19/10/2019
CENSURA
Tema: Programa e condecorações do dia da freguesia
Tal como prometi e o como prometido é devido, (sobre a temática de prometer nem se pode falar muito, senão irão surgir muitos credores das dívidas resultantes das promessas não cumpridas do Sr. Presidente de Junta), hoje venho aqui para vos falar sobre o programa do dia da Freguesia.
Depois de analisar atentamente o programa:
- Vejo que irá realizar-se uma peregrinação até ao cemitério com música. Aqui poderia questionar que tipo de música será: música gravada? Banda? Concertinas? O grupo coral da igreja? F**a o suspense no ar, pois deve ser essa a vontade de quem fez o cartaz;
- Missa. Algo que já é habitual acontecer aos domingos por todas essas terras católicas fora, ou seja - nada de novo;
- Recepção dos convidados na sede da junta – tudo normal.
A partir daqui é que de facto se levantam todas as questões, nomeadamente no que diz respeito às homenagens.
No ano passado, a Junta fez questão de homenagear as associações da freguesia (algumas delas, segundo sei, em guerra umas com as outras, mas este tema será para debatermos futuramente).
Também foram homenageadas algumas “personalidades”, supostamente importantes da freguesia (perdoem-me as aspas, mas servem mesmo para ironizar a coisa). Bem, fiquei abismado quando, numa pesquisa realizada à poucos dias, percebi quem foram os nomeados do ano passado e, fiquei com a impressão que a escolha foi feita através de sorteio aleatório. Pois então vejamos:
- Ora a primeira homenagem que me pareceu ridiculamente humilhante, foi a de alguém que teve a ideia de um evento denominado “encontro intergerações” (tema que todos abordamos na escola). Ora, esta cidadã verdadeiramente nunca colaborou na sua organização, ou se colaborou foi de uma forma muito invisível. Segundo o que apurei, a quem coube a organização das primeiras edições, o digníssimo Presidente da Junta nem um obrigado disse (normal: não és a meu favor, logo és contra);
- Outra homenagem que prova que as escolhas saíram de sorteio aleatório, foi a de alguém que segundo o Sr. Presidente fez o, passo a expressão, “levantamento patrimonial da freguesia”. Acho que nunca mais ninguém viu essa informação. Foi colocada nos cafés para que quem nos visita possa consultar? Ou nos postigos informativos da Junta? Não. Devem estar numa linda mesa com toalha de renda na sede da Junta, que está sempre fechada ao público. Ah, e é fácil verificar que esse – levantamento patrimonial - foi feito confortavelmente numa cadeira atrás de um computador e a pesquisar no “Engenheiro Google”, andar no terreno – nada. Esta, extravasa o limite do aceitável, humilha e diminui quem verdadeiramente já fez muito pela nossa terra.
- E a homenagem ao Economista Eduardo Ferro Rodrigues, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República? Bajulação de alto nível.
- A outra homenagem parece ter saído de um conto de fadas. Esta “princesa” de quem falo, foi alguém que se homenageou mas ninguém percebe muito bem porquê. Contributo para o início da ADACC? Piada. E os outros milhentos que tiveram um papel mais importante? É que esta homenageada ganhou dinheiro, e não foi pouco, com essa instituição. Depois de reflectir, percebi o raciocínio do Sr. Presidente para esta homenagem: foi político, pois esta “princesa” sempre o apoiou politicamente. E também porque esta “princesa” faz inveja à protagonista do conto de fada “A bela adormecida”, pois tanto quanto sei é a que mais dorme nas reuniões de assembleia de freguesia.
- Vá lá que acertaram uma: a do Sr. José Maria Cantador, que nas suas actuações carrega do nome de Pimeirô e da Freguesia a todas os locais onde se desloca.
Estas foram sem dúvida as mais ridículas homenagens prestadas de todos os tempos. Espero verdadeiramente que na edição deste ano do dia da freguesia, sejam homenageadas pessoas que têm e tiveram grande relevo na nossa terra.
Quanto ao restante programa também me surgem muitas questões, nomeadamente no que diz respeito a parte do cartaz que diz “Musica”. As concertinas não produzem música? Tenho ideia que sim. Não se entende bem se haverá ou não intervenção da Banda de Ferreiros (sobre a banda também ainda há muito que se debater, mas será tema para um próximo capítulo). Outra pergunta que se impõe por todos, é se existirá uma segunda banda, pois nalguns comentários que ouvi, alguém estaria a tentar reunir um grupo de amigos músicos para estarem presentes no evento. Seria para um despique de bandas? Nunca saberemos.
Pensando bem, é uma pena que o dia da Freguesia não tenha sido mesmo no dia do aniversário do Sr. Presidente da Câmara, pois com tanta “MUSICA”, uniam-se todos e tocavam-lhe os parabéns. E ele bem merece, pois têm realizado muito muito trabalho em prol das populações – do fundo do concelho claro, que para nós – nada.
Não se esqueçam: tudo que é aqui dito é uma opinião pessoal, mas uma opinião informada.
CENSURA