15/12/2024
Mensagem de Final de Ano
Não é apenas hora de agradecer, porque já somos gratos. Exercitamos essa gratidão semanalmente em nossos encontros, onde agradecemos a oportunidade de estarmos juntos, celebrando e nos religando aos nossos Orixás, Guias e Mentores. Há cinco anos, desenvolvemos este trabalho de assistência espiritual, guiados pela humildade e pela fé — as maiores forças de nossa religião.
Gostaríamos, mais uma vez, de agradecer aos que compartilham conosco em cada sessão e a cada evento na casa. Saibam que, intuídos pela espiritualidade e atentos a todos que se manifestam — compreendemos a importância de merecer esse carinho e essa força, da presença de todos que nos procuram.
Reflexão sobre Intolerância e Reconhecimento
Enquanto os olhos do mundo se voltam para países onde conflitos religiosos condenam milhares à morte e à miséria, no Brasil, vemos outro tipo de batalha: a perseguição à nossa fé por parte de setores religiosos intolerantes. Somos muitos, mas ainda carregamos o peso do preconceito.
Muitos não admitem nossas raízes espirituais. Somos espíritas, espiritualistas, simpatizantes, "com o pé na cozinha", ou até aqueles que frequentam terreiros em segredo. Quantos já choraram aos pés de um preto-velho, tomaram um passe de um caboclo ou pediram a ajuda de uma Pomba Gira, mas preferem se calar sobre isso?
Ao esconder nossa fé, colaboramos para a proliferação da intolerância. Se você já esteve em uma casa de caridade de matriz africana, foi atendido e abençoado, por que não admitir isso? Por que não falar bem e reconhecer que essas casas são de Deus e que ali encontramos o verdadeiro amor ao próximo, de forma incondicional?
Deus não tem religião. Ele nos vê de maneira igual e nos coloca neste plano para aprender e exercitar as palavras de seus mentores.
Desejo para 2025, que, os fundamentos das religiões de matriz africana faça parte da sua vida (caridade, amor, humildade, respeito, fraternidade...)assim como:
O sol de Oxalá ilumina o firmamento.
As águas de Mãe Oxum e Iemanjá banham e purificam.
Os ventos de Iansã refrescam e afastam todo o mal.
Que possamos estar unidos:
Pelo som dos atabaques.
Pela fumaça dos defumadores, pelos passes dos nossos Caboclos e fumaça dos ci****os e charutos dos Exus.
Pela sabedoria e humildade de nossos pretos velhos, grades sábios.
Pela alegria das crianças.
Pelas doces gargalhadas de nossas Pombas Giras.
Que continuemos sendo UM: cada um em sua BANDA, mas todos numa mesma FÉ! Boas festas e um feliz novo ciclo com 365 dias de oportunidades!!!