Pe. Celso Pôrto Nogueira

Pe. Celso Pôrto Nogueira Sacerdote católico

Nestes dias me voltou à memória este belo canto que aprendi em Roma.
03/10/2020

Nestes dias me voltou à memória este belo canto que aprendi em Roma.

SIAMO IL POPOLO DI DIO "Sebbene molti, siamo un corpo solo" Canti per il XXI Congresso Eucaristico Nazionale Reggio Calabria, 5 - 12 Giugno 1988 Coro polifon...

31/05/2020

Sem o Espírito Santo:
Deus é um ser distante,
Cristo é um personagem do passado,
o Evangelho é letra morta,
a Igreja é uma simples organização,
a autoridade é dominação,
a missão é propaganda,
o culto é evocação,
o agir cristão é uma moral de escravos.

Mas, com o Espírito Santo e no Espírito Santo:
o Universo é elevado e clama pelo Reino de Deus
a presença do Cristo Ressuscitado é reconhecida,
o Evangelho é vida e poder,
Igreja signif**a comunhão trinitária,
a autoridade é um serviço libertador,
a missão um Pentecostes,
a Liturgia é memorial e antecipação do mistério,
o agir humano é divinizado.

(Inácio IV Hazim de Constantinopla)

29/04/2019

"Nos derradeiros capítulos que da 'Subida' nos restam, o Doutor místico, no afã de desapegar a vontade de todo bem criado, ainda que espiritual, traça quadros por vezes humorísticos da devoção de certas boas almas, mais preocupadas com as exterioridades, o aspecto sensível da religião, do que com o mesmo Deus, e que cuidam ser mui piedosas quando na verdade exercitam apenas uma tendência natural, que se aplica às coisas religiosas, como poderia fartar-se igualmente com objetos profanos.
Eis aqui, por exemplo, o devoto de estátuas: preocupa-se com a matéria de que são feitas, a forma, a dimensão, o valor, a colocação que mais agrada; atavia algumas delas com vestes de boneca; confia mais numa do que noutra; toca as raias da idolatria; se porventura lhe tiram a imagem, perturba-se- lhe toda devoção.
Mesmo apego infantil em relação a rosários; querem-nos de tal dimensão e não de outra, de tal cor determinada, preferem um metal a outro, es-colhem tal ou tal ornamento, etc., como se Deus ouvisse mais favoràvelmente a oração feita com este rosário de' preferência àquele.
Outros têm a mania das romarias; nelas procuram aliás mais o recreio que a devoção, e, em virtude do grande concurso de povo, voltam menos recolhidos do que quando se foram.
Ainda mais: “Certas pessoas não se fartam de acrescentar imagens sobre imagens em seu oratório, comprazendo-se na ordem e harmonia com que dispõem tudo, a fim de qúe fique o mesmo oratório bem adornado e atraente. Quanto a Deus não pensam em revéíenciá-lo mais; muito ao contrário, pois o gosto com que se comprazem naquelas figuras pintadas, desviam-nos da realidade viva”.
(Itinerário místico de S. João da Cruz, Pe. Teixeira Leite Penido)

“A liturgia não é ‘o campo do faça-você-mesmo’, mas a epifania da comunhão eclesial”, assegurou o Papa. “Portanto, nas o...
17/02/2019

“A liturgia não é ‘o campo do faça-você-mesmo’, mas a epifania da comunhão eclesial”, assegurou o Papa. “Portanto, nas orações e nos gestos ressoa o ‘nós’ e não o ‘eu’; a comunidade real, não o sujeito ideal. Quando se recordam nostalgicamente tendências passadas ou se querem impor novas, corre-se o risco de antepor a parte ao todo, o eu ao Povo de Deus, o abstrato ao concreto, a ideologia à comunhão, e na raiz, o mundano ao espiritual”, indicou.

A liturgia sagrada é um “tesouro vivo que não pode ser reduzido a gostos, receitas e correntes”, assinalou o Papa Francisco durante audiência concedida à Assembleia Plenária da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, quando tamb....

Fundamental.
29/12/2018

Fundamental.

Em sua catequese nesta quarta-feira, 10 de janeiro, durante a Audiência Geral celebrada na Sala Paulo VI do Vaticano, o Papa Francisco refletiu sobre a importância do silêncio na liturgia da celebração eucarística e convidou os sacerdotes a cuidar desses momentos.

22/08/2017

Semeia, semeador
Em nome do pão da tua casa.
Teu braço não conheça limites.
Estes grãos que espalhas
Se derramarão amanhã
sobre as cabeças de teus netos.

Semeia, semeador
Em nome do miserável faminto
Tua mão não saia do avental
meio vazia.
Um pobre, hoje,
na lâmpada do templo
Derramou seu último óleo
para a colheita de amanhã.

Semeia, semeador
Em nome da hóstia do Senhor
Germes de luz
escapem pelos teus dedos
Em cada uma das espigas
brancas de leite
Madurará amanhã
uma parte do corpo de Jesus.

Semeia, semeia –
mesmo longe dos confins
Como as estrelas
como as ondas, semeia
Que importa se os pássaros
devastam os teus grãos
Em lugar deles,
Deus semeará pérolas.

Enche os sulcos,
fende as férteis planícies
Luzes de ouro
jorrem do ventre da terra.
Vê, o dia escurece
E a sombra do teu braço
Se alonga
sobre os horizontes de estrelas.
(Daniel Varujan - Canto do Pão)

27/03/2017

"Deter-se em colóquio íntimo de adoração, perante o Bom Pastor presente no Santíssimo Sacramento do altar, constitui uma prioridade pastoral altamente superior a qualquer outra. O sacerdote, guia de uma comunidade, deve atuar tal prioridade para não se tornar árido interiormente e não transformar-se em um canal seco, que já nada poderia dar a ninguém.

A obra pastoral de maior relevância decididamente resulta ser a espiritualidade. Todo plano pastoral, projeto missionário, dinamismo na evangelização, que prescindisse do primado da espiritualidade e do culto divino, estaria destinado ao fracasso."
(Santa Sé, Congregação para o Clero, 4-8-2002)

24/03/2017

Por vosso mistério pascal a morte cedeu à vida.
Senhor da Igreja peregrina que busca a ressurreição,
trocai nossa tristeza pelo vosso regozijo,
a nossa angústia pelo vosso júbilo
os nossos conflitos pela vossa paz,
o nosso medo pela vossa tranquilidade,
a nossa dificuldade pela vossa facilidade,
a nossa tensão pela vossa largueza,
o nosso azedume pela vossa doçura,
a nossa confusão pela vossa ordem,
a nossa maldade pela vossa bondade,
a nossa intransigência pela vossa compreensão,
as nossas vinganças pelo vosso perdão,
o nosso legalismo pelo vosso amor,
a nossa insuficiência pela vossa graça,
para que possamos glorif**ar-vos na alegria,
servir-vos na esperança,
alegrar-vos na santidade,
louvar-vos na perfeição,
celebrar-vos na humildade,
dar testemunho de vós,
pelo amor fraternal aos nossos semelhantes
peregrinos da Ressurreição
da herança bendita,
do banquete glorioso
da comunidade celeste
e da bem aventurança.
(Oração maronita)

16/03/2017

Sempre celebro "ad orientem" na matriz da paróquia que sirvo, pois nela o sol nasce na porta da frente. Se eu quisesse restaurar a antiga tradição, pediria ao povo que se voltasse de costas para o altar durante a consagração, olhando também na direção do sol nascente. Mas acho que f**aria um pouco estranho no contexto atual :)
Também celebro sempre, em qualquer lugar, "versus Deum". Pois a prece litúrgica se dirige ao Pai, não ao povo. E o Cristo sobre o altar está também na minha frente após a consagração. Assim como o próprio altar que o simboliza, f**a sempre na frente.
Se eu celebrasse de costas para o povo, a única coisa que mudaria é que eu impediria a assembleia de contemplar o Cristo sobre o altar, me interpondo entre ambos. O que acho desnecessário, pouco pedagógico e pouco pastoral.
A meu ver, no fundo da falsa dicotomia "versus Deum"/"versus populum" com que é lida a localização do padre na missa, está um outro problema, esse sim bem real: o do padre exibicionista, que procura ser o centro da atenção ao invés de Cristo. Mas isso pode acontecer em qualquer posição do altar ou do padre. Restaurar desusos não resolve nada, antes poderia ser até contraproducente.

11/12/2016

Canto greco-ortodoxo: Cristo ressuscitou.

18/10/2016

Aprecie 8 imagens mais antigas de Nossa Senhora, a Virgem Maria!

Endereço

Vila Velha, ES

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Pe. Celso Pôrto Nogueira posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar