunidade. Damos graças a Deus por este grupo de novos confirmados e pedimos ao Espírito Santo que continue a guiá-los e a fortalecê-los no seu caminho de fé e serviço à Igreja.

Como continuação deste caminho de integração e compromisso na vida da comunidade, está previsto para este sábado, dia 6 de junho, o encontro de pós-Crisma. Uma celebração que tem início na Eucaristia das 19h00, durante a qual os crismados serão apresentados a toda a comunidade. Um momento que conta, também, com a partilha de três testemunhos, dando voz à experiência de fé vivida ao longo da preparação e da celebração do sacramento. O encontro termina com um jantar partilhado no Salão Paroquial, promovendo a convivência fraterna entre todos.

Encerramento do Mês de MariaA UP Luz na Cidade reuniu-se em S. João Baptista, no dia 31 de Maio para o encerramento do M...
06/06/2026

Encerramento do Mês de Maria

A UP Luz na Cidade reuniu-se em S. João Baptista, no dia 31 de Maio para o encerramento do Mês de Maria.
A celebração teve início com a recitação do Terço, momento privilegiado de encontro com Deus através das mãos da Virgem Maria. Meditando os mistérios da vida de Cristo, todos elevaram as suas preces, confiando à Mãe do Céu as suas intenções, preocupações e esperanças.
Seguiu-se a procissão de velas com o andor de N. Senhora, expressão viva da fé do povo cristão e testemunho público do amor filial àquela que a Igreja venera como Mãe de Deus e nossa Mãe. Ao longo do percurso, fomos cantando e rezando num ambiente de profunda devoção.
Com coração agradecido, os fiéis reconhecem a presença materna de Maria na caminhada da Igreja e na vida de cada família, encontrando nela um exemplo de entrega, humildade e fidelidade ao projeto de Deus.
Que a sua intercessão maternal nos acompanhe sempre e nos conduza ao encontro do seu Filho, Jesus Cristo.

Endereço

Igreja De S. José
Coimbra
3030-320COIMBRA

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Paróquia de São José - Coimbra publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar