25/12/2025
:
Natal e Ano-Novo
não serão mais os mesmos, Pai.
Como celebrar, se neste momento o seu corpo repousa sob a terra, cumprindo o ciclo que a própria vida impõe?
Como sorrir, se o coração ainda chora?
Não terei mais os seus conselhos serenos, nem a sua palavra firme carregada de sabedoria.
Não terei mais o seu ombro amigo, nem o olhar que acalmava minhas dúvidas.
Quem me orientará quando eu vacilar dentro do ilê?
Quem me aconselha nos momentos difíceis, quando os problemas parecerem maiores que minha força?
Quem me dirá, como o Senhor sempre dizia, que eu sou capaz, que eu consigo, que devo seguir em frente?
Dói, Pai…
Dói saber que não mais encontrarei o Senhor em matéria, que não mais ouvirei sua voz, que não mais poderei vê-Lo com os olhos do corpo.
E então me pergunto:
como comemorar o Natal, como atravessar o Ano-Novo, se o luto ainda é tão grande e recente?
Como celebrar a vida, quando a saudade grita tão alto dentro de mim?
Ainda assim, confio que o Senhor agora caminha nos braços do sagrado, junto aos ancestrais, velando por nós de outro plano.
E que sua sabedoria, mesmo no silêncio, continuará me guiando.