13/05/2026
Terminadas as Cerimónias Fúnebres e de Homenagem ao Ismael Lamela, vimos, em nome de Carapeços e da Família, expressar o nosso mais profundo e sentido agradecimento a todos quantos estiveram presentes, enviaram mensagens de conforto ou, de alguma forma, se associaram a este momento de dor, memória e homenagem. Foram centenas, certamente milhares, que estiveram presentes a demonstrar o seu carinho, amizade e reconhecimento.
Manifestamos um agradecimento muito especial à presença de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto da Política da Defesa Nacional, Dr. Nuno Pinheiro Torres, bem como de Sua Excelência o Senhor General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército. Através deles, agradecemos igualmente a todas as individualidades, Chefias, Patentes e centenas de militares dos Três Ramos das Forças Armadas Portuguesas (Exército, Marinha e Força Aérea), destacando especialmente os camaradas do 330º Curso de Paraquedismo que marcaram presença e prestaram as tão merecidas Honras Militares ao Furriel Ismael Lamela.
Uma palavra de especial gratidão a Sua Excelência Reverendíssima D. Sérgio Dinis, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, pelas palavras de conforto, fé e homenagem dirigidas ao Ismael, bem como aos restantes Capelães Militares presentes. Agradecemos ainda ao Reverendíssimo Padre Paulo Sá e ao Reverendíssimo Padre Luís Rafael Azevedo pela presença amiga e consideração.
Estendemos igualmente o nosso reconhecimento a toda a Paróquia e CEP de São Tiago de Carapeços, na pessoa do Reverendíssimo Padre Vítor Nogueira, cuja dedicação, disponibilidade e apoio foram incansáveis e imprescindíveis desde o primeiro momento.
Dirigimos também um cumprimento especial ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Dr. Mário Constantino Lopes, bem como ao Senhor Deputado da Assembleia da República, Dr. Leandro Ferreira Luís. Aproveitamos ainda para pedir desculpa a todas as demais entidades e individualidades presentes a quem, por força das circunstâncias, não nos foi possível cumprimentar pessoalmente ou evidenciar.
Uma saudação muito sentida às centenas de ex-Paraquedistas, oriundos de diversos pontos do país, que fizeram questão de estar presentes e honrar o camarada Lamela com a sua presença, demonstrando o vínculo profundo, eterno e inquebrável que une os camaradas de armas.
Expressamos também profunda gratidão às várias entidades que colaboraram na organização e apoio imprescindível às cerimónias, em particular à GNR – Destacamento Territorial de Barcelos; à Proteção Civil de Barcelos, na pessoa do seu Coordenador Municipal, Dr. Manuel Caravana; à Polícia Municipal de Barcelos, na pessoa do Comandante Davide Ochoa; à Divisão de Mobilidade do Município de Barcelos, na pessoa do Eng.º Lima; aos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos pela presença e apoio, bem como aos Bombeiros Voluntários de Barcelos e à Delegação de Campo da Cruz Vermelha Portuguesa, ao Agrupamento de Escolas do Vale do Tamel e Escola EB1/JI de Carapeços, à Unidade de Saúde de Carapeços e à Associação de Pais pela total disponibilidade e cooperação demonstrada desde o primeiro momento.
Agradecemos igualmente aos proprietários dos terrenos e espaços que serviram de apoio logístico e estacionamento, nomeadamente ao Sr. David Miranda, ao Sr. João Sá, ao Sr. Joaquim Gomes (JG) e ao Café Marina, bem como a muitos outros particulares que prontamente se disponibilizaram para ajudar caso fosse necessário.
Uma palavra muito especial de reconhecimento a toda a equipa da Junta de Freguesia, ao funcionário Sr. João e ao Tiago Barbosa, pela dedicação, entrega e incansável apoio desde a primeira hora.
O nosso agradecimento estende-se ainda a todas as Associações e Entidades Carapecenses que apoiaram e fizeram questão de marcar presença nestas cerimónias. Permitimo-nos destacar, de forma especial, o Grupo de Jovens de Santiago de Carapeços – Kyrios e a Associação Cultural e Desportiva de Carapeços.
Por fim, mas com igual estima e consideração, deixamos uma palavra de sincero agradecimento a todos os Carapecenses, Barcelenses e a todos quantos, direta ou indiretamente, estiveram presentes nestas tão sentidas e bonitas cerimónias de homenagem. Estamos certos de que o Ismael estaria profundamente feliz e orgulhoso por testemunhar tamanha demonstração de amor, carinho, respeito e amizade.
Carapeços demonstrou, uma vez mais, ser uma terra de gente unida, solidária, humana e capaz de se mobilizar em torno daqueles que ama e nunca esquece.
Em nome de Carapeços e da família, o nosso Muito Obrigado a todos vós.
Querido Ismael, Carapeços não te esquece. Permaneces junto de nós, na memória, no coração e em tudo aquilo que deixaste em cada um. O luto termina agora, porque a memória permanece viva. Até já!