16/08/2021
SÃO ROQUE NÃO É OBALWAYE
Nossos antepassados sofreram para hoje podermos cultuar os nossos Orixás e não os santos católicos
Nada contra,gosto muito de São Roque mas,cultuo Obalwaye.Omulu , já é uma outra dinvidade.Filho de Olu ,nascido na cidade de Tupá.
Quando possível, leiam depoimento de Mãe Stella de Oxóssi, acerca de sincretismo.
Vou transcrever um pedacinho do texto;
"Naquele tempo, ser da Igreja Católica era ter status, porque quem mandava era o branco e o catolicismo era a religião do branco. Daí foram fundadas as irmandades, como a do Rosário dos Homens Pretos, a Irmandade da Barroquinha e outras mais, onde a mulher negra podia fazer os seus cultos. Era proibido adorar os orixás. Quem era espiritualizado precisava encontrar qualquer coisa espiritual para se apegar e foi por isso que surgiu o sincretismo, quando se faziam as coisas meio mascaradas. Se adorava o orixá de uma forma velada, como se estivesse cantando para os santos. E o negócio foi tão seguro que, atualmente, nós já estamos livres, mas temos tido muito trabalho para o povo de orixá se conscientizar da importância do orixá, da força e da energia. O orixá é uma coisa independente de qualquer outra crença, como qualquer outra crença é independente do candomblé. Então, o bom e o bonito é que cada um se fixe na sua crença, nos seus símbolos, na sua energia e não precise se segurar no outro para mostrar potencialidade."
É por esse e por outros motivos que precisamos valorizar nossa religião e cultuarmos nossos vodunces,inkisis ,Orixás, não precisamos mais pegar carona em outras culturas e disfarça a nossa fé .
Obalwaye é Obalwaye,São Roque é São Roque, São Lázaro e São Lázaro
Para quem ama os dois,ótimo, Nossa forma de expressar a fé é livre.
Vamos entender;
Roque de Montpellier (c. 1295 – 1327) é um santo da Igreja Católica Romana, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos, cirurgiões, e dos cães. É também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas(fonte Wikipedia). Enquanto, Obalwaye( rei senhor da terra),cultuado na Nigéria é um Orixá ,assim como Xapanã ou Sapata é outro e Omolu outra dinvidade
É preciso pesquisar,estudar história,entender dinastia dos países onde essas dinvudades são cultuadas para depois ,poder emitir opinião com base reais historicas sem "achismos"
Estamos em pleno século XXI NÃO PRECISAMOS NOS ESCONDER, NÃO PRECISAMOS VALIDAR NOSSAS DIVINDADES APOIANDO SE EM OUTRAS
Quem cultua ambos,nada contra,EU CULTO ORISA
IYA OfáTunji