Diocese de Beja

Diocese de Beja Página oficial da Diocese de Beja no Facebook

17/06/2026

🇮🇹 Últimas semanas de inscrição!

Até 30 de junho, estão abertas as inscrições para a Peregrinação Diocesana a Itália, acompanhada por D. Fernando Paiva, Bispo de Beja.

📍 Roma
📍 Assis
📍 Audiência Papal
📍 Lugares ligados à vida de São Francisco

👥 Lugares limitados

✨ JORNADAS FRANCISCANAS ✨No âmbito das comemorações dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis (1226-2026), a Dioce...
16/06/2026

✨ JORNADAS FRANCISCANAS ✨

No âmbito das comemorações dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis (1226-2026), a Diocese de Beja promove as Jornadas Franciscanas, um tempo de reflexão, formação e espiritualidade dedicado à vida, ao legado e à atualidade da mensagem do Santo de Assis.

📅 11 e 12 de julho de 2026
📍 Centro Pastoral / Seminário de Beja
🎙️ Conferencista: Frei Hermínio Araújo, OFM

Ao longo de dois dias serão abordados temas como a paz, a fraternidade, os escritos de São Francisco, o seu Testamento Espiritual e o Cântico das Criaturas, ajudando-nos a descobrir como o seu testemunho continua a iluminar o mundo de hoje.

➡️ Deslize para consultar o programa completo.

📞 Informações e inscrições:
967 654 294 | 967 955 800
✉️ [email protected]

⏳ Inscrições até 3 de julho.

Na Solenidade do Coração de Jesus, a Sé de Beja acolheu a celebração presidida por D. Fernando Paiva e concelebrada pelo...
13/06/2026

Na Solenidade do Coração de Jesus, a Sé de Beja acolheu a celebração presidida por D. Fernando Paiva e concelebrada pelos sacerdotes do Arciprestado de Beja, assinalando também o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
Na homilia, o Bispo de Beja recordou que «o Sagrado Coração de Jesus não é apenas um símbolo piedoso. É a verdade mais profunda da nossa fé: Deus ama-nos com um amor eterno, pessoal, total», sublinhando que a vida cristã nasce da iniciativa de Deus, que nos ama primeiro e nunca deixa de nos procurar.
A celebração foi também um convite à oração pelos sacerdotes, para que vivam em profunda união com Cristo e sejam testemunhas credíveis do Evangelho, e à atenção para com os mais vulneráveis, recordando que «no Coração de Jesus não há ninguém descartável, cada pessoa é importante».

👉 Leia a notícia em: https://diocesedebeja.pt/2026/06/13/solenidade-do-sagrado-coracao-de-jesus-assinalada-na-se-de-beja-com-oracao-pela-santificacao-dos-sacerdotes/

📖 Leia a homilia em: https://diocesedebeja.pt/portfolio-item/homilia-solenidade-do-sagrado-coracao-de-jesus/

Por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, celebrado na Solenidade do Sagrado Coração de Jes...
12/06/2026

Por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, celebrado na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, partilhamos a oração e a pagela preparadas para este dia.

Na nota pastoral que escreveu para esta ocasião, D. Vitorino José Pereira Soares, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, convida toda a Igreja a rezar pelos sacerdotes, de modo particular pela sua humanidade. Recorda que os sacerdotes são homens frágeis, «vasos de argila», chamados a transportar o tesouro da graça de Deus e a apontar sempre para Jesus Cristo, o único e eterno Sacerdote.

Neste dia, unimo-nos a este apelo, agradecendo o dom dos nossos sacerdotes e pedindo ao Senhor que os fortaleça na sua vocação, os acompanhe nas suas dificuldades e os torne cada vez mais sinais vivos do amor do Coração de Jesus.

Rezemos por todos os sacerdotes, em especial pelos da nossa Diocese de Beja 🙏

Convívio Anual do Clero da Diocese de Beja realizou-se em Santo André e SinesDecorreu ontem o convívio anual do Clero da...
11/06/2026

Convívio Anual do Clero da Diocese de Beja realizou-se em Santo André e Sines

Decorreu ontem o convívio anual do Clero da Diocese de Beja, que reuniu cerca de dezoito padres e diáconos, acompanhados pelo Bispo D. Fernando Paiva, num dia dedicado à partilha fraterna e ao conhecimento do património natural e religioso da região.

A jornada teve início pelas 10h00 na Estação Ornitológica Nacional do Monte do Outeirão, em Vila Nova de Santo André, gerida pelo ICNF. Ali, o grupo assistiu ao trabalho de estudo e censo de aves, tendo acompanhado de perto uma campanha de anilhagem de andorinhas e a sua posterior libertação.
Pelas 12h00, foi celebrada a Missa na Igreja de Santa Maria, presidida por D. Fernando, com a participação de vários paroquianos. Seguiu-se um almoço de confraternização, organizado pela Paróquia e confecionado por elementos da comunidade local.
Durante a tarde, o programa prosseguiu com a visita ao Castelo e Museu de Sines, à Igreja Matriz e à Capela de Nossa Senhora das Salas, recentemente restaurada. O encontro encerrou com um momento de oração e o canto da "Salve Regina" na Capela da Senhora das Salas.

Este encontro anual reforça os laços de fraternidade entre o Clero da Diocese de Beja, conjugando a vivência espiritual com a descoberta do património natural, cultural e religioso das comunidades locais.

D. Fernando Paiva presidiu à celebração do Crisma em SerpaA comunidade paroquial de Serpa reuniu-se, no passado domingo,...
08/06/2026

D. Fernando Paiva presidiu à celebração do Crisma em Serpa

A comunidade paroquial de Serpa reuniu-se, no passado domingo, para a celebração do Sacramento da Confirmação, presidida por D. Fernando Paiva e concelebrada pelo Pe. José Alberto Pereira.
Durante a Eucaristia, 19 jovens e adultos receberam o Sacramento do Crisma, confirmando a sua fé e fortalecendo o compromisso de viver como discípulos de Cristo e membros ativos da Igreja.
Foi um momento de grande alegria para os crismandos, as suas famílias, catequistas e para toda a comunidade cristã, que acompanhou com oração e gratidão este passo importante no percurso de fé dos que receberam os dons do Espírito Santo.
Após a celebração, a festa continuou com um almoço de convívio que reuniu os crismados, familiares, catequistas e outros membros da comunidade, num total de mais de uma centena de participantes. Este momento fraterno permitiu prolongar a alegria da celebração e fortalecer os laços de comunhão entre todos.
Que o Espírito Santo continue a iluminar e a guiar a vida destes novos crismados, para que sejam testemunhas vivas do Evangelho no mundo de hoje.

V Jornadas do Coração de Jesus refletiram sobre a sede de Deus e a sede da humanidadeNo passado sábado decorreram as V J...
07/06/2026

V Jornadas do Coração de Jesus refletiram sobre a sede de Deus e a sede da humanidade

No passado sábado decorreram as V Jornadas do Coração de Jesus, promovidas pelas Oblatas do Divino Coração e pelo Grupo do Divino Coração, reunindo participantes para um dia de oração, reflexão e partilha, sob o tema «Tenho Sede» (Jo 19, 28).

A jornada iniciou-se com o acolhimento dos participantes, seguido da celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Rui Fernandes, sj, e concelebrada pelos Padres Nuno Oliveira e Manuel Silva.

Após a celebração, a Irmã Teresa Geraldo, Superiora-Geral das Oblatas do Divino Coração, dirigiu palavras de boas-vindas aos presentes, manifestando o seu agradecimento à Congregação e a todos os que participaram nesta iniciativa.

Nesta quinta edição, as Jornadas destacaram dois subtemas inspirados no hino das Oblatas: «A sede de Jesus olhando a Terra» e «A sede da Terra olhando a Cruz». A reflexão principal esteve a cargo do Pe. Rui Fernandes, sj, que partiu das passagens evangélicas onde surge a sede de Jesus para ajudar os participantes a descobrir as diversas sedes presentes no coração humano e a compreender de que modo cada pessoa é chamada a responder à sede que Cristo tem de nós.

Ao longo do dia, os participantes foram convidados a aprofundar estas questões através do método da Conversação no Espírito, amplamente utilizado no caminho sinodal da Igreja, num exercício de escuta, discernimento e partilha fraterna.

A dimensão espiritual da jornada foi enriquecida por momentos musicais de particular beleza, com interpretações de obras de Bach e Gaubert pela flautista Ana Maria Bernardino, proporcionando um ambiente de recolhimento e contemplação.

As V Jornadas do Coração de Jesus constituíram, assim, uma oportunidade para aprofundar a espiritualidade do Coração de Cristo e renovar o compromisso de responder à sede de amor, de sentido e de esperança presente no mundo de hoje.

Inspirada nas palavras de Jesus, "Vem para o meio" (Mc 3,3), esta iniciativa da Pastoral da fragilidade e do cuidado do ...
06/06/2026

Inspirada nas palavras de Jesus, "Vem para o meio" (Mc 3,3), esta iniciativa da Pastoral da fragilidade e do cuidado do Santuário de Fátima organiza um campo de férias que procura ir além de uma simples pausa na rotina. O objetivo é promover uma semana verdadeiramente diferente para pessoas com deficiência: dias preenchidos com atividades, convívio, momentos de partilha e uma forte comunhão em Cristo.

Simultaneamente, o projeto proporciona aos seus cuidadores um tempo de descanso. Graças ao apoio e dedicação de um corpo de voluntários preparado, os cuidadores têm a total liberdade e tranquilidade para optar por ficar ou não durante o período da semana.

A Pastoral da Pessoa com Deficiência da Diocese de Beja, revê-se inteiramente nesta iniciativa. Por isso, associamo-nos com alegria a esta causa, colaborando ativamente na sua difusão para que esta oportunidade chegue a mais famílias da nossa região.

Para conseguir acolher e chegar a mais pessoas, o número de semanas tem vindo a ser alargado nos últimos anos. Em 2026, as atividades decorrem no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, em Fátima, estando agendadas seis semanas distintas:

1.ª Semana: 14 a 20 de julho

2.ª Semana: 23 a 29 de julho

3.ª Semana: 1 a 7 de agosto (para participantes dos 7 aos 21 anos)

4.ª Semana: 10 a 16 de agosto

5.ª Semana: 20 a 26 de agosto

6.ª Semana: 29 de agosto a 4 de setembro

As inscrições são gratuitas. Mais informações em: https://www.fatima.pt/pt/pages/vem-para-o-meio ou através do cartaz oficial da iniciativa

A Solenidade do Corpo de Deus foi celebrada em Beja com grande participação dos fiéis, num dia marcado pela oração, pela...
05/06/2026

A Solenidade do Corpo de Deus foi celebrada em Beja com grande participação dos fiéis, num dia marcado pela oração, pela adoração e pela celebração da presença real de Cristo na Eucaristia.

A manhã começou com a Eucaristia na Igreja do Carmo, presidida por D. Fernando Paiva, Bispo de Beja, com a pregação de D. Joaquim Mendes. Durante a celebração foram instituídos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e renovado o compromisso daqueles que já desempenham este importante serviço nas comunidades da Cidade de Beja.
Durante a tarde, muitos fiéis estiveram na Igreja do Carmo para um tempo de adoração diante do Santíssimo Sacramento. Às 17h00, teve início a Procissão do Corpo de Deus pelas ruas da cidade, levando Jesus Eucaristia ao encontro da comunidade e testemunhando publicamente a fé da Igreja.

A celebração terminou na Sé de Beja, dando graças a Deus pelo dom da Eucaristia, fonte e centro da vida cristã. Que este dia fortaleça em todos o amor a Cristo presente no Santíssimo Sacramento e o desejo de O seguir cada vez mais de perto.

Leia a notícia completa em: 🔗👇
https://diocesedebeja.pt/2026/06/05/beja-celebrou-a-solenidade-do-corpo-de-deus-com-eucaristia-adoracao-e-procissao-eucaristica/

Endereço

Rua D. Manuel I, 1
Beja
7800-306

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Diocese de Beja publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Diocese de Beja:

Compartilhar