Coro Paroquial Liturgico de Albergaria-a-Velha

Coro Paroquial Liturgico de Albergaria-a-Velha Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Coro Paroquial Liturgico de Albergaria-a-Velha, Organização religiosa, R. Eng. Duarte Pacheco, 3, Albergaria-A-Velha.

Todos os grandes desejos começam no coração, e de coração lhe desejamos: feliz aniversário! Muita paz, saúde e felicidad...
16/03/2026

Todos os grandes desejos começam no coração, e de coração lhe desejamos: feliz aniversário! Muita paz, saúde e felicidade. Que os sorrisos sejam a sua companhia favorita nesta nova etapa que começa hoje.
Todos os elementos do Coro Paroquial desejam à Ivone, o que deseja para si próprio: Alegria, saúde, paz e muita vontade de viver.

PARABÉNS Ivone!

Avisos paroquiais para a semana de 15/03/2026 a 22/03/2026. Fazer duplo click para ver todo o documento.
14/03/2026

Avisos paroquiais para a semana de 15/03/2026 a 22/03/2026. Fazer duplo click para ver todo o documento.

2026-03-15 «» DOMINGO IV DA QUARESMA»»» LEITURA I 1 Sm 16, 1b.6-7.10-13aDavid é ungido rei de Israel.Continuamos a ler, ...
14/03/2026

2026-03-15 «» DOMINGO IV DA QUARESMA

»»» LEITURA I 1 Sm 16, 1b.6-7.10-13a
David é ungido rei de Israel.

Continuamos a ler, como primeira leitura dos domingos da Quaresma, algumas das passagens mais significativas da história da salvação do Antigo Testamento, para assim compreendermos melhor como a Páscoa de Jesus é o ponto culminante de toda essa história. Hoje lemos a unção de David como rei de Israel. David é um antepassado de Jesus, a quem foi feita a promessa de que um descendente seu seria o grande Rei do povo de Deus. Jesus é esse Rei, Filho de David, mas ao mesmo tempo, Filho de Deus, como Ele próprio Se revela no Evangelho. É Ele que vem para conduzir os homens, como seu Pastor, até ao Pai.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel
Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: «Enche a âmbula de óleo e parte. Vou enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos». Quando chegou, Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o ungido do Senhor». Mas o Senhor disse a Samuel: «Não te impressiones com o seu belo aspecto, nem com a sua elevada estatura, pois não foi esse que Eu escolhi. Deus não vê como o homem; o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração». Jessé fez passar os sete filhos diante de Samuel, mas Samuel declarou-lhe: «O Senhor não escolheu nenhum destes». E perguntou a Jessé: «Estão aqui todos os teus filhos?». Jessé respondeu-lhe: «Falta ainda o mais novo, que anda a guardar o rebanho». Samuel ordenou: «Manda-o chamar, porque não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar». Então Jessé mandou-o chamar: era ruivo, de belos olhos e agradável presença. O Senhor disse a Samuel: «Levanta-te e unge-o, porque é este mesmo». Samuel pegou na âmbula do óleo e ungiu-o no meio dos irmãos. Daquele dia em diante, o Espírito do Senhor apoderou-Se de David.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)
Refrão: O Senhor é meu pastor: nada me faltará. Repete-se
Ou: O Senhor me conduz: nada me faltará. Repete-se
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma. Refrão

Ele me guia por sendas direitas
por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo
me enchem de confiança. Refrão

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça
e meu cálice transborda. Refrão

A bondade e a graça hão de acompanhar-me
todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre. Refrão

LEITURA II Ef 5, 8-14
«Desperta e levanta-te do meio dos mortos, e Cristo brilhará sobre ti»

Este é o Domingo da luz, da iluminação. Essa luz é Cristo, como se diz no final da leitura, numa passagem que é talvez parte de um hino cristão primitivo. O Batismo é o sacramento da iluminação, da fé, que havemos de professar, de novo, na Vigília Pascal. Se na nossa comunidade houver catecúmenos (que nesta altura, já serão “eleitos”), eles nos ajudarão a sentir como se deve olhar para o batismo como o momento da “iluminação”, conforme os antigos lhe chamavam.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios
Irmãos: Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz, porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade. Procurai sempre o que mais agrada ao Senhor. Não tomeis parte nas obras das trevas, que nada trazem de bom; tratai antes as denunciar abertamente, porque o que eles fazem em segredo até é vergonhoso dizê-lo. Mas todas as coisas que são condenadas são postas a descoberto pela luz, e tudo o que assim se manifesta torna-se luz. É por isso que se diz: «Desperta, tu que dormes; levanta-te do meio dos mortos e Cristo brilhará sobre ti».
Palavra do Senhor.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Jo 8, 12
Refrão: Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai
Repete-se
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor.
Quem Me segue terá a luz da vida. Refrão

EVANGELHO – Forma longa Jo 9, 1-41
«Eu fui, lavei-me e comecei a ver»

Jesus, que no domingo anterior Se revelou como Aquele que dá a água da vida, revela-Se hoje como a luz que ilumina o homem. O cego de nascença é figura de toda a humanidade, que tacteia, neste mundo, como que às apalpadelas, a caminho da vida, caminho que só Deus lhe pode desvendar. O Batismo é o banho que ilumina, porque nos faz mergulhar em Cristo que é a luz. Os antigos chamavam justamente ao Batismo a “iluminação”.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. Os discípulos perguntaram-Lhe: «Mestre, quem é que pecou para ele nascer cego? Ele ou os seus pais?». Jesus respondeu-lhes: «Isso não tem nada que ver com os pecados dele ou dos pais; mas aconteceu assim para se manifestarem nele as obras de Deus. É preciso trabalhar, enquanto é dia, nas obras d’Aquele que Me enviou. Vai chegar a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo». Dito isto, cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado». Ele foi, lavou-se e ficou a ver. Entretanto, perguntavam os vizinhos e os que antes o viam a mendigar: «Não é este o que costumava estar sentado a pedir esmola?». Uns diziam: «É ele». Outros afirmavam: «Não é. É parecido com ele». Mas ele próprio dizia: «Sou eu». Perguntaram-lhe então: «Como foi que se abriram os teus olhos?». Ele respondeu: «Esse homem, que se chama Jesus, fez um pouco de lodo, ungiu-me os olhos e disse-me: ‘Vai lavar-te à piscina de Siloé’. Eu fui, lavei-me e comecei a ver». Perguntaram-lhe ainda: «Onde está Ele?». O homem respondeu: «Não sei». Levaram aos fariseus o que tinha sido cego. Era sábado esse dia em que Jesus fizera lodo e lhe tinha aberto os olhos. Por isso, os fariseus perguntaram ao homem como tinha recuperado a vista. Ele declarou-lhes: «Jesus pôs-me lodo nos olhos; depois fui lavar-me e agora vejo». Diziam alguns dos fariseus: «Esse homem não vem de Deus, porque não guarda o sábado». Outros observavam: «Como pode um pecador fazer tais milagres?». E havia desacordo entre eles. Perguntaram então novamente ao cego: «Tu que dizes d’Aquele que te deu a vista?». O homem respondeu: «É um profeta». Os judeus não quiseram acreditar que ele tinha sido cego e começara a ver. Chamaram então os pais dele e perguntaram-lhes: «É este o vosso filho? É verdade que nasceu cego? Como é que ele agora vê?». Os pais responderam: «Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego; mas não sabemos como é que ele agora vê, nem sabemos quem lhe abriu os olhos. Ele já tem idade para responder; perguntai-lho vós». Foi por medo que eles deram esta resposta, porque os judeus tinham decidido expulsar da sinagoga quem reconhecesse que Jesus era o Messias. Por isso é que disseram: «Ele já tem idade para responder; perguntai-lho vós». Os judeus chamaram outra vez o que tinha sido cego e disseram-lhe: «Dá glória a Deus. Nós sabemos que esse homem é pecador». Ele respondeu: «Se é pecador, não sei. O que sei é que eu era cego e agora vejo». Perguntaram-lhe então: «Que te fez Ele? Como te abriu os olhos?». O homem replicou: «Já vos disse e não destes ouvidos. Porque desejais ouvi-lo novamente? Também quereis fazer-vos seus discípulos?». Então insultaram-no e disseram-lhe: «Tu é que és seu discípulo; nós somos discípulos de Moisés. Nós sabemos que Deus falou a Moisés; mas este, nem sabemos de onde é». O homem respondeu-lhes: «Isto é realmente estranho: não sabeis de onde Ele é, mas a verdade é que Ele me deu a vista. Ora, nós sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas escuta aqueles que O adoram e fazem a sua vontade. Nunca se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se Ele não viesse de Deus, nada podia fazer». Replicaram-lhe então eles: «Tu nasceste inteiramente em pecado e pretendes ensinar-nos?». E expulsaram-no. Jesus soube que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: «Tu acreditas no Filho do homem?». Ele respondeu-Lhe: «Quem é, Senhor, para que eu acredite n'Ele?». Disse-lhe Jesus: «Já O viste: é quem está a falar contigo». O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou: «Eu creio, Senhor». Então Jesus disse: «Eu vim a este mundo para exercer um juízo: os que não veem ficarão a ver; os que veem ficarão cegos». Alguns fariseus que estavam com Ele, ouvindo isto, perguntaram-Lhe: «Nós também somos cegos?». Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. Mas como agora dizeis: ‘Nós vemos’, o vosso pecado permanece».
Palavra da salvação.

EVANGELHO – Forma breve Jo 9, 1.6-9.13-17.34-38
«Eu fui, lavei-me e comecei a ver»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. Cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado». Ele foi, lavou-se e começou a ver. Entretanto, perguntavam os vizinhos e os que o viam a mendigar: «Não é este o que costumava estar sentado a pedir esmola?». Uns diziam: «É ele». Outros afirmavam: «Não é. É parecido com ele». Mas ele próprio dizia: «Sou eu». Levaram aos fariseus o que tinha sido cego. Era sábado esse dia em que Jesus fizera lodo e lhe tinha aberto os olhos. Por isso, os fariseus perguntaram ao homem como tinha recuperado a vista. Ele declarou-lhes: «Jesus pôs-me lodo nos olhos; depois fui lavar-me e agora vejo». Diziam alguns dos fariseus: «Esse homem não vem de Deus, porque não guarda o sábado». Outros observavam: «Como pode um pecador fazer tais milagres?». E havia desacordo entre eles. Perguntaram então novamente ao cego: «Tu que dizes d’Aquele que te deu a vista?». O homem respondeu: «É um profeta». Replicaram-lhe então eles: «Tu nasceste inteiramente em pecado e pretendes ensinar-nos?». E expulsaram-no. Jesus soube que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: «Tu acreditas no Filho do homem?». Ele respondeu-Lhe: «Quem é, Senhor, para que eu acredite n'Ele?». Disse-lhe Jesus: «Já O viste: é quem está a falar contigo». O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou: «Eu creio, Senhor».
Palavra da salvação.

»»»

Parabéns, Sr. Pe. Manuel Dinis! Queremos que a obra que hoje abraça, seja um marco para a nossa Paróquia e para a nossa ...
13/03/2026

Parabéns, Sr. Pe. Manuel Dinis! Queremos que a obra que hoje abraça, seja um marco para a nossa Paróquia e para a nossa comunidade, e ainda uma bênção de Deus neste seu aniversário.
Tal como escreveu Fernando Pessoa, “Deus quer, o homem sonha, e a obra nasce”. Que a sua vida seja uma obra que renasce em cada dia, para que cada dia seja tão especial quanto aquele em que celebra o seu aniversário.
Que a vida e a alegria de viver sejam pilares sólidos para sustentarem um futuro que desejamos de esperança e felicidade.
Esperamos que o Senhor abençoe esta data especial como sempre tem feito. Desejamos que seja contemplado com as dádivas da vida e de Deus.

Feliz Aniversário!

2026-03-08 «» DOMINGO III DA QUARESMA»» LEITURA I Ex 17, 3-7«Dá-nos água para beber»O Evangelho domina toda a celebração...
07/03/2026

2026-03-08 «» DOMINGO III DA QUARESMA

»» LEITURA I Ex 17, 3-7
«Dá-nos água para beber»

O Evangelho domina toda a celebração deste Domingo; é o Evangelho da Samaritana. A liturgia deste dia abre a parte central da Quaresma no aspecto litúrgico, ligada à preparação para os sacramentos da iniciação cristã na Vigília Pascal e igualmente para a renovação da consciência da vida cristã para os que já são batizados. Caminhamos para o Rochedo da água viva, que é Cristo, para d’Ele bebermos, como do rochedo batido pela vara de Moisés bebeu o antigo povo na travessia do deserto.

Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, o povo israelita, atormentado pela sede, começou a altercar com Moisés, dizendo: «Porque nos tiraste do Egito? Para nos deixares morrer à sede, a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?». Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: «Que hei de fazer a este povo? Pouco falta para me apedrejarem». O Senhor respondeu a Moisés: «Passa para a frente do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma na mão a vara com que fustigaste o Rio e põe-te a caminho. Eu estarei diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Baterás no rochedo e dele sairá água; então o povo poderá beber». Moisés assim fez à vista dos anciãos de Israel. E chamou àquele lugar Massa e Meriba, por causa da altercação dos filhos de Israel e por terem tentado o Senhor, ao dizerem: «O Senhor está ou não no meio de nós?».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 94 (95), 1-2.6-7.8-9 (R. cf. 8)
Refrão: Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Repete-se
Vinde, exultemos de alegria no Senhor,
aclamemos a Deus, nosso salvador.
Vamos à sua presença e dêmos graças,
ao som de cânticos aclamemos o Senhor. Refrão

Vinde, prostremo-nos em terra,
adoremos o Senhor que nos criou.
Pois Ele é o nosso Deus
e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Refrão

Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:
«Não endureçais os vossos corações,
como em Meriba, como no dia de Massa no deserto,
onde vossos pais Me tentaram e provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras. Refrão

LEITURA II Rom 5, 1-2.5-8
«O amor de Deus foi derramado em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado»

O Batismo é nascimento pela água e pelo Espírito Santo. Disse-o Jesus. Que a água é tomada como sinal do Espírito Santo, disse-o também o Senhor noutra ocasião. E o Espírito Santo, derramado em nossos corações, é a fonte da vida de Cristo sempre a cantar em nós.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo determinado. Dificilmente alguém morre por um justo; por um homem bom, talvez alguém tivesse a coragem de morrer. Mas Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores.
Palavra do Senhor.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Refrão: A salvação, a glória e o poder
a Jesus Cristo, Nosso Senhor. Repete-se
Senhor, Vós sois o Salvador do mundo:
dai-nos a água viva, para não termos sede. Refrão

EVANGELHO – Forma longa Jo 4, 5-42
«Fonte da água que jorra para a vida eterna»

Tanto nesta Missa, como no Ritual da iniciação Cristã dos Adultos, esta passagem do Evangelho ocupa lugar de primeira importância juntamente com os Evangelhos dos dois domingos seguintes. A Samaritana é o tipo daqueles que, vindo de longe, ao escutarem a palavra do Senhor, sentem nascer dentro de si a sede nunca antes experimentada do dom de Deus, sede que só Jesus pode saciar. É Ele a fonte de água viva.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?». De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?». Disse-Lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». «Senhor, – suplicou a mulher – dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la». Disse-lhe Jesus: «Vai chamar o teu marido e volta aqui». Respondeu-lhe a mulher: «Não tenho marido». Jesus replicou: «Disseste bem que não tens marido, pois tiveste cinco e aquele que tens agora não é teu marido. Neste ponto falaste verdade». Disse-lhe a mulher: «Senhor, vejo que és profeta. Os nossos antepassados adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, acredita em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade». Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier, há de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo». Nisto, chegaram os discípulos e ficaram admirados por Ele estar a falar com aquela mulher, mas nenhum deles Lhe perguntou: «Que pretendes?», ou então: «Porque falas com ela?». A mulher deixou a bilha, correu à cidade e falou a todos: «Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Messias?». Eles saíram da cidade e vieram ter com Jesus. Entretanto, os discípulos insistiam com Ele, dizendo: «Mestre, come». Mas Ele respondeu-lhes: «Eu tenho um alimento para comer que vós não conheceis». Os discípulos perguntavam uns aos outros: «Porventura alguém Lhe trouxe de comer?». Disse-lhes Jesus: «O meu alimento é fazer a vontade d’Aquele que Me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós que dentro de quatro meses chegará o tempo da colheita? Pois bem, Eu digo-vos: Erguei os olhos e vede os campos, que já estão loiros para a ceifa. Já o ceifeiro recebe o salário e recolhe o fruto para a vida eterna e, deste modo, se alegra o semeador juntamente com o ceifeiro. Nisto se verifica o ditado: ‘Um é o que semeia e outro o que ceifa’. Eu mandei-vos ceifar o que não trabalhastes. Outros trabalharam e vós aproveitais-vos do seu trabalho». Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher, que testemunhava: «Ele disse-me tudo o que eu fiz». Por isso os samaritanos, quando vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: «Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».
Palavra da salvação.

EVANGELHO – Forma breve Jo 4, 5-15.19b-26.39a 40-42
«A fonte da água que jorra para a vida eterna»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?». De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?». Disse-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». «Senhor, – suplicou a mulher – dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la. Vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, acredita em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade». Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo». Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: «Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».
Palavra da salvação.

»»

Avisos paroquiais para a semana de 08/03/2026 a 15/03/2026. Fazer duplo click para ver todo o documento.
07/03/2026

Avisos paroquiais para a semana de 08/03/2026 a 15/03/2026. Fazer duplo click para ver todo o documento.

04/03/2026
Isabel, que hoje, o dia do seu aniversário, seja o melhor presente de ontem e a melhor promessa do amanhã. Um dia é semp...
04/03/2026

Isabel, que hoje, o dia do seu aniversário, seja o melhor presente de ontem e a melhor promessa do amanhã. Um dia é sempre uma conquista, mas um ano é a alegria e a felicidade de um somatório de conquistas.
Não desista nunca nos momentos mais difíceis, saiba saborear os deliciosos momentos de cada dia, sempre na presença de quem mais ama, e com a proteção divina para viver um dia de festa que esperamos seja de muita saúde, paz e alegria. O resto já tem: a nossa incondicional amizade.

Muitos PARABÉNS!

FELICIDADES!

________________________________= DESTAQUES =__________________________________________DURANTE ESTE MÊS, CELEBRAREMOS UM...
02/03/2026

_____________________________
___= DESTAQUES =__________________________________________

DURANTE ESTE MÊS, CELEBRAREMOS UMA SOLENIDADE, AS 24 HORAS PARA O SENHOR, A FESTA A SÃO JOSÉ, A GRANDE CELEBRAÇÃO QUARESMAL E AS VIAS SACRAS NAS IGREJAS SEGUIDAS DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO - VEJAMOS: __________________________________________________________

DIA 25 - ANUNCIAÇÃO DO SENHOR – SOLENIDADE
__________________________________________________________

DIA 4 - 18:30h MISSA NA IGREJA DE SANTA CRUZ SEGUIDA DE VIA SACRA E CONFISSÕES
20h MISSA NA IGREJA DE SÃO MARCOS SEGUIDA DE VIA SACRA E CONFISSÕES

DIA 5 - 20h MISSA NA IGREJA DE SANTA ISABEL SEGUIDA DE VIA SACRA E CONFISSÕES

DIA 12 - 19:30h MISSA NA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO SEGUIDA DE VIA SACRA E CONFISSÕES

DIA 13 - 19h APÓS A MISSA NA IGREJA MATRIZ REALIZAM-SE AS "24 HORAS PARA O SENHOR"

DIA 18 - 19:30h MISSA NA IGREJA DE SÃO GONÇALO SEGUIDA DE VIA SACRA E CONFISSÕES

DIA 19 - 20h MISSA DO DIA DE SÃO JOSÉ EM ASSILHÓ SEGUIDA DE VIA SACRA E CONFISSÕES

DIA 27 - 21h REALIZA-SE A GRANDE CELEBRAÇÃO QUARESMAL PELAS RUAS DA CIDADE

DIAS 28 / 29 - 18:30h / 11h INICIA A SEMANA SANTA, COM BÊNÇÃO DOS RAMOS ANTES DAS MISSAS

_________________________
___= A PROPÓSITO =________________________________________

≈ ≡ DAS CINZAS À RESSURREIÇÃO ≡ ≈

Dia 28 vespertinamente e Domingo 29, celebraremos a ENTRADA DO SENHOR EM JERUSALÉM. Nós, os fiéis e discípulos, acompanhados dos RAMOS que preparámos para este momento, aguardamos o início desta liturgia muito especial no local eleito previamente, enquanto CANTAMOS A ANTÍFONA (Mt 21, 9): "Hossana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel. Hossana nas alturas."
Após breve admonição e oração, o sacerdote asperge os ramos erguidos pela Assembleia presente com água benta. De seguida, o diácono - ou o sacerdote na falta deste - proclama o Santo Evangelho do ciclo, atualmente o Ano A (Mt. 21, 1-11): «Bendito o que vem em nome do Senhor».
No final de uma sucinta homilia, somos convidados a seguir em procissão rumo à igreja, atrás dos símbolos eucarísticos e na sequência cerimonial dos mesmos. Honrando Cristo Rei, vamos cantando (as Antífonas I e II e os Salmos 23 e 46) e empunhando os ramos com alegria, conforme a multidão que igualmente aclamava entusiasmada Jesus, na cidade santa de Jerusalém há dois mil anos atrás.
Entraremos por fim na igreja, obedecendo a forma própria, seguindo até aos nossos lugares, iniciando-se a Solene Missa, após o sacerdote recitar a Oração Coleta: "Deus todo-poderoso e eterno, que, para salvar a humanidade, quisestes que o nosso Salvador Se fizesse homem e suportasse a cruz, fazei que vivamos unidos a Ele na sua paixão para chegarmos a tomar parte na glória da sua ressurreição. Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos." - R/: Ámen!
Não é verdadeiramente extraordinária a forma solene mas igualmente inclusiva pela dinâmica a que todos somos chamados, ao longo de todo este cerimonial honroso que prestamos ao nosso Cristo Rei? Sem dúvida, reporta a um acontecimento ancestral, fulcral na história da Salvação, mas sempre atual e renovado, a cada ano único e repleto de aspetos novos e, quantas das vezes, surpreendentes e imprevisíveis, mas que respeitam na sua essência tudo quanto a excelência desta Solenidade obriga.
Venham e tragam a alegria, o júbilo, de quem antevê, desde já, o Cristo vitorioso, porquanto glorioso, que a Soleníssima Vigília Pascal fará despertar na noite escura, rasgando as tenebrosas sombras da morte e irradiando em esplendor a vida, a vida eterna, porque vida n'Ele.

Neste mês, não obstante e dentro do Tempo da Quaresma, celebraremos no dia 25 uma importante Solenidade: A ANUNCIAÇÃO DO SENHOR. Recordemos este fulcral acontecimento do anúncio d'O Deus ao nosso encontro, situado em Nazaré, quando o anjo do Senhor anuncia a Maria: «Conceberás e darás à luz um filho, que será chamado Filho do Altíssimo». Maria, por sua vez, responde confiadamente ao anjo: «Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra» - Uma proposta de leitura e meditação: Lc 1, 31-35.38. Vamos dedicar-nos bem?
No fundo, podemos estabelecer neste Tempo uma ligação entre os acontecimentos celebrados em Domingo de Ramos e na Anunciação do Senhor. Ou seja: sendo em virtude da encarnação, pelo Espírito Santo no seio da virgem Maria, que Jesus Cristo se fez homem para resgate do género humano, se inicia posteriormente, na entrada em Jerusalém, a realização dos Mistérios que celebraremos no Tríduo Pascal e que conduzirão à salvação o povo de Deus, para a qual Cristo estava destinado desde toda a eternidade. Consideremos que constitui um tríptico em que os quadros completam no seu conjunto a verdadeira mensagem interpretativa do tudo quanto representam: "Por isso, ao entrar no mundo, Cristo diz: Tu não quiseste sacrifício nem oferenda, mas preparaste-me um corpo. Não te agradaram holocaustos nem sacrifícios pelos pecados. Então, Eu disse: Eis que venho - como está escrito no livro a meu respeito - para fazer, ó Deus, a tua vontade." (Hb 10, 5.7).

A propósito da humilde casa de Nazaré: com Maria, habitava seu esposo José, o pai terreno de Jesus. José, o carpinteiro, o trabalhador, o íntegro patriarca de família, o dedicado formador de Jesus mas, sobretudo, o fiel, aquele que sempre depositou a sua confiança nos desígnios de Deus, mesmo que por sonhos, mesmo que pouco consentâneos com a realidade e cultura do seu tempo, ignorando estigmas e pressupostos.
Dia 19 celebraremos com Missa às 20h o dia de Festa de São José, na igreja que lhe está consagrada em Assilhó. No dia 23 às 15h terá lugar a Missa de Festa, seguida de Procissão. Participemos neste louvor, por que não há filhos sem um pai e esta ocasião permite-nos lembrar dignamente essa realidade, seja por que razão for, esperando que pelas melhores ou, caso contrário, pelo perdão e oração - é assim a vida do fiel, não é? Comecemos agora: "Pai-nosso que estais..."

NO DIA 13, APÓS A MISSA DAS 18:30 h, REALIZAM-SE AS 24 HORAS PARA O SENHOR - Antes fossem! Antes pudéssemos nós conseguir fazer companhia e louvor ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia em Exposição por todo esse tempo e não seria demasiado. POR QUE É NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO QUE CRISTO JESUS ESTÁ! E ESTÁ VIVO, PORQUE RESSUSCITADO E GLORIOSO. Vivo, porque vencedor sobre o mal e a morte.
Vamos, por conseguinte, reunir vários Grupos de Pastoral da nossa Paróquia, elaborar um bom guião, trabalhar, rezar, cantar, ler e meditar juntos, neste momento único em todo o Ano Pastoral que merece o empenho de toda a Comunidade - PASSEM VIGOROSAMENTE PALAVRA DESTE SOLENE ACONTECIMENTO PARA QUE NINGUÉM DESPERDIÇE O QUE DE MELHOR A IGREJA DE CRISTO TEM PARA OFERECER: O SEU TESOURO, QUE É O PRÓPRIO JESUS SACRAMENTADO, AGORA EM ADORAÇÃO, E EM COMUNHÃO EM CADA EUCARISTIA: “EU SOU O PÃO DA VIDA. QUEM VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME E QUEM CRÊ EM MIM NUNCA MAIS TERÁ SEDE." (Jo 6, 35).

DIA 27, ÀS 21h, GRANDE CELEBRAÇÃO QUARESMAL. SERÁ A SEGUNDA EDIÇÃO APÓS O ANO PASSADO SE TER REALIZADO PELA PRIMEIRA VEZ ESTE ACONTECIMENTO ÚNICO NA NOSSA PARÓQUIA E TALVEZ NO NOSSO PAÍS, NESTE FORMATO. REQUER A PARTICIPAÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO PELA GRANDEZA RELIGIOSA, HISTÓRICA E EMOCIONAL QUE ACARRETA. QUEM NÃO ASSISTIR, PERDE; E QUEM PERDER NÃO TEM FORMA DE RECUPERAR A PARTICIPAÇÃO NESTE MOMENTO QUE RETRATA A VIVÊNCIA DE JESUS E SUA MÃE DURANTE A VIA SACRA. É MELHOR A PARTICIPAÇÃO QUE A EXPLICAÇÃO - VENHAM DAÍ, VENHAM PARTICIPAR, TRAGAM A VOSSA VIDA PARA DENTRO DA IGREJA QUE SOMOS EM COMUNIDADE CRISTÃ.

AINDA A PROPÓSITO DESTE MÊS INTENSO DA QUARESMA, CONVÉM TER EM ATENÇÃO AS DIVERSAS DATAS DE MISSAS SEGUIDAS DE VIA SACRA E CONFISSÕES QUE DECORRERÃO NAS DIVERSAS IGREJAS DA NOSSA PARÓQUIA. ATENÇÃO AOS HORÁRIOS QUE NÃO SÃO BEM OS MESMOS EM TODOS OS LUGARES. É MUITO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO NÃO APENAS DOS FIÉIS DE CADA LUGAR, MAS DE TODA A COMUNIDADE AÍ RESIDENTE. NÃO IMAGINAM UMA PARÓQUIA ONDE POUCO OU QUASE NADA ACONTECE... NÃO PERMITAM QUE TAL SE PASSE CONNOSCO, SERIA DESASTROSO HOJE MAS, SOBRETUDO, PARA O FUTURO E PARA OS JOVENS QUE O IRÃO VIVER.

NO DECORRER DE TODO ESTE TEMPO REPLETO DE ATIVIDADES, A TODOS DESEJO UMA INTENSA, SERENA E FELIZ PREPARAÇÃO QUARESMAL, RUMO À LUZ QUE É CRISTO RESSUSCITADO E QUE QUEREMOS DESDE JÁ ANTEVER, COMO LUZEIRO NO FAROL DO NOSSO DESTINO.

_____________________________
___= MISSÃO MEC =__________________________________________

NÓS, OS MEC, LEVAMOS JESUS CRISTO AO ENCONTRO DOS IRMÃOS.

São eles que O pedem, em Comunhão. Nós, simplesmente somos os pés e as mãos ao serviço de Deus e de Cristo Jesus e, queira sempre que por virtude do Espírito Santo, a boca que O anuncia; ai de nós que assim não seja, ai de nós (!) - restar-nos-á, unicamente, a misericórdia do Pai do Céu.

NOS DIAS 28 E 29, COM AS MISSAS DE RAMOS, INAUGURAREMOS A SEMANA SANTA QUE NOS CONDUZIRÁ AO SOLENÍSSIMO TRÍDUO PASCAL, SUBSTÂNCIA DA NOSSA FÉ, RUMO AO PINÁCULO QUE CONSISTE NA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO NA VIGÍLIA PASCAL, A MÃE DE TODAS AS VIGÍLIAS, DESSE MESMO CRISTO QUE LEVAMOS CARIDOSAMENTE AOS IRMÃOS NOS SEUS DOMICÍLIOS - VALE A PENA PENSARMOS PROFUNDAMENTE NESTA REALIDADE QUE NOS ANIMA.

BOM TRABALHO PARA TODOS OS MEC; FAÇAMOS TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS, HONRAND'O COM AS NOSSAS VIDAS E O NOSSO SERVIÇO!

≈ ≡ DAS CINZAS À RESSURREIÇÃO ≡ ≈

Endereço

R. Eng. Duarte Pacheco, 3
Albergaria-a-Velha
3850-040

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Coro Paroquial Liturgico de Albergaria-a-Velha publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Coro Paroquial Liturgico de Albergaria-a-Velha:

Compartilhar