30/10/2025
Halloween. Quem br**ca com o fogo, pode-se queimar
Para muitas crianças um pouco por todo o mundo, esta é uma oportunidade de se mascarar e br**car pela noite dentro. Criam-se histórias e fantasias que transportam as suas mentes para o campo do imaginário, que tanto está apurado nesta fase da vida (todos nos lembramos!). Para algumas crianças este dia é o seu primeiro encontro com a morte. Um encontro ligeiro com o qual se pode br**car. Aligeira-se a morte nas crianças para assim, suavizar o peso que ela tem nos adultos.
Este dia 31 de outubro já teve vários contextos históricos. Desde o festival de Samhain (ainda antes de Cristo) que celebrava o senhor da morte, até ao que conhecemos hoje como a “inofensiva” br**cadeira de Halloween. O seu conteúdo sempre permaneceu: a celebração da morte, do obscuro, da feitiçaria e de forças sobrenaturais. Hoje as crianças batem de porta em porta pedindo doces. Quando a morte e o terror são doces, cria-se uma autoestrada para relativizar o mal e o bem. Nada é totalmente puro, nada é totalmente corrupto.
O perigo que este dia representa na educação dos nossos filhos pode ser encarado como um exemplo do que valorizamos. Queremos filhos que brinquem com a morte e as suas consequências? Se podemos br**car com a morte, o que interessa a vida depois da morte?
Curiosamente no dia 31 de Outubro de 1517, um outro acontecimento marcou o mundo daí para a frente: Martinho Lutero afixou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg que protestavam contra a avareza e o paganismo da Igreja na altura. Este ato veio a culminar no início da Reforma Protestante e trazer luz para muitos cristãos ao longos destes 500 anos. Algo tão fundamental como o alcance da vida depois da morte pela fé, a relação direta que podemos ter com o Criador e o fundamento da Palavra como inspirada e de livre acesso ao leigo vieram revolucionar vidas e dar esperança. Tudo o que a morte do Halloween não traz: esperança, vida, luz.
No próximo dia 31 de Outubro o que preferes celebrar? A vida ou a morte? O apóstolo Paulo tinha uma ideia muito clara sobre o que o cristão deve procurar:
“Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz do Senhor. Vivam como filhos da luz (...) e não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las” Efésios 5:8,11
João Francisco