29/01/2026
Seminaristas da Diocese de Teófilo Otoni, das etapas do Discipulado (Filosofia) e da Configuração (Teologia), participaram da IV Ação Missionária Diocesana com Seminaristas, realizada pela Diocese de Araçuaí, na Paróquia São José, na cidade de Caraí–MG, contando com a presença de seminaristas e padres de diversos lugares, de perto e de longe.
Com o tema do profeta Isaías, “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), a Ação Missionária buscou expressar uma Igreja em saída, que vai ao encontro de Jesus presente nas casas e nas comunidades de fé, levando uma mensagem de esperança e, ao mesmo tempo, deixando-se renovar por ela. A missão teve início no dia 15 de janeiro, com a missa de abertura presidida por Dom Geraldo, bispo da diocese que sediou a Ação.
Entre os dias 16 e 18, além de uma noite cultural, os seminaristas participaram de momentos formativos, com a presença de Sônia Gomes de Oliveira, secretária executiva da Comissão Justiça e Paz e membra da equipe de animação do Sínodo. No dia 18, após o almoço, foram enviados às comunidades locais, onde permaneceram até o dia 23, vivenciando momentos ricos de fé, conhecendo a realidade de cada comunidade, com boa acolhida e conversas que evangelizam.
No sábado, dia 24, pela manhã, aconteceu a avaliação da missão dos seminaristas, com partilha de pontos positivos e desafios, contribuindo para o aprimoramento das próximas edições. À tarde, participaram também da avaliação com os leigos envolvidos na V Ação Missionária com os Leigos na diocese.
As duas Ações Missionárias foram concluídas com uma caminhada e a celebração da Santa Missa, às nove horas da manhã, com a participação de todo o Povo de Deus, das comunidades que acolheram os missionários e também do povo da cidade, expressando a unidade, a fé partilhada e os frutos da missão vivida.