09/04/2017
A Páscoa está próxima! Durante este período quaresmal, o Grupo Apocalipse, tendo como referência as “40 Práticas de Amor” idealizadas e sugeridas pelo Papa Francisco para este tempo de conversão, reconciliação e penitência, foi dedicando cada semana a um “sacrifício de Amor” diferente, lançando, todos os domingos, o mesmo desafio a toda a comunidade que frequenta a eucaristia das 18h30 na Igreja do Carmo.
Na primeira semana, abdicamos de um alimento que nos proporcionasse prazer, regra esta que tentamos manter durante toda a Quaresma, alimentos esses que foram distribuídos, mais tarde, pelos que mais necessitam.
Na segunda semana, fizemos uma verdadeira “limpeza” às nossas casas, e acabamos por descobrir muitas coisas materiais que já não nos fazem falta a nós, mas que seriam essenciais para a vida de outra pessoa, desde roupa a brinquedos.
Na terceira semana, seguimos as palavras da 18ª Prática de Amor do Papa Francisco: “Levar a esperança ao outro, acreditando sempre no melhor”, e fizemos com que essa esperança emanasse da nossa atitude, envergando uma peça de roupa verde.
Na quarta semana, com a entrada da Primavera, tomamos como lema os termos da 16ª Prática de Amor: “Proteger a criação, cuidando do planeta”, procedendo à reciclagem dos nossos resíduos domésticos.
E, por último, na quinta semana e pressentindo já a chegada da boa-nova da Ressurreição, desafiamo-nos a praticar um gesto muito simples: o sorriso, gesto esse que vai de encontro à sugestão da 33ª Prática: “Sorrir, um cristão é sempre alegre”.
Foi assim que, mais uma vez, completamos mais um desafio, lançado, como sempre, por alguém que nos impele a ser cada vez melhores. Mas a Quaresma ainda não terminou, e, nesse sentido, lançamos mais um desafio: que continuemos a praticar estes gestos simples durante todo o ano.
Neste Domingo de Ramos, recordemos todos aqueles a quem gostaríamos de presentear de alguma forma, seja com uma visita a alguém que se encontra doente, um telefonema a uma pessoa querida que já não vemos há muito tempo, auxiliarmos alguém que se encontra muito atarefado ou, simplesmente, sorrir e levar, dessa forma, a esperança a quem se encontra num momento menos bom. Façamos destes desafios, Práticas constantes na nossa vida, as Práticas de Amor.