22/09/2020
A mesa está posta!
As melhores memórias afetivas que tenho estão relacionadas à mesa. Registramos por meio dos órgãos dos sentidos: olfato, audição, visão, tato, paladar, lembranças que levamos para o resto da vida. Uma das boas lembranças que tenho de infância, é de minha família reunida em torno da mesa. À mesa, além das refeições, havia gratidão, conversas entrecruzadas, risos, tilintar de copos e talheres, partilhas de diversas naturezas, e a cadeira cativa de meu pai, que sem a sua presença e oração, ninguém ousava dar a largada. Não havia pressa de deixar a mesa. Boas lembranças de infância! A mesa é lugar de nutrição, comunhão, fortalecimento das forças físicas, emocionais e relacionais. A mesa é emblemática. A mesa é sagrada, lugar de família, irmãos e amigos. Por isso, no começo do cristianismo a reunião em torno da mesa e as refeições eram práticas continuas. Deus colocou em sua igreja nutrientes necessários para o sustento e desenvolvimento espiritual: palavra, oração, pessoas, tradições, dons, talentos, amizades, dentre outros. O culto é uma das oportunidades de mesa posta. Participe da celebração de sua igreja. A mesa está posta e você está convidado! Você precisa alimentar-se para fortalecido enfrentar o que está vindo por aí. O seu lugar está vazio, você tem lugar à mesa. Em breve deixaremos definitivamente esses lugares para tomarmos assento à mesa do banquete eterno.
“Agora eu os aconselho a comer algo, pois só assim poderão sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo sequer”. Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos. Então o partiu e começou a comer. Todos se reanimaram e também comeram algo.”
Atos 27:34-36.
Pr. Onésimo F. da Silva