27/09/2023
Não, Umbanda não se dá passe!
Mesmo com o costume do umbandista insistir nisso, não é da Umbanda tal ato!
As culturas africanas e indígenas não possuem um pensamento de troca de energia e sim de atração/afastamento de espíritos que agem a favor ou contra a pessoa acompanhada. O passe, somente com o uso dads mãos, em nada tem a ver com a cultura afro-indígena.
Religião de matriz africana trabalha com magia e isso é diferente de mágica. Mágica é ilusionismo. Nós não inventamos nada. Muitas vezes um simples recurso como a água, se manipulado e rezado de forma correta, tem o poder de deslocar forças.
Para deslocar forças é necessário o uso de elementos encantados, dos quais o espírito sentirá agraciado pela oferta. Isso se dá pela fumaça do ca****bo, guia, ervas, água, velas, p***s, pemba, pólvora, tecidos entre outros, acompanhados de barulhos, cantos, danças, estralar de dedos, rezas e todo movimento baseado na cultura da entidade, para atrair/espantar o espirito na vida de uma pessoa.
A atração de espíritos que invocamos, na Umbanda, necessita de elementos para manifestar. Eles não chegam do nada e vão para o nada. Para invocar uma entidade ou espírito pracisa moyo.... e esta força está no que é palpável como o congá, a tronqueira, os elementos da natureza, o abraço, o toque no tambor, a vela acesa, o pó da mpemba, a guia no pescoço, o sininho batendo, as palmas, os cheiros das comidas, as pulseiras nos brancos das mulheres e tantos outros elementos para que os espíritos reconheçam aquele espaço como comunidade de manifestação.
Exu não dá passe, assim como nenhum espírito de Umbanda o faz. O contato que devemos ter, com uma entidade de Umbanda é de aconselhamento, conversa, orientação, festa ou trabalhos envolvendo elementos encantados.
Descarrego, na Umbanda é com fundanga, bate-folhas, banho de ervas, sakulupemba. E isso se faz fora das giras. Porém, uma entidade pode fazer um descarrego, da sua forma., mas nunca será com o uso somente das mãos.
Por isso há elementos como roupas, guias, chapéus, pulseiras, capas, saias, punhais, ca****bos, laços e outras infinitas coisas usadas na Umbanda, para serem estes, objetos para descarrego de espíritos indesejados. Tem também o descarrego via transporte, mas isso é assunto para outro post.
Quando a troca de energia é feita só com as mãos, não é descarrego, logo, não é prática de Umbanda!