26/06/2023
Tenho lido, ouvido e visto, muitas pessoas adeptas as religiões de matrizes africanas, condenarem a umbanda, por estrem modificando a sua forma de ser e seus ritos.
Bem, eu entendo que não devemos fugir da denominação Umbanda, dos ritos e fundamentos. .
Nasci dentro dela , uma umbanda caseira de meus avós e depois comecei a frequentar uma casa de banda na pedra de guaratiba, perto de onde meus avós residiam.
Nos do candomble colocamos dentro de nossos iles , o culto às entidades e espíritos de umbamda, passamos a louvar em um mesmo espaço os 2 seguimentos.
Se eu falar que concordo que a umbanda deve cultuar todos os Orixas do candomble , estou mentindo, não acredito que existam fundamentos e nem ritos para isso. Acredito que cada um com seu culto.
Com relação as vestimentas, eu tb não me sinto mt a vontade de ver os "orixas " de umbanda , vestidos como Orixas do candomblé, perde a ausência, perde todo o seu fundamento.
Veja bem, não é uma crítica e nem estou aqui dizendo que a minha verdade tem que ser a de todos, mas ver Logum Edé, Oxumare, Iroko, Ewa, Yoga, Oxoguiâ e por ai vai, dentro de um terreiro de umbanda, vestidos e paramentados como no Candomblé , é estranho para mim.
Quero mt entender mais sobre isso, pois, toda religião pode evoluir, mais agora ouço até dizer que raspam é criaria ritos para isso, ok ... Mas não se demoninem UMABNDA, pois eu não reconheço como tal seguimento religioso.
Eu, dentro demeu Ile , cuido e cultuo essas entidades de umbanda, mas tem seu espaço e sua forma de ser cultuada.
Vamos evoluir, mas sem perder os fundamentos.
Amo a Umbanda de verdade, minhas lembranças são lembranças maravilhosas.
Seja melhor a cada dia
Baba Batatinha de Oxum