15/09/2025
Décima Assembleia Diocesana do Conselho dos Cristãos Leigos e Leigas.
Sábado, 13 de setembro de 2025, na Casa de Oração, em Teófilo Otoni, realizou-se a 10ª Assembleia Geral Ordinária e Eletiva do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas.
A Assembleia reuniu representantes Leigos(as) das diversas paróquias da Diocese, os seminaristas Gustavo de Oliveira e Richard Renan, as Religiosas Ir Creuza, Ir Adiles e Ir Lúcia, os presbíteros Pe Manoel, Pe Núbio, Pe Warley, Pe Alex, Pe Erivelto, Frei Clero e o Pe Igor coordenador de pastoral da Diocese que participou da abertura da Assembleia.
Foi refletido o tema *“Cristãos Leigos e Leigas, semeadores de esperança” e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).*
A reflexão do tema e lema contou com a colaboração do assessor Professor Cesar Augusto Kuzma, por videoconferência.
Foi realizada a apresentação da síntese do documento final do Sínodo, pelo tesoureiro-geral do CNLB Nacional, Adriano Massariol.
Durante a Assembleia, os participantes viveram momentos de fraternidade, oração e celebração, além de participarem do processo eletivo para a composição da nova Presidência (2025-2028).
A presidente Vanda Ferreira Lopes encerrou seu mandato como presidente do CNLB Diocesano, e foi empossada a nova Presidência:
José Marcos Nascimento Magalhães - Presidente
Claurecir Marcos de Calais - Vice Presidente
Marilene Santos Farias - Secretária
Maraísa Bispo Soles - Secretária Adjunta
Silvana Mendes de Jesus - Tesoureira
Doreniz Pinheiro de Oliveira - Tesoureira Adjunta.
O encerramento foi marcado pela Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Wagner Vaz, que realizou o envio da nova Presidência e de todos participantes para a missão em suas respectivas comunidades.
Deus abençoe a todos que colaboraram e participaram da assembleia.
Texto: Marilene (Bia) - Secretaria
Fotos: Yago Arcanjo