22/01/2021
Aviso IMPORTANTE
A nossa igreja ADSM-LISBOA acredito com demais igrejas co-irmas aqui em Portugal tem sido demasiadamente assolada com um dos lockdow mais apertados da Europa desde o início desta pandemia.
A pandemia gerada pela COVID-19 tem mexido com os nossos relacionamentos porque, em um mundo quebrado como o nosso, relacionamentos sempre sofreram com os efeitos da Queda.
O Coronavírus é apenas um lembrete de que o pecado trouxe barreiras sociais resultando em desajustes em nossas sociabilizações (inveja, ira, irresponsabilidades), idolatrias de relacionamentos (namoro, trabalho, família) e falta de satisfação nessas relações (descontentamento).
Pecado é muito maior do que Coronavírus e ele tem nos afetado socialmente desde a Queda.
Por isso, a nossa redenção tem um elemento social. Cristo quebrou as barreiras sociais objetivamente (Ef 2.14-16), tornou possível que fôssemos feitos um só povo, uma só nação, um só corpo sob o mesmo Cabeça.
Ainda que a presença física de Cristo esteja temporariamente suspensa, estamos unidos a Ele pelo Espírito, e é tal Espírito que promove a nossa comunhão com Deus
Tendo em vista a realidade inquebrável da comunhão e a experiência ofuscada da mesma, julgo necessário que pensemos em algumas lições práticas à luz do que estamos vivendo em meio a essa pandemia:
Não podemos dizer que os meios virtuais suprem totalmente essa falta. Por sermos seres físicos, há coisas que não podemos fazer à distância. Não podemos experimentar todas as coisas do culto quando estamos sozinhos: não expressamos nossa alegria em louvores a uma só voz, não abraçarmos virtualmente e não partilhamos do pão da ceia.
Sobre esse último assunto, que não podemos partilhar da ceia virtualmente porque o sinal do sacramento não reside somente nos “elementos” (pão e vinho) mas inclusive na refeição compartilhada (1 Co 10.17; 11.33), exatamente o que não acontece quando estamos separados; por isso, entendo que em tempo de lamento, no qual não participamos da ceia, embora ansiamos o dia de tê-la de volta.
Estamos nos esforçando para que os cultos nos lares ( células) possam de alguma forma suprir ou pelo menos amenizar essa falta de comunhão em um todo da igreja do Senhor, crendo como diz nosso Pr Presidente Deiró de Andrade
VAI PASSAR!
ADSM uma só igreja
Pr Genildo Thomaz