21/05/2016
Orientações
Orientações Práticas para o Jubileu das Famílias
Caríssimo (a) irmão (ã),
Graça e Paz
Em virtude do Jubileu da Misericórdia da Diocese de Uberlândia - o Jubileu das Famílias - a realizar-se na próxima quinta-feira, 26, a partir das 15h na Praça do Santuário Diocesano N. Sra. Aparecida em Uberlândia, para uma melhor e fecunda participação dos fiéis orientamos o que segue:
1 - A missa será campal. Não haverá cadeiras para todos. Para os idosos iremos disponibilizar o interior do Santuário.
2 - Na noite anterior, procure descansar bem, bem como na manhã de quinta-feira.
3 - Alimente-se antes de sair de casa, mas coma algo leve e de fácil digestão. Traga na bolsa frutas.
4 - Teremos distribuição de água. Traga sua garrafinha.
5 - A meteorologia prevê um dia de sol. Portanto, vista uma roupa leve, calce um tênis, traga sua sombrinha e seu boné.
6 - Passe protetor solar.
7 - O Jubileu das Famílias será o Jubileu da Misericórdia da Diocese de Uberlândia. Portanto, a festa é nossa; é sua. Venha com toda a animação possível do seu coração e com muita fé e solidariedade cristã.
8 - Auxilie idosos, crianças e enfermos. A festa é sua. Zele por ela.
9 - A concentração será a partir das 15h - 3 horas da tarde -. A Missa terá início às 16h - 4 horas da tarde.
10 - Depois da missa, haverá uma procissão até a Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus. Lá, receberemos a benção solene do Santíssimo.
OBSERVAÇÃO:
Essa procissão é a única em que o Corpo de Cristo sai pelas ruas das cidades para ser adorado publicamente. Desde o século XIII (Treze).
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).
Portanto, Você, como católico e cristão, não pode deixar de participar. Será um momento de evocar a Misericórdia do Senhor por todos nós: pelo Brasil, pelo mundo, pela Igreja e, sobretudo, por sua família.
Homenagear Jesus e honrá-lo em tempos tão difíceis como esses que estamos vivendo é um dever do cristão. E mais: é um privilégio. Ainda mais quando tentam transformar um feriado tão importante para a fé católica e a piedade popular em ponto facultativo.
Meu irmão e minha irmã, chegou o momento de demonstrar que sua fé é capaz de vencer barreiras e transportar montanhas. Convide seus famíliares, parentes e amigos e venha estar de pé e de joelhos diante do Único e Verdadeiro Deus Vivo e Ressuscitado na Hóstia Consagrada.
Venha celebrar a fé conosco.
Fraternalmente,
Pe. Claudemar Silva
___________________________
Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia-MG.