15/11/2025
E então é Natal. Opa, não é não. Na verdade é só mais um 15 de novembro, Dia Nacional da Umbanda — "Fundada por ZELIO" — Sério mesmo?!
Sendo honesto, isso cansa. É a falta de respeito com os ancestrais que vieram muito antes, com o negro, o índio, os povos de terras distantes que construíram este legado, se espalhando e lutando para sobreviver sob a coerção do chicote, da imposição do Cristianismo goela abaixo, do preconceito de cor de Kardec (o cara detestava um negro) e do preconceito dos espíritos sob o julgo olhar do Kardecismo.
O embranquecimento da Umbanda me incomoda e isto é mais um ato oficial, de que foi fundada e blá, blá, blá.
Quem fundou algo foi o Orixá, o espírito ancestral, o negro, o índio, o mameluco, o branco, estamos falando de muito antes de toda esta lenda oficial.
Agradeço e reconheço o esforço de irmãos que lutaram para institucionalizar este dia como o Dia da Umbanda, mas é só isso, um dia em que nos reservamos para reforçar a representatividade religiosa, mais nada, NÃO a referências pessoais, e SIM a referências religiosas.
Conte a mentira até que ela se torne verdade! É sobre isto, os que chegam hoje aceitam porque não estão desconstruindo o passado.
Feliz Dia da Umbanda, feliz dia dos Pretos Velhos, Caboclos, Eres, Exus e Pomba Giras.
Feliz por encontrar há tempos em minha vida um mundo cheio de luz.
Axé
Pai Ricardo de Oxaguian.