Ilê Omim Yagunté e Oxóssi

Ilê Omim Yagunté e Oxóssi ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA

21/02/2025

Me deito no chão dou adoba bato pawo rezo em yorubá .
O chão no qual me deito é o mesmo em que os orixás pisam no seu festejar de danças . O rum de orixá me aquece por dentro me deixando em uma vibração simultânea de amor alegria e apreciação .
Agradeço todos os dias por ter o orixá em minha vida agradeço a tudo de bom que me fizeste .
Agradeço ter o santo em minha vida agradeço viver minha vida pelo santo .

Créditos

Foto: desconhecido

21/02/2025
21/02/2025

Oxóssi está presente
A cigarra está cantando✨🦗🌿

Antigamente, os mais velhos orientavam que os filhos trocassem bênçãos quando ouvissem o canto da cigarra. Segundo eles, era Oxóssi quem estava ali.
Oxóssi estava caçando e se aproximava uma tempestade. As cigarras, então, cantaram pra avisar a Oxóssi que se protegesse em algum lugar seguro e que aguardasse que elas cantassem de novo pra avisar que Ele já poderia sair em segurança.
Oxóssi, por gratidão, disse que toda vez que as cigarras cantassem, Ele estaria presente.
"A cigarra está cantando".
O Grande Caçador, provedor, está presente. Prenúncio de prosperidade, de grande fartura de amor, saúde, paz, proteção, sabedoria, vida longa com felicidades diárias.

✓ Lucio Sanfilippo.

Okê Aro ✨🙌🏼🏹

Texto de Èkéjì Simone Santos

21/02/2025

Aridan, Àrìdan é o nome de uma árvore de origem africana, cultivada no Brasil, que produz frutos com o mesmo nome, seu nome científico é TETREPLEURA.
Fava de Aridan como é chamado no candomblé é um fruto sagrado que entra na maioria dos rituais do candomblé, principalmente nos rituais do ODUN EJÊ, SASANHA, ABÔ e ASSENTAMENTO DE ORISÁS. No sentido de proteger o barracão e os filhos de santo contra os feitiços.
Segundo Verger, este mesmo vegetal tem o mesmo nome na África e um vasto uso nos rituais, principalmente em trabalhos benéficos para combates de bruxaria praticadas pelas feiticeiras(IYÁMI’S).
A fava consiste em um envólucro que protege as sementes e em algumas espécies, são usadas ainda verde como leguminosas, em outros espera-se q amadureçam e sequem para serem trituradas ou delas serem retiradas suas sementes.
Seu uso é exatamente no sentido de proteção, que vai efetuar ao iniciado quando mistirada nos preparos de pó sagrado.
Nos rituais de Orisás, nada se faz sem o uso dessa poderosa fava, que é utilizada desde os tempos remotos, por sacerdotes das diversas regiões da África.
A Aridan é muito conhecida pelo povo do candomblé, por ser talvez a mais sagrada de todas as favas utilizadas. Até mesmo ESÚ leva essa fava em seu assentamento e jamais se faz nada, sem que ela esteja dentro do IGBÁ ORISÁ.
Sua utilização dentro do Candomblé é universal, sendo que todas as nações a utilizam e praticamente da mesma forma. Apenas ressalto que somente um sacerdote devidamente preparado pode utilizar essa ou qualquer outra fava nos rituais litúrgicos.
A Aridan protege desde os IGBÁS, as pessoas e a Casa de candomblé.
ASÉ!

Texto retirado do site:

Lilamenez.wordpress.com

21/02/2025

♥️🌊🦈Iemanjá Ogunté 🦈🌊♥️

Pode mandar um soldado ou um exército bater em minha porta. Pode vir homem ou o mulher, velho ou criança porque eu não temo
ninguém, fui criado no dendê. Meu corpo foi moldado pela forja de Ogum e pelo tsunami de Yemanjá. Carrego Ogunté no meu peito e no meu ori. Bato de frente mesmo, falo mais do que deveria, corro lado a lado com a justiça.
Meu corpo abriga a indignação, não me conformo com pouco, sou inquieto, assim como as ondas do mar eu nunca tô parado.
Posso estar em dia calmo, água límpida e serena, mas olha, se Oyá me sopra uma ventania logo o mar calmo se transforma numa maré de infinitas ondas fortes e turbulentas, o pior pesadelo do pescador.
E as coisas acontecem assim mesmo, de repente e momentâneo. Para conviver comigo tem que entender que sou mutação, como diria Raul Seixas, sou uma metamorfose ambulante. Você vai me ver com vários tipos de cabelo, estilos de roupa e até humores diferentes, mas o meu caráter? Ele sim estará intacto. Minha opinião é viga que não entorta , além de um turbilhão de emoções, guardo em mim a
bondade e a humildade que so uma guerreira pode ter. Dentro do meu ser, guardo o carinho e o amor que só uma mãe pode demonstrar.
Sempre procuro ajudar os de bem. Faço de tudo pelos meus e ai de você se tocar num fio de cabelo dos meus afetos. Sou uma leoa feroz para quem se aproxima com maldade de minhas crias. Mas sou também a mãe bobona que chora e se emociona com uma declaração de amor e gestos simples porém de coração
Eu sou de Ogunté.
Sou tudo o que quero ser e um pouco mais, extravagante e exagerado, sou notado
aonde chego e jamais esquecido de onde parto, eu sou de Ogunté.
Meu nome ta na boca do povo. Do vizinho que mora ao meu lado ao cara que mora do
outro lado do mundo. Se você não me conhece, um dia irá conhecer. Porque essa vida é muito curta para não entrar no mar de Ogunté

Odoiyá 🌊👑

Autor desconhecido.

21/02/2025

Oxoguiãn olhando para você.

Para que você sempre se lembre de olhar em 8 direções vamos a elas Texto por Pai Kleber de Ogum :
- Abaixe a cabeça ,para não correr o risco de tropeçar e deixar de CAMINHAR pra frente com segurança as vezes baixar a cabeça não Significa recuar , ou perder e sim inteligência para saber onde pisa e Por onde anda .

2 - Quando lembrar do seu passado ou o de alguém , lembre não Tem como você voltar atrás e nem mudar o que já aconteceu ,então para lá você não irá voltar então , entenda que você relembrando Situações passadas você vive , esta energia tudo de novo não vale A pena para isto Oxoguiãn e o senhor do futuro da evolução .

3 - Olhe para baixo todos os dias antes de qualquer atividade , só para ter certeza que você não está pisando em alguém .

4 - Sempre olhe para o lado esquerdo jamais abandone seus guardiões , por qualquer que seja sua crença ,são eles que sempre Estarão ao seu lado até nas pióres horas .

5 - sempre olhe para a direita , pra sempre se lembrar que quando Você coloca Orisá como prioridade na sua vida , você jamais será tratado como opção por alguém na sua vida , jamais será colocado ou colocada de lado na vida ou por alguém .

6 - preste sempre a atenção em sua volta pra ter certeza , que você não está sendo arruinado , ou prejudicado por alguém .
E nem esteja prejudicando alguém .

7 - para cima para lembrar que seu Orí e seu Orisá sempre deve estar no controle absoluto de tudo ,

8 - E lembre - se de olhar no espelho, ver que você não é piór e nem melhor que ninguém , e olhe para dentro de si mesmo , para você lembrar que tudo só depende de você mesmo e que dia a dia você precisa melhorar .

Que Oxoguiãn o senhor da guerra

Reflita e esmague a
Inveja , pragas , maldições e tudo de ruim da vida de vocês
Fale pouco de você, nada de ninguém e não conte suas ideias e nem projetos a ninguém.

Epá Babá, oxoguian seja por todos nós.
Instagram.

21/02/2025

O PILÃO DE OXOGUIAN.................ITAN

Oxoguian nascido em Ifé, bem antes de seu pai tornar-se o rei de Ifan. Valente guerreiro, desejou, por sua vez, conquistar um reino. Partiu, acompanhado de seu amigo Awoledjê.
Oxoguian não tinha ainda este nome. Chegou num lugar chamado Ejigbô e aí tornou-se Elejigbô (Rei/Senhor de Ejigbô). Ele tinha uma grande paixão por inhame pilado, comida que os iorubás chamam Iyan.
Elejigbô comia deste Iyan a todo momento; comia de manhã, ao meio-dia; comia no jantar e até mesmo durante a noite, se sentisse vazio seu estômago! Ele recusava qualquer outra comida, era sempre Iyan que devia ser-lhe servido.
Chegou ao ponto de inventar a mão de pilão e o próprio para que fosse preparado seu prato predileto! Impressionados pela sua mania, os outros orixás deram-lhe um cognome: Oxoguian, que significa "Orixá-comedor-de-inhame-pilado", e assim passou a ser chamado.
Awoledjê, seu companheiro, era babalawo, que o aconselhava no que devia ou não fazer. Certa ocasião, Awoledjê aconselhou a Oxoguiã oferecer: dois ratos de tamanho médio; dois peixes, que nadassem majestosamente; duas galinhas, cujo fígado fosse bem grande; duas cabras, cujo leite fosse abundante; duas cestas de caramujos e muitos panos brancos.
Disse-lhe, ainda, que se ele seguisse seus conselhos, Ejigbô, que era então um pequeno vilarejo dentro da floresta, tornaria muito em breve, uma cidade grande e poderosa e com muitos habitantes.
Depois disso Awoledjê partiu em viagem a outros lugares. Ejigbô tornou-se uma grande cidade, como previra Awoledjê. Ela era arrodeada de muralhas com fossos profundos, as portas fortificadas e guardas armados vigiavam suas entradas e saídas.
Havia um grande mercado, em frente ao palácio, que atraía, de muito longe, compradores e vendedores de mercadorias. Elejigbô vivia com p***a entre suas mulheres e servidores. Músicos cantavam seus louvores. Quando falava-se dele, não se usava seu nome jamais, pois seria falta de respeito. Era a expressão Kabiyesi, isto é: Sua Majestade, que deveria ser empregada.
Ao cabo de alguns anos, Awoledjê voltou. Ele desconhecia, ainda, o novo esplendor de seu amigo. Chegando diante dos guardas, na entrada do palácio, Awoledjê pediu, familiarmente, notícias do "Comedor-de-inhame-pilado". Chocados pela insolência do forasteiro, os guardas gritaram: "Que ultraje falar desta maneira de Kabiyesi! Que impertinência! Que falta de respeito!" E caíram sobre ele dando-lhe pauladas e cruelmente jogaram-no na cadeia.
Awoledjê, mortificado pelos maus tratos, decidiu vingar-se, utilizando sua magia. Durante sete anos a chuva não caiu sobre Ejigbô, as mulheres não tiveram mais filhos e os cavalos do rei não tinham pasto. Elejigbô, desesperado, consultou um babalaô para remediar esta triste situação. "Kabiyesi, toda esta infelicidade é consequência da injusta prisão de um dos meus confrades! É preciso soltá-lo, Kabiyesi e obter o seu perdão!"
Awoledjê foi solto e, cheio de ressentimento, foi-se esconder no fundo da mata. Elejigbô, apesar de ser um rei tão importante, teve que ir suplicar-lhe que esquecesse os maus tratos sofridos e o perdoasse.
"Muito bem! - respondeu-lhe. Eu permito que a chuva caia de novo, Oxoguiã, mas tem uma condição: Cada ano, por ocasião de sua festa, será necessário que você envie muita gente à floresta, cortar trezentos feixes de varetas. Os habitantes de Ejigbô, divididos em dois campos, deverão golpear-se, uns aos outros, até que estas varetas estejam gastas ou quebrem-se".
Desde então, todos os anos, no fim da seca, os habitantes de dois bairros de Ejigbô, batem-se todo um dia, em sinal de contrição e na esperança de verem, novamente, a chuva cair e seus pecados serem perdoados, por esse motivo pedimos a Oxoguian que perdoe nossas faltas batendo-nos com o Atorí.
sexta dia de branco....................

Filho do vento

24/05/2024

NEM O AMOR DE OXUM AYÁLÁ PRENDEU OXAGUIÃ

Oxoguian era um Rei muito ocupado, não sabia administrar o seu tempo. Estava sempre envolvido em guerras e invasões, era um Homem que os outros Reis invocavam para montar estratégias de guerra contra os inimigos. Porém, Oxoguian tinha uma esposa muito exigente e que sempre reclamava da sua ausência e falta de tempo, o nome dela era Oxum, mais conhecida nessa fase como Yeye Iyalá, uma Rainha mais velha que o seu marido, porém muito bela, encantadora e cheia de vida.
Oxoguian amava a sua esposa, porém quase não parava em seu reino. Oxum Iyalá por sua vez, nunca compreendia a vida agitada de seu marido Oxoguian. Então, depois de muito reclamar e não obter resultados, Oxum resolveu recorrer as Iyami Oxorongá para que Oxoguian não deixasse mais o Reino e ficasse todo o tempo ao lado dela.
Chegando à Floresta onde as Iyami habitavam as copas das árvores, Oxum clamou pelas Senhoras e prontamente foi atendida. Ela revelou para as Iyami a sua situação.
As Mães Feiticeiras deram a Oxum a primeira cabaça contendo um pó mágico que Ela deveria misturar no inhame pilado e dar para Oxoguian comer e isso o enfeitiçaria. As Iyami Oxorongá disseram para Oxum que somente a última gota de sangue de um inimigo iria ser capaz de desfazer o feitiço. Após a explicação, as Iyami deram uma segunda cabaça, mas essa não poderia ser aberta, Oxum teria que escondê-la e não poderia deixar que ninguém a encontrasse, pois dentro dela havia algo que passaria a ser um grande fundamento de Oxum Iyalá futuramente, ela deveria ser quebrada quando Oxum passasse por uma grande mudança em sua vida.
Então assim Oxum fez, ela mesma preparou a iguaria preferida de seu marido, abriu a primeira cabaça e misturou o pó. A outra cabeça, Oxum enrolou em um pano negro e a colocou em cima do telhado.
Quando Oxoguian chegou em seu Reino, ficou muito feliz de ver que em sua mesa havia o inhame pilado que ele tanto gostava de comer.
Assim que terminou, Oxoguian caiu em um sono profundo e não mais acordou...Oxum Iyalá se viu desesperada, pensou que Oxoguian estava morto, que ela havia assassinado seu próprio marido!
Oxum então convocou imediatamente um adivinho.
O Adivinho ao consultar o seu oráculo disse a Oxum:
- Grande Rainha Oxum, Senhora do útero da Vida, a Amada e Soberana esposa do Rei da Conquista Oxoguian. Vossa Majestade sabe mais do que ninguém os cuidados que devem ser tomados ao invocar a magia das Iyami Oxorongá. Os oráculos me revelam que Vossa Majestade pediu para que o Grande Rei Oxoguian não saísse mais do seu lado. E assim foi feito Rainha Mãe do Mundo, o Rei da Discódia e do Progresso Oxoguian agora dorme em sono profundo e ficará em Ejibô ao teu lado para sempre, e só poderá ser desperto quando a última gota de sangue do inimigo tocar o solo da Cidade de Ejibô!
Oxum Iyalá chorava copiosamente, sabia que não poderia pedir para as Iyami para reverter o feitiço, pois isso provocaria a ira das Senhoras da Noite, pois Oxum sabia que se tem uma coisa que Iyami detesta é que alguém se arrependa dos pedidos feitos a Elas.
Passado alguns dias, Oxoguian ainda dormia profundamente, Oxum, sua esposa, só sabia chorar. Ela lembrou que a única forma de desfazer o feitiço seria a última gota de sangue derramada de um inimigo de Oxoguian. Mas como o seu marido lutaria se estava em sono profundo? Os soldados de Oxoguian não usavam espadas, apenas atoris, não seria o suficiente para ganhar uma guerra.
Então, a Rainha Oxum recebeu a notícia de que um Rei muito cruel e inimigo declarado de Oxoguian iria invadir Ejibô, pois a notícia de que o Bravo Guerreiro Oxoguian estava totalmente indefeso corria por todas as cidades.
Oxum só tinha uma alternativa, chamar o Guerreiro Ogum para defender o Reino de seu marido.
E assim foi feito, os soldados de Ejibô foram a procura de Ogum para que Ele os defendessem nos campos de batalha.
Ogum, que sempre amou seu amigo Oxoguian foi prontamente para Ejibô. Ele liderou o exército de Oxoguian e venceu a batalha!
Quando o último inimigo foi abatido pela espada de Ogum, Oxoguian abriu os olhos e levantou assustado com os gritos de comemoração do Povo de Ejibô.
Ogum havia derramado a última gota de sangue dos inimigos de Oxoguian!
O Grande Rei de Ejibô não estava entendo o que tinha acontecido. Então Oxum revelou a Oxoguian o que havia feito.
candomble_orixasEle perdoou Oxum e a entendeu, porém, disse:
- Minha Amada Rainha Oxum Yeye Iyalá, Dona das águas serenas e das profundezas dos rios, eu, o Elejibô (Senhor de Ejibô), lhe amo como nunca amei outra mulher. você é a Rainha do coração de Oxoguian, porém, a guerra é o que me move, o progresso, a conquista, a vitória, o trabalho e a colheita também. É estar em movimento que me mantém Vivo!
Eu, Oxoguian, filho de Obatalá, morrerei aos poucos caso não puder mais ser produtivo para o meu Povo.
Oxum apenas balançava delicadamente a cabeça em gesto de aprovação.
Então, Oxoguian vendo a tristeza de sua amada teve uma ideia De tão grato, ele ofereceu Oxum, o seu bem mais precioso para Ogum. Oxoguian era muito convincente e persuasivo, disse que Oxum seria uma boa companheira para Ogum, e Ogum, seria um marido muito mais atencioso para Oxum.
Oxum e Ogum aceitaram a ideia de Oxoguian e foram viver em Oxobô, a cidade natal de Oxum.
A Grande Rainha carregou a segunda cabaça que havia escondido no telhado da casa de Oxoguian e a jogou no chão no meio do caminho. Muitos Eguns que estavam aprisionados saíram da cabaça e passaram a acompanhar Oxum Iyalá para todo o sempre, seriam eles que "prestariam serviços" para Oxum Iyalá dali para frente...
Oxoguian por sua vez, não casou mais, seu coração ainda pertence a Oxum.

Felipe Caprini

Endereço

Taubaté, SP
12091550

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Omim Yagunté e Oxóssi posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar