Ylê Égbè t Omolokô t Omolu t Yansã

Ylê Égbè t Omolokô t Omolu t Yansã Diário de uma casa de Omolokô, consultas,jogos, giras, eventos, projetos sociais! De tudo que se encontra numa casa de santo, com a bênção de Omolu e Yansã!

02/12/2025
Omolokô significa:Omo: Filho e Loko, que aludiria à árvore Iroko e resultaria em Filhos da Gameleira Branca.De acordo co...
01/05/2025

Omolokô significa:

Omo: Filho e Loko, que aludiria à árvore Iroko e resultaria em Filhos da Gameleira Branca.

De acordo com a versão de Tancredo da Silva Pinto,Tatá Ti Inkice, pai de santo de Angola, no livro Culto Omolokô - Os Filhos de Terreiro, de Ornato José da Silva:

Omo: filho e Oko: fazenda ou zona rural, na qual esse culto, por conta da repressão policial então existente, seria realizado desde a remota época da escravidão.

Por fim, pode-se ainda relacionar o significado da palavra Omolokô também ao Orixá Okô, da agricultura, que era cultuado nas noites de lua nova pelas agricultoras de inhame.

Ainda hoje existem as denominações de terreiro e roça para os locais em que os cultos afro-brasileiros são realizados. Nesse culto os orixás possuem nomes yorubá (nagô) e seus assentamentos são similares aos do Candomblé.

Há práticas rituais e de culto aos orixás, Caboclos, Pretos-velhos cultivados também na Umbanda.
A diáspora dos orixás cultuados no Omolokô é a mesma utilizada pelo Candomblé e sua organização dogmática o faz diferir também por isso da Umbanda que os cultua em número menor e de forma majoritariamente sincrética.

Há quem defina ERRONEAMENTE o Omolokô como uma mistura de Umbanda e Candomblé. Omolokô é uma nação coirmã a angola!

Pesquisas mais recentes aludem o termo Omolokô ao povo Loko, que era governado pelo rei Farma, no sertão de Serra Leoa. Ele teria sido o rei mais poderoso entre todos os manes. Sua cidade chamava-se Lokoja e se localizava à margem do Rio Mitombo, afluente do rio Benue, que por sua vez, é afluente do grande rio Níger.

Lokoja ficava próxima do reino Yorubá. O povo Loko também era conhecido pelos nomes de Lagos, Lândogo e Sosso. O nome Loko foi primeiramente registrado em 1606. Também há registro desse povo com o nome de Loguro. Os Lokos viveram até 1917 a oriente dos Temnis de Scarcies. De acordo com pesquisas realizadas, a tribo Loko estava divida em outras menores ao longo dos rios Mitombo, Bênue e Níger e no litoral de Serra Leoa. Em 1664, o filho do rei Farma foi batizado com o nome de D. Felipe. Evidentemente torna-se claro que o principio da sincretização afro-católica já acontecia na África antes da vinda dos africanos ao Brasil. Acredita-se que a tribo Loko pertencia a um grupo maior chamado Mane e que alguns de seus integrantes vieram escravizados para o Brasil e formaram o Omolokô.

29/04/2025

Última terça do mês de Ogum, agradecer sempre e rogar a Ogum que leve toda quizila, toda demanda, todo vento contrário, que sua espada quebre todo ajé, todo kamburuku, que Ogum siga abrindo nossos, caminhos, lutando a nosso lado nas nossas batalhas pessoais e vencendo nossas demandas!!!
🎵Eu não seria nada.. senão fosse Ogum, para abrir a minha estrada...🎵

29/04/2025
Futuro do Asé!!!
13/04/2025

Futuro do Asé!!!

Ame Exu em praça pública ♥️🖤Ele te observa nos olhos do mais pobre,E seu riso se alarga em ver Que você o olha com digni...
13/04/2025

Ame Exu em praça pública ♥️🖤
Ele te observa nos olhos do mais pobre,
E seu riso se alarga em ver
Que você o olha com dignidade,
Não se esconde envergonhado com sua vaidade
Porque nele também enxerga você.

Ame Exu na frente dos falsos moralistas,
Dos conservadores,
Dos incrédulos,
Dos mentirosos e manipuladores
Mostre que se Exu não te manipula,
Ninguém mais é capaz de fazê-lo.

Ame Exu quando tiverem medo dos chifres e tridentes,
Quando se benzerem na sua frente,
Quando sussurarem pelos cantos
Que você não é bom.
Entenda que é o mesmo que Dele dizem,
E que Sua política é a verdade que não se esconde,
Nasce incontrolável como o sol no horizonte,
E inatingível como o pássaro que mais alto voa.

Exu é ordem e trabalho,
E aqueles que tem medo disso,
Não entendem que o caos é o início
Do qual toda vida ecoa.

Ame Exu em praça pública,
Como se o visse em uma pessoa.

Thais de Oyá

Espiritualidade africanaNa espiritualidade africana, honramos os ancestrais. De fato, os ancestrais não estão mortos (po...
13/04/2025

Espiritualidade africana

Na espiritualidade africana, honramos os ancestrais. De fato, os ancestrais não estão mortos (porque o que é chamado de morte não existe realmente na África). Na espiritualidade africana, a vida após a morte existe. Um ancestral é, portanto, um ser que não morreu na realidade, mas que simplesmente passou por uma mudança de Estado (do estado físico visível a todos para um estado espiritual) depois de passar pela morte (que é simplesmente a Passagem deste mundo físico para o mundo). o mundo onde o criador está localizado) e depois de ser justificado e santo no além (depois de ter sofrido a prova do julgamento divino).

Os ancestrais são um com o criador e são nossos intercessores (filhos condutores) com o criador. Os ancestrais são, portanto, os ressuscitados vivos que retornaram ao criador no além. Como os ancestrais não estão mortos, mas vivendo deificados no além, os africanos fazem rituais e cerimônias para conversar com eles, receber suas notícias ou falar com eles para que falem por eles com o criador.

Quando há uma grande reunião de famílias ou grandes decisões familiares, etc. os ancestrais das linhas familiares costumam ser adotados para testemunhar reuniões familiares, nascimento, etc. Solicitamos a opinião deles, consultamos ou eles são solicitados interceder pela família com o criador, etc. Às vezes, para fazer essas cerimônias, às vezes usamos relíquias (objetos que pertencem aos mortos em sua vida) ou partes de seus ossos (guindaste, ossos, etc.) que são mantidos preciosamente pela família.

Os europeus deram a esses rituais o nome de "adoração aos ancestrais" ou "culto aos mortos", demonizando todas essas práticas.
E, no entanto, no cristianismo, aqueles que os cristãos chamam de santos, ou seja, são Paulo, São Pedro, São Luís, São Joana d'Arc, Santa Rita ou Santa Teresa do menino Jesus, etc. Eles não são seus ancestrais que viveram e estão mortos e consideram passado no além, e intercedem por eles ao Senhor?

Não são esses santos que eles chamam ou consultam, fazendo orações de cerimônias, jovens, novenas etc.
O que os africanos chamam de ancestrais, é o que os cristãos chamam de santos!!
Mas quando um africano faz esses rituais, invocando seu ancestral (sua bisavó por exemplo) usando o guindaste (Relíquia) desse ancestral para fazer cerimônias, todos gritam automaticamente: "Diabo!", "Bruxaria !!", "Satanismo !! "etc ..

Os cristãos também fazem as mesmas cerimônias com seus antepassados (que eles chamam de santos), mantendo suas relíquias (ossos, guindaste) etc. Para fazer rituais. Mas quando eles fazem isso, por que ninguém diz que é, ou satanismo, ou bruxaria, mas uma "cerimônia santa e sagrada do Senhor
Como podemos ver, as chamadas religiões reveladas plagiaram a espiritualidade de nossos ancestrais ao demonizá-la.

Portanto, esses rituais são considerados diabólicos e bruxaria quando os africanos que os praticam e tornam-se rituais sagrados quando esses mesmos rituais são encontrados e praticados nas chamadas religiões de revelação (cristã etc)!!!

Meditar !!! Ingeta 🙏🏽🌻

(Mfumu Kimbangu)

Endereço

Rua Das Amendoeiras
Três Rios, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ylê Égbè t Omolokô t Omolu t Yansã posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ylê Égbè t Omolokô t Omolu t Yansã:

Compartilhar