Igreja Evangélica Baptista de Almada

Igreja Evangélica Baptista de Almada Pastor da Igreja: Virgílio Barros

HORÁRIOS

DOMINGO:
9:30 - 10:00 - Oração pela Manhã
10:00 - 11:00 - Escola Bíblica Dominical
11:00 - 11:30 - Café Convívio
11:30 - 12:30 -Culto de Louvor e Pregação

TERÇA- FEIRA:
21:00 - Reunião União Feminina - Via Zoom
ID - 845 6824 4912
Senha - 123456

QUINTA-FEIRA:
20: 00 - Estudo Bíblico e Oração- Via Zoom -
ID - 845 6824 4912
Senha - 123456

ULTIMA SEXTA-FEIRA DO MES:
20:00 - Estudo B

íblico e Oração - Presencial

SÁBADOS:
16:00 - ATIVIDADES DOS DEPARTAMENTOS (anunciadas antecipadamente)

03/03/2026

Mãos Levantadas

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia” (Êxodo 17:11)

Ontem o irmão Dário trouxe à colação o texto de Êxodo 17:8-16 para o nosso tempo de oração. Trocou-se ideias sobre o que estava a acontecer com o povo israelita. Transportámos para os nossos tempos os princípios e valores do texto bíblico. A história é tão simples e ao mesmo tempo tão profunda. Temos o povo Amalequita que veio combater, destruir, Israel. Amaleque é símbolo de “problemas, complicações, dificuldades” provavelmente associado à raiz hebraica ‘amal que significa isso mesmo. Josué tinha de encontrar homens que fossem capazes de enfrentar e vencer esses problemas. Moisés dispôs-se a subir até ao cume do outeiro para estar mais perto de Deus e orar pelos que estavam na luta. Mas ele não aguentava estar constantemente com as suas mãos levantadas. O grande segredo, porém, foi a presença de Arão e Hur junto de Moisés. Quando viram que o povo, que estava na luta, ora prevalecia ora fraquejava conforme a posição das mãos de Moisés, eles tomaram a iniciativa de ficarem um de cada lado para segurarem as mãos de Moisés, que ficaram firmes até que o sol se pôs (v. 12).
Quando os problemas nos assaltam e prevalecem sobre a nossa vida e até sobre a vida da igreja, é caso para pensarmos se temos o número suficiente de pessoas que sustentem as mãos levantadas para que o poder de Deus se manifeste entre o seu povo. Precisamos de mais Arãos e Hures, que vejam a importância de tornar prioritário o tempo de comunhão para orarmos uns pelos outros e sustentarmos as mãos uns dos outros bem levantadas ao céu. A vitória não está apenas nas nossas capacidades físicas ou intelectuais.

Virgílio Barros

14/02/2026

Dieta saudável - precisa-se

“… as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento” (Jó 23:12b)

A minha irmã Mariana Serra emprestou-me um livro de Nathaniel Beattie, intitulado The Heart of Things, que li de uma assentada. Nathaniel foi médico em Edinburgh e pastor da Igreja Baptista de Roding Lane em Ilford, Inglaterra. Este livro, republicado em 1960, um ano antes da sua morte, faz uma analogia espiritual a partir de elementos do corpo humano, ligando-os com as imagens encontradas na Bíblia, a fim de fazer compreender as verdades espirituais. Ele começa por falar do valor do Sangue no nosso corpo, do Coração, dos Nervos, dos Olhos, dos Ouvidos, assim como do Medo e do Sono, e finalmente sobre Dieta Espiritual. Ele começa por citar o texto de Jó para falar de como uma certa dieta alimentar pode criar conforto e prazer ou dificuldade e dor na digestão dos alimentos. Em primeiro lugar, descreve a importância de um “Bom Apetite Saudável”. De entre muitas frases que eu destacaria deste livro, relacionadas com a situação das nossas igrejas, ou melhor dos crentes, hoje, transcrevi esta:

“Se existem cristãos professos que mostram pouco desejo por comida espiritual, sem vontade de ler a Palavra de Deus, que não veem necessidade de se reunirem com o povo de Deus para ouvir a exposição da Palavra, que não têm interesse em falar sobre coisas espirituais, que têm pouco conhecimento das Escrituras, nós sabemos que esta perda de apetite significa que há algo de errado com a nova vida, que há alguma doença ou desordem da alma ou alguma indiscrição alimentar que está a causar uma indigestão espiritual.” (Nathaniel Beattie, The Heart of Things, 96)

Humildemente, faço minhas as suas palavras, mas quem sou eu para tal ousadia? Espero que sejais despertados para esta realidade e comece a haver um bom apetite entre nós pelo estudo e prática da Palavra de Deus.
Virgílio Barros

Tema da Convenção Baptista Portuguesa para 2026
28/01/2026

Tema da Convenção Baptista Portuguesa para 2026

“(Com)Unidade em Deus” é o nosso tema para 2026.

A Igreja de Cristo é um corpo de remidos unidos pela graça de Deus. Em Jesus, fomos feitos concidadãos do Reino e membros da família de Deus, não apesar das nossas diferenças, mas através delas.

A diversidade de dons, os diferentes contextos, as várias histórias e as diferentes expressões ministeriais não enfraquecem a Igreja; pelo contrário, revelam a riqueza da obra de Deus!

A Convenção, durante o ano de 2026, encoraja as Igrejas a reafirmar a sua identidade comum, a fortalecer os laços entre os diferentes membros e a celebrarmos juntos a diversidade como uma força para a missão.

Há oportunidade para a unidade, testemunhando que somos uma só família, com muitas expressões, para a glória de Deus.

09/12/2025

REDEMOINHO

«DEPOIS disto, o Senhor respondeu a Job, de um redomoinho, e disse:»
(Job 38:1)

Em miúdo, ouvi a minha mãe dizer muitas vezes: “A minha vida anda numa fona”. O sentido que ela dava era a de azáfama, lufa-lufa, mas também estava implícita a ideia de que as complicações eram muitas, as aflições inúmeras e as soluções escassas. Eu nunca passei pela experiência de Jó relatada neste livro. No entanto, sei que muitas vezes achamos que os nossos problemas não têm comparação, são únicos, são demasiado pesados e que ninguém nos entende. Jó sofreu a perda de sete filhos, de todos os bens que tinha e, por fim, é afetado por uma doença dolorosa que o torna uma chaga ambulante. Desejou que a vida chegasse ao fim. Retorquiu às insinuações dos amigos que o acusavam de ter feito algo pecaminoso, para Deus o castigar daquela maneira. Questionou Deus, porque não entendia o que tinha feito de mal. A sua vida era um caos. Ele encontrava-se no meio de um autêntico redemoinho.
Deus respondeu, mas a resposta não tem nada a ver com as perguntas que Jó fez. Mas é importante notar que o Senhor respondeu a partir do redemoinho. Embora o redemoinho em alguns profetas seja símbolo de julgamento, ele também foi usado para elevar Elias ao céu, ou para Ezequiel ter uma experiência teofânica. Aqui, Deus quer mostrar a Jó que Ele mesmo também está no meio do redemoinho e é a partir desse turbilhão que Ele interpela Jó. As perguntas que Deus faz a Jó deixam-no sem respostas. Perante a grandeza de Deus, Jó nada sabe, nada entende. Jó pode não entender o propósito de Deus, mas será muito melhor se ele se render à soberania de Deus e esperar pelo final que ainda não vê.

Virgílio Barros

05/12/2025

A CBP tem um novo site! Visite em convencaobaptista.pt

Um espaço renovado, dinâmico e pensado para aproximar ainda mais as igrejas, ministérios e irmãos que fazem parte da nossa família baptista.

Visite o site da Convenção Baptista Portuguesa!
05/12/2025

Visite o site da Convenção Baptista Portuguesa!

A CBP tem um novo site! Visite em convencaobaptista.pt

Um espaço renovado, dinâmico e pensado para aproximar ainda mais as igrejas, ministérios e irmãos que fazem parte da nossa família baptista.

05/12/2025

VIDA E LUZ

“Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens” (João 1:4)

Contemplo os alfobres, onde há duas semanas semeei ervilhas e favas, e me extasio a ver os raios de sol a bater nas pequeninas e frágeis folhas que surgiram da terra. Durante praticamente duas semanas, quando o sol esteve encoberto por densas nuvens carregadas de pequeninas gotículas que o impediam de fazer chegar à terra os seus raios de luz, não havia vislumbre de qualquer sinal de vida. Mas quando os raios atingiram a terra, era uma alegria vê-la a abrir-se para dar passagem a minúsculos rebentos de favas e ervilhas.
O texto de hoje, fez-me pensar sobre a importância da luz para que haja vida. À medida que nos aproximamos do inverno, vamos tendo dias mais sombrios e com menos luz, o que vem afetando até o nosso estado de espírito. Às vezes sentimos que a nossa vida não tem sentido ou que tudo é sombrio à nossa volta. No entanto, o evangelista sagrado escreve um belo poema sobre o “lógos” (palavra tão difícil de traduzir de forma satisfatória pela sua abrangência conceptual), referindo-se categoricamente Àquele que é a Razão de tudo quanto existe, até de nós mesmos. É nele que nós encontramos a verdadeira vida. Jesus rompeu as densas trevas, símbolo do nosso pecado, para fazer brilhar em nós a sua luz para que tenhamos vida e vida com abundância. A nossa existência é uma realidade, mas só Jesus, que é a luz verdadeira, pode dar o sentido real à nossa vida (Jo. 1:9). Que o poder do “lógos” de Deus, que disse no início da criação “Haja luz”, actue em si e haja luz em si, para ter vida com qualidade.

Virgílio Barros

03/12/2025

Um Deus Próximo

“para buscar a Deus, na esperança de o tocarem e encontrarem, e certamente não está longe de cada um de nós” (Actos 17:27)

A leitura deste dia (Actos 17:24-27) leva-me a pensar, mais uma vez, nas grandes questões da vida: De onde vim? Por que estou aqui? Para onde vou? Para Paulo, estas questões só atingem a sua plenitude em termos de respostas quando nos encontramos com o Deus que fez o mundo e tudo que nele há. A nossa existência não pode ser aferida no contraste com os nossos semelhantes. Quando olho à minha volta e contemplo as atitudes do ser humano, principalmente, daqueles que pensam que têm o mundo a seus pés, concluo que não há ninguém que sirva de exemplo. Por isso, só pode haver um que é o Senhor do céu e da terra, que não necessita de coisa alguma, pois é ele quem dá a vida e a respiração a todos, que criou o ser humano à sua imagem e semelhança, colocando-lhe limites enquanto habitante sobre toda a face da terra. No fundo, fomos criados por Deus para habitar na terra e também para o “buscar”. Já o grande orador e filósofo grego do primeiro século, Dião Crisóstomos, dizia: “Todos os homens têm um forte desejo de honrar e adorar a divindade de perto”. Paulo, ao discursar no Areópago de Atenas, afirma que Deus nos fez assim para que o buscássemos na esperança de o sentirmos palpável e termos um encontro concreto com ele. A verdade é que ele não está longe de nós. Já o profeta Isaías dizia: “Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar; invocai-o, enquanto está perto” (Iasaías 55:6). Quando o busco, encontro-o e sinto-o na minha vida.

01/12/2025

IGNORÂNCIA

“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Eles provocaram a corrupção e a abominação, isto é: injustiça. Não há quem faça o bem. Deus olhou desde os céus sobre os filhos da humanidade, para ver se havia quem entendesse, quem buscasse a Deus. Todos reincidem no erro e tornam-se imundos. Não há quem faça o bem, não há sequer um.” (Salmos 53:1-3)

A todos quantos fazem a declaração de que não há Deus, o salmista trata por néscios, isto é, alguém que expressa ignorância, ou até imbecilidade. Lembro-me de ter passado por uma fase na minha vida em que também queria fazer deste slogan o meu lema vivencial. Na realidade, o que eu queria era que não houvesse um ser superior a mim que tivesse o poder de determinar o que era certo e o que era errado para a minha vida. Eu queria fazer o que me apetecesse. Não queria que me dissessem que mentir era uma atitude errada, mas que era, sim, um mecanismo de defesa que eu poderia usar para me proteger. Queria poder destruir ou matar o meu inimigo como um ato de defesa e preservação da minha vida. Queria ter uma vida sexual sem restrições sem que certos atos fossem considerados imorais. Que ignorância a minha em pensar que bastava dizer “Não há Deus” para que ele não existisse mesmo. Como diria Karl Rahner, o simples facto de o ateu dizer “Não há Deus” já está a pressupor a Sua existência. O ser humano só cria palavras para coisas que existem. A palavra “mesa” existe porque o ser humano viu um objeto ao qual decidiu atribuir o termo “mesa”. O termo “Deus” existe, logo vale a pena pensar nisso.
Na realidade, o salmista declara que o imbecil diz que “não há Deus” porque quer continuar a ser corrupto, abominável e a praticar a injustiça sem ter de prestar contas a um ser superior. Afinal a imbecilidade acontece porque não se quer entender e também não se busca a Deus. Preferir reincidir no erro não é a solução para a vivência do ser humano. Deus continua a olhar e a ver se há pessoas que o queiram invocar. Eu invoquei-o para deixar de ser ignorante.

Virgílio Barros

29/08/2025

CULTO SEMANAL
Hoje teremos o nosso CULTO SEMANAL presencial, no salão de cultos da IBA e também ligaremos o zoom - é às 20.30 horas.
https://us02web.zoom.us/j/84568244912... ID da reunião: 845 6824 4912 Senha de acesso: 123456

21/08/2025

CULTO SEMANAL
Hoje teremos o nosso CULTO SEMANAL só por zoom. Atenção à hora - é às 20.30 horas.
https://us02web.zoom.us/j/84568244912... ID da reunião: 845 6824 4912 Senha de acesso: 123456

Endereço

Rua Torcatas 8B
Almada
2800-104

Horário de Funcionamento

Quinta-feira 20:00 - 21:00
Domingo 09:30 - 12:30

Telefone

+351931695222

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Igreja Evangélica Baptista de Almada publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Igreja Evangélica Baptista de Almada:

Compartilhar

Categoria