Tornou-se necessário, então, criar uma nova Paróquia ao atendimento da comunidade em pleno desenvolvimento. Inicialmente, esta nova paróquia valinhense seria em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, santa de devoção da maioria dos moradores. Contudo, como seria instalada no Centro do bairro, em terreno doado para esta finalidade na Rua Sumaré, houve uma pressão por parte das transportadoras para qu
e o santo padroeiro fosse, então, São Cristóvão (o mesmo que denominava o bairro e protetor dos motoristas). Dom Paulo de Tarso Campos, que era arcebispo metropolitano de Campinas, conheceu a divisa da futura Paróquia e, num encontro com os moradores, teria dito: "A imagem não tem muito significado, o importante é a Eucaristia, é o Cristo, como ponto principal da comunidade". Depois disso, a Paróquia São Cristóvão foi instituída canonicamente em 6 de junho de 1966, em ato subscrito pelo Cônego Haroldo Niero, chanceler do arcebispado de Dom Paulo de Tardo Campos. Neste foi desmembrada as Paróquias de São Sebastião e Santana, deixando sob a responsabilidade da nova Paróquia os bairros Santa Rosa, Bom Retiro, Ortizes, Ponte Alta, São Cristóvão, São Jorge, Santo Antônio, Planalto, Progresso, Santa Escolástica e Country Club. Juntos, os bairros abrangiam 50% do território da cidade, com a maior extensão rural de todas as paróquias. Também em 6 de junho de 1966 o padre Benedito Pessoto fez o lançamento da pedra fundamental da futura igreja. Depois, numa capela medindo 9 x 4,5 metros, em condições precárias, com goteiras e rachaduras, tomou posse em 29 de janeiro de 1967 o primeiro pároco amovível, Décio Maróstica.