Ilé Àṣẹ Alaketu Ọdẹ Igbó

Ilé Àṣẹ Alaketu Ọdẹ Igbó Casa de Candomblé Ketu, fundada em 1998 sob a direção religiosa da Ìyálóòrísá Valda T'Ode.

Água de OSALA 2024Epa Orisa ooo!!!
17/02/2024

Água de OSALA 2024
Epa Orisa ooo!!!

   with    Se você é aquela pessoa que se abarrota de problemas que não são seus, você precisa MUITO de Exu na sua vida....
14/01/2024

with Se você é aquela pessoa que se abarrota de problemas que não são seus, você precisa MUITO de Exu na sua vida.

⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️Atenção: essa semana não teremos sessão pública!
14/01/2024

⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
Atenção: essa semana não teremos sessão pública!

KÉRÉSÌMESÌ – O NATAL E OS CANDOMBLECISTASO Natal há muito tempo deixou de ser unicamente uma data comemorativa dos catól...
24/12/2023

KÉRÉSÌMESÌ – O NATAL E OS CANDOMBLECISTAS

O Natal há muito tempo deixou de ser unicamente uma data comemorativa dos católicos. O Natal é uma data consagrada pela cultura brasileira como um dia de confraternização, de união familiar.

Desde o período da colonização africana pelos europeus, povos como o yorùbá já tinham contato com a Religião Cristã. Já tinham sido apresentados a Jésù (como os povos yorubanos chamam Jesus) e a Ẹ̀là (o paralelo como entendiam o Espírito Santo).

Kérésìmesì é como os yorùbá chamam o Natal. A festa católica nunca foi incorporada como rito nos Cultos Tradicionais Africanos, nem no Candomblé brasileiro. E nem precisa ser, em que pese a força do sincretismo surgido em nosso país.
Basta saber a origem da Festa e o sentido religioso. Basta entender.

Mas por que rejeitar? Não podemos nos portar como os fundamentalistas que proíbem seus filhos de comer doces no dia de Cosme e Damião, ou que boicotam o acarajé. Esses também são exemplos válidos de compartilhamento cultural. Não de unificação ritual.

Candomblecistas, judeus, muçulmanos, budistas e tantos outros religiosos que vivem aqui, entendem a força e a vastidão da nossa cultura. Quem não deseja “Um Feliz Natal”? E por que não desejar, já que o Natal também possui um significado de paz, harmonia, esperança?

Afinal, paz (àlàáfíà), harmonia (ìrẹ́pọ), esperança (ìrètí), não são desejos apenas dos cristãos. São também dos candomblecistas e de todos aqueles cuja religiosidade deve valer a pena.

Natal é uma época de lembranças boas, nas quais rememoramos momentos felizes que passamos com nossos parentes, amigos e entes queridos. Isso só pode agradar aos nossos ancestrais (ésà).

Se os parentes têm credos diferentes, que o Natal sirva como exercício de tolerância, como exemplo de boa convivência. Que então, se for necessário, nem se fale de religião. Mas se pratique a solidariedade, a superação e a união das famílias.

Ẹ kú Kérésìmesì ! Bom Natal ! Que seja um momento de paz aos brasileiros de qualquer credo!

Márcio de Jagun

Registros do Ajodun pelas lentes do .fotos
12/12/2023

Registros do Ajodun pelas lentes do .fotos

28/11/2023

Endereço

Rua João Limírio Dos Anjos, 117
Uberlândia, MG
38400-458

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Àṣẹ Alaketu Ọdẹ Igbó posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria