18/10/2021
Hoje é dia 18 de outubro, dia do Médico! E quero, rapidamente, refletir sobre essa afirmativa de Abel Salazar:
"O médico que apenas sabe de Medicina, nem Medicina sabe."
Quer saber quando você está de frente com um bom médico? Observa a forma como ele trata você. "Isso é lógico, Bruna. Até nas nossas relações cotidianas é assim." Acredite, essa afirmação precisa ir além.
Na faculdade aprendemos a importância do fortalecimento da relação Médico x Paciente e o quanto ela impacta a nossa vida profissional. É essa relação que desenvolve ou não a confiança daquele que confia sua vida em nossas mãos.
A humanização do relacionamento Médico x Paciente vai afiar a nossa visão, nos possibilitando enxergar esse paciente como um todo e não apenas como uma enfermidade. As vezes, parece até clichê dizer que "todo paciente é o amor da vida de alguém", mas essa é e continua sendo a mais pura verdade. Por isso, apenas o conhecimento não basta.
Hipócrates ia além em suas definições: "Curar quando possível, aliviar quase sempre, consolar sempre”.
As vezes, o médico não vai conseguir curar, mesmo com todo o conhecimento construído (que é de suma importância), ainda não será suficiente. Entretanto, o manejo da situação, o seu co***lo, seu abraço, a sensação de que deu o seu melhor ou até mesmo que foi um bom ouvinte farão a diferença. Essas atitudes precisam sim fazer parte do nosso dia-a-dia de profissão.
Um médico que eu admiro me contou que certa vez um paciente entrou angustiado em seu consultório e, após todo o atendimento, suspeitou se tratar de uma enfermidade que não estava na sua alçada de conhecimento. No entanto, ele dedicou parte do seu tempo para ouvi-lo e ali o encaminhou. Ao final do dia, ao ir embora, recebeu a informação de que aquele mesmo paciente tinha feito um elogio ao seu atendimento, dizendo o quanto se sentiu bem recebido e que aquele médico era bom. Seu coração se encheu de alegria. Pequenos gestos ainda fazem a diferença.
Engana-se quem pensa que não precisa de equilíbrio entre o saber e o amar. Consolar também é Medicina, ouvir também é Medicina. Ser empático também é Medicina.
Continua nos comentários...