A história registra que em 1652, existia um curato( termo religioso, derivado de cura, ou padre, que era usado para designar aldeias e povoados com as condições necessárias para se tornar uma freguesia) e Tacaratu era considerada uma maloca ou ajuntamento de índios das tribos Pankararus, Umaús, Vouvêa e Geriticó, todos do grupo linguistíco Kariri. Depois, foram os índios aldeados no lugar chamado
"Brejo dos Padres" (onde deu origem à freguesia de Tacaratu), pois ali foi organizada uma missão dirigida por padres da congregação de São Felipe Nery. Através de documentos, vê-se que em 1752, existia ali - no aldeamento indígena - uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Senhora da Saúde, provavelmente erigida pelos padres que serviam na missão de catequese. Em 1760 os moradores dirigiram uma petição ao Bispo D. Francisco Xavier Ar**ha, solicitando a criação de uma freguesia. Atendidos, foi Tacaratu elevada àquela categoria no ano de 1761, somente se dando sua instalação em 1764, pelo Padre Antônio Teixeira de Lima. Depois de reformas recomendadas, a primitiva capela passou à condição de igreja matriz. De 1916 a 1919, houve uma grande epidemia de gripe espanhola pelo interior de Pernambuco e Alagoas. Os devotos alagoanos lembraram de chamar com sua mãe do céu, vieram a cavalo buscar a imagem em Tacaratu. Quando a imagem chegou a serra de Água Branca, ninguém mais morreu, e quando chagou na cidade, a doença se acabou. Desta época até hoje, os devotos alagoanos vem no dia 19 de dezembro buscar a imagem onde vai em peregrinação pelo município de Água Branca. O retorno da Imagem ocorre dia 23 de janeiro e se dá inicio a grande festa de Nossa Senhora da Saúde que atrai cerca de 180 mil romeiros, terminando no dia 02 de fevereiro. Em 1930, a população de Tacaratu decidiu construir um novo templo para abrigar a imagem. Desta vez, não foi mais uma simples matriz. Construíram o atual santuário, levantado em mutirão pelos devotos da Mãe de Deus que vinham em peregrinação. Na demolição da antiga matriz, encontram dentro de uma das paredes, uma imagem pequena de Nossa Senhora da Conceição que foi conduzida em procissão para a aldeia Brejo dos Padres, pois diziam que esta imagem pertencia aos "caboco" do Brejo(índios Pankararu). O Santuário de Nossa Senhora da Saúde, foi construído em estilo neogótico; sua pomposa torre com seus 45m de beleza pode ser avistada de quase toda a cidade e no cume da torre, um cruzeiro de 1,5cm de altura. O templo tem 50m de comprimento por 20m de largura; comporta aproximadamente 300 pessoas sentadas e 1.000 em pé. A nova igreja foi elevada a título de Santuário em 29 de dezembro 1999.