31/12/2025
Sobre ser de asè, nem todos entendem.
É você exaltar sua ancestralidade, resgatar suas raízes.
É ter o compromisso, comprometimento e dedicação. É dar prioridade para o asè e para as funções.
Ler sobre candomblé não te ensina a ser do candomblé.
Quer ser?
Vá para o ilê e faça, se dedique, participe, dê prioridade ao seu sagrado.
Candomblé se aprende na vivência, nas funções dentro do ilê.
É se privar de diversas coisas para poder se ligar ao espiritual.
Não é apenas ser, mas sim pertencer.
A gente pode ensinar, falar, porém nem todos vão aprender ou entender.
Não basta dizer que é de asè, tem que se fazer ser.
É você chegar no asè para trabalhar, fazer, não ter hora para dormir, descansar. É perder noites em claro, mas no final saber que valeu a pena. Orixá vai te reconhecer, te gratificar, te energizar.
Nunca foi e nem será fácil. Mas por orixá vale muito a pena.
Não é pelas pessoas e sim pelo sagrado.
Que orixá-nos de sempre paciência, sabedoria, discernimento, saúde e que possamos sempre fazer por eles, com todo amor e sentir dentro de nós a energia única e incomparável que eles emanam e nos transmitem.
Não é sobre pessoas e sim sobre o sagrado.
Pena que poucos entendem, aproveitam e aprendem.
Modupé orixá!