Seminário Diocesano Santo Antônio

Seminário Diocesano Santo Antônio Fan Page do Seminário Santo Antonio, da Diocese de Taubaté / SP Gustavo Sampaio.

O Seminário Diocesano Santo Antônio foi fundado por Dom Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, o primeiro bispo da Diocese de Taubaté em 20 de fevereiro de 1910. Havia pouco mais de dois meses da posse de Dom Epaminondas e este já se preocupou com a criação do Seminário a fim de que sua imensa Diocese pudesse ser provida de santos e bons pastores. Assim, no sobrado localizado a Avenida Tyndal (hoje Gr

anadeiro Guimarães) pertencente a Ordem Terceira de São Francisco, foi instalado o Seminário Menor da Diocese de Taubaté dedicado à Santo Antônio. O primeiro reitor foi o revdmº Frei Bernardino de LaValle que juntamente com outros capuchinhos e dois leigos, os irmãos Euzébio e Gastão Câmara Leal, tiveram uma turma inicial de vinte e quatro rapazes. De 1912 a 1920 a reitoria do Seminário esteve com os padres diocesanos, de 1920 a 1924 a direção passou para os padres do Sagrado Coração de Jesus que vinham da Alemanha a pedido de Dom Epaminondas. Em 1924 o Monsenhor Aníbal de Melo assume a reitoria e desde então somente padres diocesanos ocupam a reitoria da casa. Hoje, o Seminário Diocesano Santo Antônio abriga os alunos do Curso de Teologia sob a reitoria do Pe.

Presidiu a Eucaristia ontem em nosso seminário, o nosso bispo diocesano Dom Wilson Luíz Angotti Filho
18/06/2026

Presidiu a Eucaristia ontem em nosso seminário, o nosso bispo diocesano Dom Wilson Luíz Angotti Filho

No próximo dia 26 de junho, às 19h30, o Seminário Diocesano de Taubaté celebrará mais uma Santa Missa Vocacional, um mom...
15/06/2026

No próximo dia 26 de junho, às 19h30, o Seminário Diocesano de Taubaté celebrará mais uma Santa Missa Vocacional, um momento especial de oração pelas vocações sacerdotais, religiosas e por todos aqueles que buscam discernir a vontade de Deus em suas vidas.

Após a celebração, teremos uma animada confraternização com o tema de Festa Junina, proporcionando um momento de alegria, convivência e fraternidade entre seminaristas, familiares, benfeitores e toda a comunidade. Venha participar conosco deste momento de fé e partilha. Esperamos por você!

Na noite do último dia 12 de junho, o Seminário Diocesano de Taubaté esteve presente na Paróquia de Santo Antônio do Pin...
13/06/2026

Na noite do último dia 12 de junho, o Seminário Diocesano de Taubaté esteve presente na Paróquia de Santo Antônio do Pinhal para a celebração da Santa Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus, reunindo fiéis em um momento de fé, oração e comunhão.

A celebração foi presidida pelo Padre Luiz Gustavo, reitor do Seminário Diocesano de Taubaté, com a concelebração do Padre Celso Luiz Longo, pároco da paroquia. A homilia foi conduzida pelo Padre Marcelo Henrique, que refletiu com os fiéis sobre o amor misericordioso do Coração de Jesus,a busca dos motivos para se perseverar no caminho. Foi uma ocasião especial de espiritualidade e fraternidade, na qual seminaristas, sacerdotes e a comunidade puderam juntos render louvor ao Coração de Cristo, fonte inesgotável de amor e salvação.

Hoje, 13 de junho, celebramos o dia do glorioso Santo Antônio, excelso padroeiro de nosso Seminário Diocesano. Neste dia...
13/06/2026

Hoje, 13 de junho, celebramos o dia do glorioso Santo Antônio, excelso padroeiro de nosso Seminário Diocesano.
Neste dia de festa, suplicamos a intercessão deste grande Santo por toda a Igreja, especialmente pelas vocações.

Santo Antônio, rogai por nós!

O ITEFISC  promoveu hoje um fraterno encontro, iniciado com a celebração da Santa Missa neste dia em memória a São José ...
10/06/2026

O ITEFISC promoveu hoje um fraterno encontro, iniciado com a celebração da Santa Missa neste dia em memória a São José de Anchieta e concluído com um momento de confraternização.

A ocasião reuniu seminaristas, religiosos e formadores em um ambiente de convivência, partilha e comunhão, fortalecendo os laços fraternos e renovando o espírito de unidade entre aqueles que se dedicam ao serviço da Igreja e à formação para a missão.

Neste dia especial, unimo-nos em oração e ação de graças pelo aniversário do seminarista Pedro Emanuel, que atualmente s...
07/06/2026

Neste dia especial, unimo-nos em oração e ação de graças pelo aniversário do seminarista Pedro Emanuel, que atualmente se encontra no 2º ano de Filosofia.

Agradecemos a Deus pelo dom de sua vida e por sua disponibilidade em corresponder ao chamado do Senhor, dedicando-se com entusiasmo e generosidade ao processo de formação sacerdotal.

Que Cristo, o Bom Pastor, continue iluminando sua caminhada, fortalecendo-o em sua vocação e concedendo-lhe sabedoria, perseverança e alegria no seguimento de Sua vontade.

Noite Cultural Filosófico-Teológica 📚✨Na noite de hoje, nosso Seminário viveu mais um momento de profunda reflexão intel...
30/05/2026

Noite Cultural Filosófico-Teológica 📚✨

Na noite de hoje, nosso Seminário viveu mais um momento de profunda reflexão intelectual e espiritual onde os seminaristas apresentaram o resultado de seus estudos em suas respectivas etapas formativas em nossa Noite Cultural Filosófico-Teológica.

O seminarista José da Etapa da Filosofia nos conduziu pela Vida e obra de Edith Stein , Já o seminarista Victor da etapa da teologia nos Ilustrou o pensamento de Romano Guardini a partir da obra o espirito da Liturgia

Com grande alegria, partilhamos a aprovação às Ordens Sacras dos nossos seminaristas do 3º ano de Teologia, Danilo Loren...
28/05/2026

Com grande alegria, partilhamos a aprovação às Ordens Sacras dos nossos seminaristas do 3º ano de Teologia, Danilo Lorenzotti Pinheiro e Gabriel Alves Gonçalves Bastos Cristo.

É um importante passo no processo para o sacerdócio.
De modo oficial, agora eles são assumidos pela Igreja Diocesana como candidatos ao diaconado e ao presbiterado.

Rezemos por nossos seminaristas, Danilo e Gabriel.

Presidiu a Eucaristia ontem em nosso seminário, O Padre Gilberto Heleno
28/05/2026

Presidiu a Eucaristia ontem em nosso seminário, O Padre Gilberto Heleno

Presidiu a Eucaristia hoje em nosso seminário, o Padre Pugliesi
21/05/2026

Presidiu a Eucaristia hoje em nosso seminário, o Padre Pugliesi

Endereço

Avenida Tomé Portes Del Rei
Taubaté, SP
12082-710

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 12:00

Telefone

01236317365

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Seminário Diocesano Santo Antônio posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar