Paróquia Nossa Senhora das Graças - Pádua-Rj

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Pádua-Rj Página destinada a divulgação das atividades Pastorais e evangelização da Paroquia Nossa Senh A Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pe.

Pio f**a situada na Rua Padre Pio, 50, Cidade Nova Santo Antônio de Pádua, RJ. A Paróquia for Criada no dia 17 de Novembro de 2008 pelo então Senhor Bispo Diocesano Dom Roberto Gomes Guimarães e tendo como Primeiro Pároco o Pe. João Genes Rodrigues de Andrade! Seu território se estende da divisa do município de Miracema com Santo Antonio de Pádua, segue pelo Rio Pomba até a estrada Pádua-Pirapeti

nga até a divisa com Estado de Minas Gerais seguindo pelo lado Direito do Rio. A Festa Litúrgica do Padroeiro Principal da Paróquia é Solenemente Celebrada no dia 27 de Novembro todos os Anos.

Vem aí …… Save the Date 11 de julho 🌽🍿🌻🍲
27/05/2026

Vem aí …… Save the Date 11 de julho 🌽🍿🌻🍲

Vem aí …… Save the Date 11 de julho 🍿🌽🍲🌻
27/05/2026

Vem aí …… Save the Date 11 de julho 🍿🌽🍲🌻

MÊS DE MAIO - MEDITANDO A LADAINHA DE NOSSA SENHORA TORRE DE DAVIA Torre de Davi era uma construção forte e muito bonita...
27/05/2026

MÊS DE MAIO - MEDITANDO A LADAINHA DE NOSSA SENHORA

TORRE DE DAVI

A Torre de Davi era uma construção forte e muito bonita que f**ava no topo de uma montanha entre duas encostas profundas. Esta torre era composta de grossos blocos quadrados, unidos com ferro e chumbo, construídos pelo rei Davi para a defesa da cidade de Jerusalém. Bela imagem da Santíssima Virgem que se eleva sublime no cume de toda beleza e perfeição, em defesa da santa Igreja de Deus, a mística Jerusalém.

No antigo conceito de obras de defesa, a torre tinha três qualidades principais: Beleza, porque servia de ornamento e era uma expressão de gênio artístico. Fortaleza, que o tornaria resistente a todos os ataques inimigos e elevação, de modo que o campo de observação se ampliasse e se estendesse.

Cada invocação da Ladainha esconde em suas metáforas uma das virtudes de Maria. Repetimos estas invocações com o desejo de aplicar em nossas próprias vidas estas virtudes. É como se a ladainha fosse um livro didático e Maria a professora. Com ela aprendemos os caminhos da santidade.

O que poderia signif**ar esta invocação: “Torre de Davi”? O signif**ado sempre deve ser buscado nas páginas da Bíblia. Neste caso temos que visitar o 1º Livro de Macabeus, capítulo 1, versículos 33 e 34. Ali encontramos a seguinte afirmação: “A cidade de Davi, fortif**ada com sólidas torres, tornou-se uma fortaleza invencível”. As cidades antigas precisavam de muralhas para defender-se dos ataques inimigos. Nestas muralhas erguiam-se as torres aonde as sentinelas vigiavam noite e dia. Somente em uma cidade bem fortif**ada o povo poderia se sentir seguro. Maria é esta mulher forte que Deus colocou como sentinela na vida de seu filho, Jesus, conhecido como Filho de Davi. Ela está atenta também à vida de cada um de nós e intercede junto ao seu filho. Um episódio onde isso aparece com clareza são as Bodas de Cana. Como boa sentinela, Maria percebeu que faltava vinho naquela festa. Conhecemos a história. Ela continua presente em nossas festas da vida e sabe o que nos falta. A mãe sempre sente, ou pressente o que falta na vida dos seus filhos. É uma torre forte e atenta.

Outra torre aparece na Bíblia. É a Torre de Babel (Gn 11,14). O povo ser como Deus, chegar ao céu erguendo um edifício. O resultado foi a confusão. Na metade da construção ninguém se entendia mais. Ainda hoje muitos querem atingir o status de Deus por meio do dinheiro ou do poder. Construímos shoppings centers e achamos que “somos o máximo”. Entramos nestes templos do consumo e nos perguntamos: “Pra que eu ainda preciso de igreja, se tenho estas belas vitrines?” Estas belas torres que vão da terra para o céu sempre acabam em tragédia. As “torres” mais dia menos dia acabam caindo. Maria não poderia jamais ser elogiada como Torre de Babel. Ela não é torre de confusão; é torre de comunhão. Neste caso a torre vem do céu para a terra. O próprio Deus se faz carne em seu seio. Ele acampa no meio de nós.

Outras frases do Antigo Testamento se referem à torre. Por exemplo: “O nome do Senhor é uma torre: para lá corre o justo a fim de procurar segurança” (Provérbios 18,10). O livro do Cântico dos Cânticos compara a beleza da mulher à beleza imponente da Torre de Davi (Ct 4,4).

Assim, podemos louvar Maria como a sentinela de nossas vidas. Devemos invocar a sua intercessão. Ela nos avisa quando o inimigo se aproxima; nos auxilia com suas preces; nos ilumina com seus exemplos de virtude. Quem tem Maria em sua vida pode sentir-se como o povo de uma cidade bem fortif**ada, com altas torres onde os vigias garantem a segurança noite e dia. Nada precisamos temer. Hoje em dia podemos entender bem esta invocação da ladainha, porque cada vez mais as pessoas colocam alarmes, cercas elétricas, câmeras, contratam segurança profissional… tudo para proteger-se da violência dos assaltantes. Nem sempre é possível. Pobres e ricos acabam sendo vítimas. Vemos isso todos os dias no jornal. Mas quem tem Maria em sua vida pode sentir a segurança de uma criança no colo da mãe. Ali ela está tão segura quanto Davi em sua torre.

TORRE DE DAVI, ROGAI POR NÓS!

31 DIAS COM NOSSA SENHORA27° DIA: "Não te aflijas pelas contrariedades e as dificuldades, mas entrega cada coisa à Mãe I...
27/05/2026

31 DIAS COM NOSSA SENHORA

27° DIA: "Não te aflijas pelas contrariedades e as dificuldades, mas entrega cada coisa à Mãe Imaculada.” (São Maximiliano Maria Kolbe)

V/. Ave Maria Puríssima!
R/. Sem pecado concebida.

"Tu és a glória de Jerusalém!
Tu és o supremo orgulho de Israel!
Tu és a grande honra da nossa raça!"
(Jt 15, 9)

Rezar: 3 Ave Maria

🎙️✨ Faça parte da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora das Graças! ✨📸Você gosta de fotografia, vídeos, redes sociais, artes,...
26/05/2026

🎙️✨ Faça parte da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora das Graças! ✨📸

Você gosta de fotografia, vídeos, redes sociais, artes, transmissão, comunicação ou deseja colocar seus talentos a serviço de Deus? Então esse convite é para você! 🙌💙

A PASCOM é a pastoral que evangeliza através da comunicação, levando a mensagem de Jesus com criatividade, amor e dedicação. 📱📷🎤

Venha viver essa missão conosco:
✅ Evangelizar
✅ Comunicar
✅ Servir
✅ Unir fé e tecnologia

💬 Sua voz, seu olhar e sua fé podem transformar vidas!

📍Procure um membro da PASCOM ou a Secretaria Paroquial e venha fazer parte desta equipe evangelizadora!

🙏✨ Santa Missa na Comunidade São Luís ✨🙏A Paróquia Nossa Senhora das Graças convida você e sua família para participarem...
26/05/2026

🙏✨ Santa Missa na Comunidade São Luís ✨🙏

A Paróquia Nossa Senhora das Graças convida você e sua família para participarem da Santa Missa na Capela de São Luís.

📍 Comunidade São Luís
📅 Terça-feira – 26/05
⏰ Às 19h00

MÊS DE MAIO, MEDITANDO A LADAINHA DE NOSSA SENHORA VASO INSIGNE DE DEVOÇÃO Acompanhando atentamente as invocações da Lad...
26/05/2026

MÊS DE MAIO, MEDITANDO A LADAINHA DE NOSSA SENHORA

VASO INSIGNE DE DEVOÇÃO

Acompanhando atentamente as invocações da Ladainha de Nossa Senhora, percebemos que por três vezes ela recebe o título de “vaso”. Já comentamos o signif**ado das duas primeiras invocações: “vaso espiritual” e “Vaso honorífico”. Agora vejamos o que signif**a chamar Maria de “Vaso insigne de devoção”. No formato da ladainha atualmente divulgado oficialmente pela Igreja, estas três invocações são concentradas em apenas uma: “vaso espiritual”. Mas neste nosso comentário achamos por bem comentar a forma mais antiga e que ainda é utilizada pela maioria das pessoas.

A palavra “devoção” signif**a “dedicação à Deus”. Uma pessoa devota é alguém que se dedica às coisas de sua religião. Temos muitos católicos apenas de nome… os tais “não-praticantes”. Temos também aqueles que praticam apenas minimamente. Vão à missa no domingo. Rezam antes das refeições; participam ativamente da Semana Santa; uma vez por ano até se confessam. Mas existem aqueles para os quais a religião é gênero de primeira necessidade. De vez em quando vão à missa nos dias de semana; rezam o terço; promovem a novena em sua rua; participam de algum movimento ou pastoral; procuram ler livros sobre a sua fé; assistem TVs católicas; são dizimistas; contribuem com alguma obra de evangelização; entram na igreja e sentem que ali é sua casa; educam os filhos na fé etc.

O “devoto” é alguém equilibrado em sua devoção. Não se trata de viver a religião de modo exagerado ou fundamentalista. Estes normalmente são devotos apenas de si mesmos e confundem religião com idolatria. Criaram um “deus à sua imagem e semelhança” e desqualif**am a visão religiosa dos irmãos. São pessoas mal humoradas e tristes. Aliás, este tipo de exagero leva à violência.

Devoção é uma expressão de amor. O devoto é alguém dedicado, disponível, de coração aberto. O devoto reza, mas também trabalha; vive aquilo que Jesus disse: “tudo o que fizerdes ao menos dos meus irmãos é a mim que o fazeis”. O verdadeiro devoto é aquele que entendeu que a autêntica espiritualidade passa pela ponte da solidariedade para com os irmãos.

Agora f**a fácil entender o que signif**a chamar Maria de “vaso insigne de devoção”. Não estamos dizendo aqui que ela é objeto de nosso culto ou de nossa devoção. Ao contrário, reconhecemos nela um modelo de mulher “devota”, ou seja, toda “dedicada” às coisas de Deus. De Nazaré até a cruz, ela sempre se fez presente. Em Pentecostes ela também estava lá. É a única pessoa da história da humanida que acompanhou o evento Cristo antes, durante e depois. Dedicou-se à esta obra sagrada com toda a sua alma. Isto é verdadeira devoção.

Hoje assistimos o triste quadro de mães que não se “dedicam” aos seus filhos. Muitas nem querem ser mães. Falta “devoção materna”. Existem até aquelas que matam seus filhos ao nascerem ou simplesmente os abandonam. O ab**to teima em ser qualif**ado como “legal”. É a total falta de devoção. A invocação “Vas insigne devotionis”, como se diria em latim, nos recorda o modelo de um mulher que tinha tudo para ser rejeitada pelo seu noivo e pela sociedade. Não ab**tou o Filho de Deus. Mais que isso, o acolheu com devoção. Em alguns lugares esta invocação é traduzida como “Casa consagrada a Deus”. É uma bela expressão. Devoção é o mesmo que consagração. Maria viveu totalmente “consagrada” à Deus. Poderíamos dizer que a “consagração a Maria” é mais uma “consagração a Deus a exemplo de Maria”. A sua dedicação, consagração ou devoção nos estimula a dar este passo e viver como Devotos, praticantes, militantes, consagrados!

Mas e o fundamento bíblico desta invocação? Lembra aquela história do “Milagre do óleo” realizado pelo profeta Eliseu? (2Rs 1,1-7). A pobre viúva não tinha com que alimentar seus filhos. O profeta a manda pedir vasos aos vizinhos e o pouco óleo que tinha em casa é milagrosamente multiplicado e enche todos os vasos. Moral da história: os milagres de Deus passam pela dedicação da gente. Enche o vaso de óleo e o milagre acontecerá. Maria fez assim.

VASO INSIGNE DE DEVOÇÃO, ROGAI POR NÓS!

26 de maioSão Filipe NériSão Filipe Néri foi de uma linhagem nobre de santos, elevados por Deus no século XVI para conso...
25/05/2026

26 de maio
São Filipe Néri

São Filipe Néri foi de uma linhagem nobre de santos, elevados por Deus no século XVI para consolar e abençoar sua Igreja. Nasceu em Florença em 1515. Após uma infância de beleza angelical, o Espírito Santo o retirou de Florença, mostrando-lhe o mundo, para que pudesse livremente renunciá-lo. Vivaz, alegre e otimista por temperamento (tanto que mereceu o apelido de “Pippo buono” - Pipo bom), tentou várias profissões, entre as quais a de comerciante em São Germano, perto de Cassino, aos dezoito anos.

Estudante em Roma, abandonou os estudos vendendo os livros para dedicar-se totalmente a atividades beneficentes. Amadureceu sua vocação ao sacerdócio em associações dedicadas à oração e assistência aos peregrinos e doentes pobres. Ordenado padre aos 36 anos, criou pouco depois o Oratório, congregação religiosa de padres, que aspiravam a uma vida religiosa mais intensa, aberta à caridade para com os pobres, doentes, humildes, empenhados de modo particular na educação dos jovens, que nasce de uma espiritualidade alegre.

Depois dos 75 anos de idade limitou sua atividade ao confessionário e à direção espiritual. Possuía o segredo da simpatia e da amizade. No leito de morte sentia-se culpado ao pensar que estava deitado numa caminha macia e limpa, enquanto Cristo morreu pregado na cruz. Após a morte, a 26 de maio de 1595, os médicos averiguaram sobre seu tórax, uma esquisita curva das costelas, como a dar espaço maior ao grande coração do “Apóstolo de Roma”, como era chamado.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças convida você e sua família para participarem da Santa Missa na Capela de São José.📍 ...
25/05/2026

A Paróquia Nossa Senhora das Graças convida você e sua família para participarem da Santa Missa na Capela de São José.

📍 Comunidade São José
📅 Segunda-feira – 24/05
🕖 Às 19h00

Será um momento especial de oração, fé e encontro com Deus. Venha renovar sua esperança e colocar suas intenções aos pés do Senhor, pela intercessão de São José e de Nossa Senhora.

MÊS DE MAIO, MEDITANDO A LADAINHA DE NOSSA SENHORA VASO HONORÍFICO Depois de titular Maria como “vaso espiritual” a Lada...
25/05/2026

MÊS DE MAIO, MEDITANDO A LADAINHA DE NOSSA SENHORA

VASO HONORÍFICO

Depois de titular Maria como “vaso espiritual” a Ladaínha a chama de “Vaso honorífico”. Novamente podemos rezar a invocação sem pensar demais nem buscar fundamentos para a prece. É certo que não devemos racionalizar demais a oração. Mas é sempre bom refletir sobre o que rezamos. Como aconselha o apóstolo Paulo: “Rezai com o espírito, mas rezai também com a inteligência”.

Já vimos que chamar Maria de “vaso” signif**a reconhecer nela a sua humanidade, fragilidade… é feita do mesmo barro que nós. Somos todos vasos na mão do mesmo Divino Oleiro. Mas e este adjetivo: “Honorífico”? Não seria a negação da humildade que marcou a vida de Maria? Exatamente o contrário. Porque ela foi serva é que se tornou rainha. Ela realizou o que seu filho iria ensinar: “os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros… quem quiser ser o maior seja o servo de todos”. Aliás, seu canto magnífico profetizou esta vitória dos pobres: “O Senhor fez em mim maravilhas… derrubou do trono os poderosos e os humildes exaltou!” Diz ainda: “todas as gerações hão de chamar-me de bendita”.

Vivemos em um tempo no qual as pessoas facilmente vendem a sua honra. O filósofo Maquiavel ensinava aos políticos (e parece que muitos aprenderamo direitinho a lição): não interessa o que você é, mas o que o povo pensa que você é. Por isso se gasta tanto em marketing eleitoral. É preciso maquiagem em mais maquiagem. O candidato tem que parecer do jeito que o povo quer ver. Depois do voto vemos a realidade: mensalão, votação a favor do ab**to, falta de decoro parlamentar, roubo e até crime organizado. O que falta em nossa vida pública é o sentido da honra. Homens e mulheres de caráter preservam a sua honra. Hoje este valor anda meio em baixa. Mas já houve tempos em que pessoas honradas ocupavam lugar de destaque na sociedade. Daí vieram os títulos e medalhas de honra ao mérito. Alguns acabaram procurando mais o título e a medalha do que o motivo que levaria alguém a receber esta condecoração. Há pessoas que têm medalhas de papel. Não fizeram nada para recebê-las. Há câmaras de vereadores que distribuem títulos de cidadão honorário como forma de chamar a atenção sobre este ou aquele vereador. Uma universidade pode dar um título de doutorano “Honoris Causa”, mas a pessoa tem que de fato merecer. Não é porque falta ao presidente um diploma de curso superior que ele automaticamente está apto a receber este título. Precisa honrar algum universo do saber.

A Igreja declara alguns santos como “doutores da Igreja”. João Paulo II declarou Santa Terezinha (1873-1897), doutora da infância espiritual. Sua pequena via é um caminho espiritual original e inteligente, proprio para o nosso mundo moderno, que busca as grandes coisas. A santidade pode estar no quotidiano, no gesto simples, no sorriso. Hoje Santa Terezinha tem a honra dos altares para nos iluminar com seu exemplo e suas lições. Este tipo de honra vale a pena.

O apóstolo Paulo em sua segunda carta ao jovem Timóteo utiliza esta imagem do vaso. Parece que foi daí que a ladainha tomou emprestada a expressão “Vaso honorífico”: “Numa grande casa n]ao há somente vasos de ouro prata; há também de madeira e de barro; alguns para uso nobre , outros para uso vulgar. Aquele, pois, que se purif**ar deste erros será um vaso nobre, santif**ado, útil ao seu possuidor, preparado para toda boa obra” (2Tm 2,20-21).

Olhando para Maria como “vaso honorífico” lembramos que ela foi fiel e humilde. Respondeu à graça de Deus com seu esforço. Foi uma mulher de honra.

VASO HONORÍFICO, ROGAI POR NÓS!

Endereço

Rua São Padre Pio, Cidade Nova 50
Santo Antônio De Pádua, RJ
28470000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+5522988211872

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Paróquia Nossa Senhora das Graças - Pádua-Rj posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria