Associação Estadual Comunidade Católica Jesus Misericordioso CCJM

Associação Estadual Comunidade Católica Jesus Misericordioso  CCJM somos a família da Divina Misericórdia e estamos aqui para amar e servir... nossa missão é construir à civilização do amor.

A Associação Estadual Comunidade Católica Jesus Misericordioso, é uma entidade católica e civil, fundada desde os dias vinte e oito de abril de dois mil e dez, composta provativamente por leigos que, de todo o coração e alma professam o Catolicismo Romano, fieis à "Roma de Sempre", ao Santo Padre, e à tradição bi-milenar, sem objetivo de lucro, tendo por finalidade a propagação do Evangelho de Nos

so Senhor Jesus Cristo, e a conversão dos homens por meio do Evangelho anunciado, e, subsidiariamente, tendo a lume a dignidade da pessoa humana buscará reduzir as desigualdades dentro do que ensina a Doutrina Social da Igreja Católica Apostólica Romana, agindo no que for licito na esfera social, jurídica, humana e e etc., com numero ilimitado de filiados, sem distinção de s**o, idade, raça, posição social ou nacionalidade. e com prazo de duração indeterminado, tendo como sigla "CCJM".

Homilia DiáriaSejamos promotores da reconciliação entre nós“Quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali...
26/02/2021

Homilia Diária

Sejamos promotores da reconciliação entre nós

“Quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta” (Mateus 5,23-24).


É preciso enfatizar que, acima de tudo, a oferta que verdadeiramente agrada é um coração reconciliado. Não é nem ouro nem prata, não são as minhas boas intenções, não são as grandes virtudes que penso que tenho. A oferta verdadeira no coração de Deus é um coração que se reconcilia.

Muitas vezes, enganamos a nós, enganamos os outros e achamos que vamos enganar a Deus. Vivemos mágoas, rancores; vivemos conflitos que nos afundamos neles. E, ao invés de procurar em Deus a paz, a reconciliação, o perdão e a misericórdia, vamos construindo um cristianismo muito mais marcado por conflitos, guerras, brigas, disputas do que o cristianismo que Jesus nos deixou, o da reconciliação, do amor e do perdão.

Aqui não é a questão de falar bonito, aqui não é questão de pregar amor, mas é questão de viver na vida. O casal precisa viver a reconciliação conjugal todos os dias; filhos e pais, pais e filhos, irmãos com irmãs, e assim por diante. Mas precisamos promover na sociedade a verdadeira reconciliação.

Se tem uma oferta que nos salva e agrada a Deus, essa oferta se chama: reconciliação
Desculpe, mas há muitos pregando, falando e gritando o nome de Jesus, mas promovendo disputas, guerras, brigas e disseminando discórdias. Como é possível semear o amor e a misericórdia de Deus em nome das minhas filosofias, ideologias, crenças, inclusive religiosas, mas, ao mesmo tempo, querer promover brigas entre as pessoas?

Deixe de lado a sua melhor boa intenção, deixe de lado a sua melhor convicção religiosa, deixe de lado os rosários e eucaristias que você reza todos os dias se possível, mas vá primeiro obedecer ao Evangelho, deixe de lado a sua oferta e vá se reconciliar com o seu irmão.

Não se vive em paz numa casa se não tem reconciliação, não se vive um casamento verdadeiro sem reconciliação conjugal, não se vive um cristianismo, uma religião verdadeira sem reconciliação. Pode ser que outras religiões, que não seja a de Cristo, não tenha a ênfase na reconciliação, porque aquele que promove a reconciliação entre os homens é o c Jesus.

Por isso, se somos Seus discípulos e seguidores, se queremos colocar em prática a Sua Palavra, não sejamos promotores de discórdias, divisões e brigas entre os homens, mas sejamos primeiro promotores na própria vida, da reconciliação e entre os irmãos não podemos semear outra coisa a não ser a reconciliação, o amor e a paz.

Se tem uma oferta que nos salva e agrada a Deus, essa oferta se chama: reconciliação. Muita paz de Deus no seu coração!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaProcuremos a Deus de coração sincero“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nis...
25/02/2021

Homilia Diária

Procuremos a Deus de coração sincero

“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas” (Mateus 7,12).


A verdade é que somos aqueles que só queremos receber, nós queremos que as pessoas nos sirvam, que façam bem a nós, queremos que as coisas estejam em nossas mãos.

Somos uma geração mal acostumada, o mundo nos deixa mal acostumados; muitas vezes os pais deixam seus filhos mal acostumados porque os ensinam apenas a receber. A educação verdadeira não é receber, e sim fazer, a educação verdadeira é dar e não ter; é fazer para o outro.

Não queremos que ninguém nos faça o mal, então, não façamos o mal a ninguém, nem por sentimentos nem por pensamentos e palavras. Queremos receber, então, vamos dar amor e tudo aquilo que precisamos para os outros. E não se preocupe, não faça matemática, “Já me doei tanto para os outros, e o que recebo? Recebo ingratidão e incompreensão”. Que bênção! O que você recebe é a bênção, a graça e o amor de Deus que ensinou e está nos ensinando a sermos gratuitos àquilo que fazemos.

O coração de Deus dá para aquele que O procura de coração sincero
Se não aprendemos, é porque não estamos na escola de Jesus aprendendo a gratuidade acima de tudo. Portanto, tudo aquilo que queremos que os outros façam a nós, façamos dez vezes melhor. É nisto que consiste a Lei e os Profetas. Não é dando para receber, é dando para se doar; é dando para ser dádiva na vida dos outros.

“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis!”. Pedi tudo ao coração de Deus, buscai tudo no coração de Deus e o coração d’Ele dá para aquele que procura de coração sincero. Ninguém que pede a Deus uma graça vai receber uma desgraça.

Porque nós que somos homens, se um filho pede um pão ou um peixe, quem é que vai dar uma pedra a ele? Pode ser que não demos aquilo que ele pediu, porque o que ele pediu não é o mais importante, porque tem algo mais importante para agora. Até o “não receber” é uma graça. Então, temos que aprender que Deus nos dá, muitas vezes, mais do que merecemos e precisamos. Só é preciso ter paciência, porque Deus não satisfaz as nossas ansiedades, mas Ele dá aquilo que é melhor para nós no Seu tempo.

Às vezes, é importante deixar Deus até nos tirar para não nos prendermos àquilo que nos tira d’Ele ou não nos faz crescer. Por isso, busquemos em Deus a resposta para aquilo que precisamos, mas saibamos ser contrariados para nos purificarmos do egoísmo, da vaidade, das ilusões, mas, sobretudo, da soberba maldita que toma conta do nosso coração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaÉ necessário reconhecer o sinal de Deus“Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sina...
24/02/2021

Homilia Diária

É necessário reconhecer o sinal de Deus

“Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas” (Lucas 11,29).


Se a geração de Jesus era uma geração má, quanto mais má é também a nossa geração. A geração que não reconhece o sinal de Deus, vive na maldade e na hipocrisia. É a geração que coloca Deus à prova, é a geração que pergunta: “Onde está Deus diante de tantas maldades, diante de tudo o que acontece?”.

É impressionante o ser humano porque ele provoca as maldades, cria as desigualdades, promove as disputas, as guerras e os conflitos; cada pessoa pensa somente em si e continua perguntando onde está Deus.

Deus está no meio de nós nos chamando à conversão, Ele está no meio de nós – desculpe a expressão – nos chamando a tomar vergonha na cara, a descermos até o chão para buscarmos a humildade e a humilhação.

Onde está Deus? Ele está no meio de nós nos pedindo e suplicando que deixemos de lado conflitos, guerras, ataques, brigas e vivamos a reconciliação, o perdão e a misericórdia.

A geração que não reconhece o sinal de Deus vive na maldade e na hipocrisia
Perguntamos onde está Deus, silencioso como sempre, esperando o nosso silêncio. Nós que falamos tanto, que somos tão cheios de querer, de vontades, de opiniões e tantas coisas. Onde está Deus? No silêncio mais profundo para que os nossos barulhos interiores se acalmem para escutá-Lo.

Não adianta ficar buscando sinais nos Céus, não adianta ficar buscando nuvens aqui ou acolá, esperar espetáculos no sol, esperar aparições disso ou daquilo, porque nenhum outro sinal nos será dado se não o sinal de Jonas.

Qual é o sinal de Jonas? O primeiro deles é a conversão, a penitência. É Jonas quem vem ser para os ninivitas um caminho de alento àquele povo que vivia perdido como estava e encontra por via da penitência um caminho de resgate e salvação. Portanto, se queremos um sinal para os nossos tempos, é preciso fazer penitência, nos penitenciarmos dos nossos pecados, reconhecer as nossas misérias e deixarmos de pecar para buscar fazer a vontade do Senhor.

Jonas é um sinal da fé, assim como ele ficou três dias na baleia, Jesus ficou três dias no seio da terra e, dali, saiu glorioso. Por isso, olhemos para Jesus Crucificado, olhemos para esse nosso Deus amado que ressuscita da morte porque Ele também quer nos ressuscitar de todo mal e de todo pecado.

É preciso mais do que nunca deixarmos de fazer parte de uma geração má, perversa e incrédula para fazermos parte de uma geração de fé, uma geração que se penitencia, que reconhece os seus pecados e se volta de todo o coração para o Senhor Nosso Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaA oração fortifica nossa relação com Deus“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos....
23/02/2021

Homilia Diária

A oração fortifica nossa relação com Deus

“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras” (Mateus 6,7).


Neste tempo quaresmal, tempo de graça que estamos vivendo, não podemos perder o foco nem a meta, e a nossa meta é crescer na comunhão com o Senhor, a nossa meta é criarmos intimidade com o Senhor Nosso Deus, é caminharmos com Jesus na observância da Sua própria Quaresma, que foram Seus 40 dias no deserto. Por isso, a importância e o fundamento da oração.

Preciso enfatizar que temos de caprichar na nossa oração pessoal, dedicar mais tempo a ela e deixar de lado práticas e costumes. Precisamos deixar de lado, inclusive, aquilo a que temos nos dedicado há tanto tempo: às redes sociais, à internet, à televisão e a outros consumismos do tempo presente para nos dedicarmos à oração sóbria, direcionada, autêntica e verdadeira como nos ensina o Mestre Jesus.

Primeiro, não precisamos usar de muitas palavras, porque a oração é mais ouvir do que falar. Quando aprendemos a escutar, aprendemos a crescer na relação com Deus por via da oração.

Não se impressione achando que quanto mais falarmos, mais vamos orar. É o contrário, quanto mais escutarmos, quanto mais deixarmos Deus falar, mais mergulhados estaremos na oração.

Precisamos caprichar na nossa oração pessoal, precisamos dedicar mais tempo a ela
A oração é dirigida ao Pai, não a nós; a oração é dirigida Àquele que é o nosso Criador, por isso toda oração é para exaltar, glorificar e santificar o Pai, que é Pai de todos nós.

É por isso que, mesmo sozinho, na nossa oração pessoal, não dizemos: “Pai-Meu”, porque esse Pai é nosso, esse Pai é de todos nós. Por isso toda oração nos leva a santificar, exaltar, glorificar o nome do Senhor, leva-nos a cuidar do irmão, a nos preocuparmos para que o pão não seja “meu”, para que tudo que temos não seja “meu”, mas seja nosso.

A oração tem o poder de transformar, ela quebra o nosso orgulho, o nosso egoísmo, as nossas vaidades e transforma a nossa mentalidade. Muitas vezes, oramos para que as coisas aconteçam do nosso jeito, oramos para ter conquistas, para que as coisas se façam do jeito que queremos.

“Seja feita a Vossa vontade.” Não tem graça maior do que se submeter à vontade de Deus. Muitas vezes, não a compreendemos, por isso a tememos, mas para quem está em Deus não há temor, não há medo, porque temos um Deus que cuida de nós. Aprendamos a ser cuidados por Deus pela via da oração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaCelebremos a unidade da Igreja de Cristo“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construir...
22/02/2021

Homilia Diária

Celebremos a unidade da Igreja de Cristo

“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18).


Temos a graça de celebrar, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro, e a palavra “cátedra” vem, justamente, de “catedral”, é a cadeira, é o lugar onde está aquele que governa, dirige e orienta. Mas a Cátedra também tem o significado da unidade, e é essa cátedra, é essa fé que estamos celebrando no dia de hoje.

A própria Palavra de Deus está nos dando essa certeza: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra minha Igreja será construída”. Ou seja, Cristo quis ter uma Igreja, Cristo edificou a Igreja, e a cabeça é Ele, a cabeça é invisível, o corpo somos todos nós. O Pedro que representou o primeiro dos apóstolos, o Pedro que esteve à frente da Igreja de Jerusalém é o mesmo Pedro sempre citado, em primeiro lugar, nos Atos dos Apóstolos ou na companhia dos apóstolos, é o mesmo Pedro que vai ser o primeiro bispo de Roma.

É por isso que olhamos para Roma, porque todo bispo de Roma é sucessor de Pedro; e olhamos para Pedro, que hoje se chama Francisco, o Pedro de número 267. Que beleza saber que caminhamos na unidade e na comunhão com a mesma Igreja que Cristo fundou sobre Pedro!

Temos que seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja
Para além do fundamentalismo religioso, precisamos compreender o fundamento e a unidade da nossa fé. É essa unidade que queremos celebrar. Neste tempo em que vivemos com tantas controvérsias, com tantas pessoas sendo levadas por seus pensamentos, sentimentos, ideologias e compreensões pessoais, precisamos, acima de tudo, não perder a sensatez, a serenidade e a sobriedade da fé.

A Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica e Apostólica. A Igreja de Cristo é onde está Pedro. A Igreja de Cristo é aquela que foi edificada sobre ele. As portas do inferno não prevaleceram ontem e não prevalecerão também hoje. Surgem ataques e fantasias, surgem elementos para dividir… Mas, enfim, nem paremos para olhar para esses elementos, temos até que nos desviar deles, manter os olhos fixos em Jesus, seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja.

Celebremos com muito amor, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaConduzidos pelo Espírito de Deus, venceremos as tentações mundanas“O Espírito levou Jesus para o deserto. ...
21/02/2021

Homilia Diária

Conduzidos pelo Espírito de Deus, venceremos as tentações mundanas

“O Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás” (Marcos 1,12-13).


A observância quaresmal que todos nós estamos vivendo, neste tempo de graça, é, com certeza, para termos comunhão com a vivência quaresmal do Mestre Jesus. Conduzido pelo Espírito, Ele foi levado para o deserto. Precisamos também ser conduzidos pelo Espírito para o nosso deserto interior.

Muitas vezes, temos medo do deserto, mas esse é um lugar da purificação, lugar da renovação, lugar para entrarmos em comunhão com Deus e com as nossas realidades profundas, muitas vezes, desconhecidas por nós.

Deserto é o lugar do encontro, é o lugar de nos encontrarmos com as nossas realidades mais profundas, e por isso o deserto é o lugar da tentação, onde vamos entrar para o nosso interior e perceber quantos sentimentos e pensamentos acumulamos dentro de nós. Pensamentos tentadores e devaneios mentais. Quantos sentimentos guardados, sentimentos negativos, quantos rancores, quantas mágoas, quantas maldades ficaram sucumbidas dentro de nós!

Precisamos também ser conduzidos pelo Espírito para o nosso deserto interior
O deserto como o lugar da tentação é, acima de tudo, o lugar da purificação, porque, muitas vezes, olhamos a tentação como se fosse a perdição. Não! A tentação é o momento da fortificação da alma e do espírito, a tentação é o momento de repelir o mal que está dentro e ao redor de nós.

Precisamos resistir à tentação, e o modo de resistir a ela é sermos fortalecidos pelo Espírito e pela graça de Deus. Jesus venceu as tentações conduzido pelo Espírito de Deus; agora, é difícil – ou até digo impossível – alguém vencer as tentações deste mundo sendo conduzido pelo espírito mundano, sendo levado pelo espírito da mundanidade que está presente em nós, nos nossos pensamentos e sentimentos. Enquanto tivermos essa mentalidade de pensar como o mundo, de agir como ele, vamos só sucumbir nas tentações e nos conformar com elas em nossa vida.

A mentalidade mundana do egoísmo, do individualismo; a mentalidade mundana do prazer pelo prazer; a mentalidade mundana do consumismo e da vaidade; a mentalidade mundana da ganância; a mentalidade mundana que nos leva a colocar o “deus dinheiro”, o “deus prazer” e o “deus poder” acima do Deus único e verdadeiro, que é Aquele que nos criou.

Precisamos ir para o deserto, a fim de nos purificarmos dessa mentalidade que nos faz sucumbir neste tempo que estamos vivendo, porque uma vez Jesus fortalecido no Espírito, Ele saiu para pregar, saiu para anunciar que o Reino de Deus estava próximo, e precisamos nos converter a Ele. Que, ao vencermos as tentações com a graça e o poder do Espírito Santo, possamos nos converter, a cada dia, para o Evangelho de Jesus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaBusquemos com toda humildade a graça da conversão“Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que...
20/02/2021

Homilia Diária

Busquemos com toda humildade a graça da conversão

“Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão” (Lucas 5,31-32).


O quanto é importante olharmos para o nosso Mestre Jesus que pegou Levi, que estava na coletoria de impostos e, o fato de estar sobre ele, já tinha sobrecarregado na imagem dele todos os pecados.

Os cobradores de impostos eram desonestos, eram cruéis, injustos, maldosos e, de repente, um homem que vivia tudo isso foi chamado por Jesus. Do outro lado, o Mestre Jesus, que chamou Levi, entrou na casa de publicanos, de pecadores, foi comer com eles e os fariseus se escandalizaram porque Jesus foi comer com os pecadores, e a resposta cirúrgica do Mestre Jesus: “De fato, eu não vim chamar os justos”.

Os justos já estão justificados, os santos já estão santificados, mas são os pecadores… É para pecadores como eu e você que Jesus veio; Ele veio para realmente nos salvar do pecado da arrogância que tantas vezes toma conta do nosso coração; da vaidade e da ilusão de nos acharmos melhores que os outros. Veio nos arrancar das artimanhas do pecado que nos ilude e nos engana, que nos faz acreditar que aquelas virtudes que nós temos são suficientes para sermos melhores que os outros.

O Mestre Jesus veio para que nós, pecadores, alcancemos a graça da conversão
O Mestre Jesus veio para iluminar as trevas interiores, tantas vezes escondidas dentro de nós que não nos permitem mudar o que precisamos mudar, transformar o que precisamos transformar e, sobretudo, mudar a nossa mentalidade. O Mestre Jesus veio para que nós, pecadores, alcancemos a graça da conversão.

Paremos de justificar as nossas próprias falhas em cima do que os outros fazem. “Eu não faço o que os outros fazem” – Imagina! Mas precisamos reparar aquilo que fazemos a cada dia. Quanta maldade escondida, quantos maus desejos guardados, quantas más intenções. Olhar os nossos atos, nossas atitudes e humildemente reconhecer: “Eu sou pecador. Preciso me converter”.

Precisamos realmente reconhecer que o mal está em nós e pedir a graça de Deus para alcançarmos a Sua misericórdia; a graça de Deus para que a Sua misericórdia nos lave, nos purifique, nos renove e nos transforme a cada dia. É essa graça que precisamos. É essa graça que buscamos com toda a intensidade do nosso coração. Já alcanço a primeira delas reconhecendo que sou pecador, assim as outras graças virão em consequência. A graça da conversão diária, da santificação dos meus atos e das minhas atitudes.

É com muita humildade que nos aproximamos de Jesus, Senhor da misericórdia, para que alcancemos a conversão verdadeira dos nossos pecados.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaO jejum é a busca da disciplina interior“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noiv...
19/02/2021

Homilia Diária

O jejum é a busca da disciplina interior

“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão” (Mateus 9,15).


Uma das temáticas importantes, neste tempo quaresmal, é a prática do jejum. É importante lembrar de que, aqui, se trata de um jejum como prática religiosa, e não o jejum com outras finalidades, como o cuidado da saúde; e assim por diante. Ainda que o jejum religioso e espiritual nos dê também saúde espiritual, física, emocional e tudo mais, não podemos esquecer qual é a finalidade do jejum que fazemos.

Há muitos jejuns na sociedade, muitas práticas, até modas; tem o jejum intermitente, jejum de água, enfim, não é o caso falar sobre essas práticas, e sim o que é o jejum cristão. O jejum cristão é, acima de tudo, aquele que é conectado com a oração e a caridade.

O jejum cristão não é simplesmente deixarmos de comer, o jejum cristão é, acima de tudo, nos retirarmos para orar, o exemplo nos é dado pelo próprio Jesus que, durante quarenta dias, se retirou para o deserto para se dedicar à oração e por isso durante quarenta dias Ele jejuou.

O jejum é o meio de alcançarmos espiritualmente a purificação interior
Nesta Quaresma, muitos de nós nos propusemos a fazer alguma prática penitencial, mas não basta deixar refrigerante de lado, doce ali, ou sei lá qual foi o jejum que você escolheu para fazer, se não aplicamos isso na dimensão da fé, se não intensificamos, sobretudo, aquilo que deixamos de lado para nos dedicar à oração.

O jejum tem o poder de correção, o jejum tem poder de nos disciplinar. Então, deixei para me corrigir de quê? Sobretudo, para corrigir aquilo que dentro do meu interior precisa ser mudado, a minha têmpera que, muitas vezes, está descontrolada, as minhas emoções que precisam de direção, aquela minha forma agressiva ou aquela forma displicente que muitas vezes tenho de ignorar as pessoas, a minha língua que precisa de autocontrole, o meu uso da internet, dos meios virtuais que muitas vezes é excessivo, enfim, cada um olha para si.

O jejum não é a finalidade, o jejum é o meio de alcançarmos espiritualmente a purificação interior. Então, o jejum cristão é feito com a abstinência de alimentos, deixamos de comer isso pelo menos uma vez na semana ou às sextas-feiras, todas as sextas-feiras da Quaresma é importante (alguém pode fazer mais dias), mas o mais importante é que seja um jejum que nos corrija.

A outra dimensão do jejum é a caridade, tanto que a Palavra de Deus nos diz: do que adianta os vossos jejuns, passar um dia inteiro sem comer, se não corrigimos a opressão em relação ao próximo, se não nos voltamos para corrigir nossas maldades, se não nos revestimos da caridade para ver o outro que está sofrendo e oprimido? (cf. Isaías 58)

O jejum não é uma maratona para ver quanto tempo ficamos sem comer, o jejum é a busca da disciplina interior e da correção daquilo que tanto precisamos mudar dentro de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaRenunciemos a nós mesmos e tomemos a nossa cruz“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cr...
18/02/2021

Homilia Diária

Renunciemos a nós mesmos e tomemos a nossa cruz

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me” (Lucas 9,23).


Jesus está nos chamando para segui-Lo. Ele chama, mas precisamos querer segui-Lo. Seguir alguém – sobretudo seguir o Mestre Jesus – é exigente. Sei que segui-Lo é o caminho da vida, o caminho da salvação; e em nenhum outro caminho encontro vida, em nenhum outro caminho encontro a salvação, pois é seguindo os passos de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que o encontramos.

Sejamos conscientes do que consiste o seguimento de Jesus, das exigências que Ele mesmo coloca para nós, para que não nos iludamos nem nos enganemos, mas, ao mesmo tempo, não estejamos parados quando o nosso objetivo é segui-Lo.

A primeira exigência para segui-Lo é renunciar a si mesmo. Egoístas como somos, individualistas como a mentalidade mundana nos forma, a necessidade de renunciar a si mesmo é uma exigência para cada dia da nossa vida. Renunciar a si mesmo é não nos prendermos às nossas vontades, aos nossos gostos nem ao que queremos.

Renunciar a si mesmo é ter a capacidade de ceder para saber ouvir, ouvir Deus, ouvir o outro. Renunciar a si mesmo é refletir as suas próprias ideias, concepções, pensamentos e ideologias. Renunciar a si mesmo é deixar de lado as crenças adquiridas ao longo da vida, as convicções que formamos de nós mesmos, para aprender as convicções do Evangelho.

Tomar a cruz significa abraçar a vida como ela é e com as suas exigências próprias
Renunciar a si mesmo é a capacidade de abrir mão do seu discurso, da sua retórica para poder ouvir Cristo acima de tudo. Renunciar a si mesmo é saber silenciar para poder escutar. Renunciar a si mesmo é deixar Deus ser o primeiro sempre em tudo aquilo que faz e realiza.

A segunda exigência é tomar a cruz de cada dia. Tomar a cruz significa abraçar a vida como ela é e com as suas exigências próprias. A vida não é fácil para ninguém, ela tem suas incongruências, tem as situações que, muitas vezes, não compreendemos, mas precisamos abraçar.

A vida, muitas vezes, impõe-nos sofrimentos. Muitas vezes, trazemos sofrimento para nossa vida, e precisamos lidar com essas situações e não fugir dos compromissos, das responsabilidades e da nossa cruz de cada dia.

Não estamos no tempo da glória; a glória espera no corpo quem carrega a sua cruz de cada dia, quem carrega os sofrimentos, o peso da existência. E permita-me tirar o sentido negativo de cruz: quando se fala em carregar a sua cruz, a pessoa logo pensa que cruz é aquela coisa dolorosa, é só aquela coisa que nos faz ter penúria. Mas cruz é vida e salvação.

O casamento é uma cruz. Que cruz abençoada! Ter filhos é cruz, é exigente, mas que bênção é criar filhos, cuidar deles! A vida é uma cruz, por isso a vida é uma bênção, desde que saibamos assumi-la e carregá-la com a graça de Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaPrecisamos exercer o amor caridade“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, s...
17/02/2021

Homilia Diária

Precisamos exercer o amor caridade

“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles” (Mateus 6,1).


Na sociedade das aparências, que é o mundo em que vivemos, muitas vezes nos preocupamos com aquilo que é aparente, e não com aquilo que é real, essencial e verdadeiro. Por isso, iniciando este tempo da graça, que é o Tempo Quaresmal, somos chamados por Deus a nos despirmos de todas as nossas máscaras e fantasias, a nos despirmos de tudo aquilo que não é autêntico em nossa vida para nos purificarmos pela graça de Deus.

Como está nos dizendo a profecia de Joel, o importante não é alguém rasgar as suas vestes, mas rasgar o coração, dilatá-lo na presença de Deus, para que este coração seja renovado e purificado pelo amor divino.

Aquele que se relaciona com Deus relaciona-se por via da oração verdadeira e autêntica, aquela oração que é feita no segredo. Sim, fazemos muitas orações que são públicas, e elas têm seu valor, mas a oração que agrada a Deus é aquela em que nos retiramos para o nosso interior, para o nosso quarto, o nosso cantinho, onde estamos só nós e Deus. Precisamos, mais do que nunca, caprichar na oração pessoal, na oração em que nos colocamos na presença do Senhor Nosso Deus.

O amor caridade não é o amor a quem escolhemos amar, mas, com o Espírito de Cristo, amarmos a todos cuidando
Precisamos corrigir muitas coisas em nós, por isso a penitência é um caminho de conversão nas próprias más inclinações que temos dentro de nós, nos pensamentos, nos sentimentos; e uma das penitências com certeza recomendadas é o jejum.

Não façamos jejum para fazer propaganda, não façamos jejum para engrandecer, façamos jejum para nos penitenciarmos e, sobretudo neste tempo, para exercermos o autodomínio e o autocontrole. Como precisamos da prática do jejum! Precisamos alcançar os frutos do jejum na vida. A disciplina na língua, no olhar; a disciplina dos ouvidos, dos sentimentos, dos afetos. Por isso, o jejum deve ser cada vez mais um elemento purificador da nossa alma e dos nossos sentidos.

Ao nosso lado estão os irmãos que precisam de nós, e nós precisamos cuidar uns dos outros, a começar pelos que estão mais próximos, na nossa convivência e na nossa família. Mas ao nosso lado existem muitas pessoas sofrendo, padecendo, e precisamos exercer o amor caridade, que é o amor cuidado, amor responsabilidade, que não é o amor a quem escolhemos amar, mas com o Espírito de Cristo amarmos a todos cuidando.

A esmola é uma expressão da caridade que significa: cuidar daquilo que o outro precisa, mas não é aquela esmola onde damos alguma coisa que sobrou, que não queremos mais, onde queremos nos livrar da pessoa. Precisamos nos converter para saber cuidar das dores e dos sofrimentos dos nossos irmãos.

Que, neste Tempo Quaresmal, Deus rasgue o nosso coração para que a Sua graça nos converta. Uma boa e santa Quaresma a todos nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Homilia DiáriaEspalhemos o fermento da graça entre nós“Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com...
16/02/2021

Homilia Diária

Espalhemos o fermento da graça entre nós

“Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes” (Marcos 8,15).


A exortação do Mestre Jesus para os Seus discípulos de ontem e para nós, os discípulos de hoje, é para que, de fato, tenhamos atenção com o fermento farisaico e também com o fermento de Herodes, o Tetrarca daquela época.

O fermento é aquilo que leveda, aquilo que contagia a massa, é aquilo que vem para influenciar. É importante prestarmos atenção, porque o fermento dos fariseus é recheado, primeiro, pela hipocrisia; em segundo lugar, pela maldade; e em terceiro pela incredulidade. Então, temos que nos blindar desses elementos para que não eles estejam presentes em nossa vida.

A hipocrisia é uma tentação terrível para os tempos de ontem e para os tempos de hoje também: é aparentar ser o que não somos, brigar por aquilo que, muitas vezes, realizamos de forma errada, ou viver uma coisa na frente e fazer outras coisas por trás. Toda e qualquer hipocrisia deve ser banida da nossa vida pessoal, porque o fermento da hipocrisia facilmente passa, circula, vai adiante de discursos e falas. Usamos as redes sociais para tantos discursos farisaicos, recheados de hipocrisia, e não tomados pela humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É o fermento da graça que devemos espalhar, e não o fermento da hipocrisia e da maldade
O segundo elemento tão importante é a maldade. Sabe aquela maldade que vem na fala, nas intenções? Muitas vezes, as pessoas vêm com segundas intenções para perto de nós, mas nós não podemos agir assim. O Evangelho nos adverte o quanto ter segundas intenções ou ter intenções maldosas no falar, no agir, no comportar-se diante dos outros faz parte também do elemento farisaico.

O terceiro elemento, tão fundamental, é a incredulidade. Ora, Jesus traz toda essa dinâmica dos acontecimentos, justamente porque os discípulos esqueceram-se de levar os pães, estavam inquietos, preocupados; na verdade, esqueceram-se do que Jesus fez. Esqueceram-se de que Jesus cuidou, esqueceram-se da receita de Jesus, que ensinou como multiplicar e dividir o que nós temos, e nós nos esquecemos da graça de Deus que age em nossa vida.

Não é para nos esquecermos da graça, de nossas responsabilidades nem dos nossos compromissos com a vida, mas, ao mesmo tempo, não é para vivermos a ansiedade, as tensões, as preocupações e inquietações que nos tiram do foco da fé e nos levam para o foco do desespero, do medo, da inquietação e da perturbação.

Fé e confiança em Deus, é isso que temos que fomentar e fermentar no coração e na vida das pessoas. Humildade, sobriedade e submissão ao Senhor Nosso Deus. É o fermento da graça que devemos espalhar, e não o fermento da hipocrisia e da maldade.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: [email protected] – Facebook

Por Canção Nova.

Endereço

Vitoria De Santo Antão
Vitória, PE
55600000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Associação Estadual Comunidade Católica Jesus Misericordioso CCJM posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Associação Estadual Comunidade Católica Jesus Misericordioso CCJM:

Compartilhar

Categoria