05/06/2022
No Corpo de Cristo existem pessoas superiores que devem ser chamadas por títulos honoríficos?
Todos os que organizam as atividades da igreja são bispos ou presbíteros. E todos os que cuidam da comida são diáconos. Mas não são títulos, apenas funções. Cada membro do Corpo tem uma função.
Mas é claro que não nas empresas religiosas, pois nesses lugares a função da maioria dos membros é ficar sentada no banco e só se levantar para levar dinheiro para os caras do "altar".
No corpo de Cristo todo membro tem uma função e não tem título nenhum. Jesus proibiu os títulos.
Mateus 23:
8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
11 O maior dentre vós será vosso servo.
No Corpo de Cristo somos todos iguais, todos membros, e somente Cristo é o cabeça do Corpo:
Gálatas 3:28:
“Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
No mundo, os endoutorados que exigem títulos honoríficos como advogados, médicos, etc, pois acreditam que fazem parte de uma casta mais elevada da sociedade.
Porém, no Corpo de Cristo não é assim. Somos todos membros e não existe uma casta mais elevada de membros.
Não é assim nas empresas religiosas pois em toda empresa existe os menores, que são os funcionários, e os de classe mais elevada, que são os patrões.
Mas a Igreja de Cristo não é uma empresa e não existem pessoas especiais que merecem títulos honoríficos.
Igreja de Deus é uma coisa, igrejas dos homens é outra.
Mas porque Paulo em suas epístolas fazia diferença entre irmãos e bispos?
Não é que ele fazia diferença entre "irmãos" e "bispos", pois bispos também são irmãos.
Na igreja de Cristo a coisa não é como nas empresas religiosas onde os Líderes superiores não gostam de ser chamados de "irmãos" e muito menos de "membros", pois são os donos da empresa, são patrões, e os outros são considerados inferiores, tanto é que não podem exercer nenhum dom, devem apenas ficar sentados e podem se levantar apenas para levar o dinheiro para eles.
Agora, entre irmãos, é claro que existe diferença, pois o Corpo de Cristo é comparado com o corpo humano onde a mão e diferente do pé e o olho é diferente do ouvido.
1 Corintios:
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
Mas no próprio texto também podemos verificar que Paulo é categórico em dizer que um membro não é mais importante que o outro.