26/05/2026
[Mensagem do Sr. Prior no Domingo de Pentecostes]
O Evangelho anuncia o grande Dom Pascal: O Espírito Santo.
*“Recebei o Espírito Santo”*
Aqui estamos no cenáculo da nossa Igreja, no hoje da história das nossas vidas, como na tarde da Ressurreição e no Dia do Primeiro Pentecostes da Igreja Apostólica em Jerusalém.
Celebramos no domingo passado a Ascensão, em que o Senhor retira a sua presença física, circunscrita a um lugar geográfico, para estar presente em todo o mundo.🌍✨
Hoje celebramos o cumprir da promessa de Jesus: "_não vos deixarei órfãos!_”
Não vos deixarei! *Deus nunca vai embora*, nunca abandona os seus filhos, os seus amigos!
“_Recebei o Espírito Santo!_”
“_Soprou sobre eles_”- foi assim na primeira criação, volta a ser assim na nova criação: ”_Deu-lhes o seu Espírito!_”
“_Soprou sobre eles_”!
Sopra sobre nós, hoje, no cenáculo das nossas igrejas.
“*Eles*” estavam com as portas fechadas com _medo dos judeus_ !
E “*nós*“?
O medo gera a dúvida, a angústia, a solidão. Entristece, paralisa, isola, destrói.
O medo é o maior inimigo de uma vida digna, nobre, livre, divina.
*O medo é o maior inimigo da Fé*!
O Senhor alertara os seus discípulos: ”_homens de pouca fé porque temeis?_”
“_Soprou sobre eles!_” Soprou o vento e desceu o fogo divino! 🌬️🔥✨
Deu-lhes o seu Espírito, o seu ânimo, o pulsar da sua vida, o seu divino dinamismo.
E os Apóstolos, animados e fortalecidos pelo Espírito Santo, _nunca mais se deixaram intimidar pelos seus perseguidores e caluniadores_ , permanecendo inseparavelmente unidos ao seu Mestre e Senhor!
E irão proclamar nas perseguições do início do cristianismo e de agora:
”_nós não pudemos calar o que vimos e ouvimos_“ e que enche os nossos corações!
São assim os verdadeiros discípulos de Jesus.
E o nosso Papa Leão XIV há quinze dias, em África, disse frontalmente: “_o mundo está de cabeça para baixo onde um punhado de tiranos ameaça destruir o planeta. Como Igreja, como Pastor não posso ser a favor da guerra_”!
E agora publicou a sua primeira encíclica “_Magnífica Humanidade_” com o título:
“_Desarmar a IA_” com a preocupação pela “_gravidade do momento que estamos vivendo e que causa preocupação pelos perigos que pode trazer à humanidade_”
Soprou sobre eles, sopra sobre nós na história das nossas vidas.
E nós rezamos e nós cantámos: “_Espírito do Senhor vem à minha alma, vem ao mais íntimo e sagrado do meu ser: Toca-me Senhor!_”
*Tocados, curados* , fortalecidos ergamos as nossas vidas, *ergamos as nossas mãos* e prolonguemos assim as mãos estendidas de Jesus “*Vede as minhas Mãos* !” 🤲✨
Amém! Vosso!