22/05/2026
O Evangelho do Domingo de Pentecostes convida-nos a refletir sobre a presença transformadora de Jesus Ressuscitado no meio da comunidade dos seus discípulos e sobre o dom do Espírito Santo, que os envia em missão. Na tarde daquele primeiro dia da semana, Jesus aparece aos discípulos reunidos a portas fechadas, cheios de medo, e oferece-lhes uma mensagem que ecoa profundamente na vida da Igreja e de cada um de nós: "a paz esteja convosco". Este anúncio de paz é o ponto de partida para uma nova missão: assim como o Pai enviou Jesus, agora também nós somos enviados a caminhar juntos no mundo, como comunidade que vive e testemunha a paz e o perdão.
Este Evangelho interpela-nos a acolher a paz de Cristo nas nossas vidas e a partilhá-la com os outros, especialmente na vida concreta da Igreja. Somos chamados a ser comunidade, a ultrapassar os nossos próprios "medos" e "portas fechadas", e a responder ao desafio de caminhar juntos, movidos pelo Espírito Santo. O sopro de Jesus sobre os discípulos recorda-nos que é o Espírito que nos dá força, coragem e discernimento para sermos testemunhas de perdão e reconciliação, pilares essenciais para a construção de comunidades vivas e solidárias.
Na prática, esta Palavra desafia cada um de nós a perguntar: como podemos viver, no nosso dia a dia, este envio em comunhão com os outros? Como podemos ser instrumentos de paz e reconciliação nas nossas famílias, paróquias, lugares de trabalho e na sociedade? Caminhar juntos na Igreja exige que reconheçamos o Espírito Santo a agir em cada pessoa, respeitando e acolhendo os dons de todos, trabalhando pela unidade e pela missão comum de anunciar o Evangelho. Este Pentecostes é, assim, um convite a abrir o nosso coração ao Espírito de Deus, para que Ele nos transforme e nos envie como verdadeiros discípulos missionários, comprometidos com a paz e a fraternidade no mundo.