16/02/2021
Nesta quarta-feira de Cinzas inicia-se a Quaresma, o tempo litúrgico da conversão e da reconciliação fraterna através da penitência, segundo a Santa Igreja, para que nos preparemos para um grande momento: a Páscoa, data marcada pela Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Com duração de 40 dias, a Quaresma vai até o Domingo de Ramos e é um período de interiorização e exame de consciência. Ou seja, uma época que precisamos meditar, olhar para dentro de nosso coração, refletir sobre nossos pecados e buscar a mudança espiritual que poderá transformar nossa vida.
É a oportunidade de voltarmos a viver em unidade com Cristo seguindo os verdadeiros valores católicos.
O que Padre Pio pode nos ensinar durante este tempo?
Muito! Podemos aprender muito com o Santo Padre Pio durante a Quaresma.
Ele dedicou integralmente sua vida ao Nosso Senhor, vivendo sempre em caridade, penitência e oração constantes.
Durante o noviciado, por exemplo, Padre Pio jejuava na vigília das festas de Nossa Senhora, dos santos da Ordem e nas sextas-feiras da quaresma.
Realizou grandes obras, principalmente pelos mais pobres, pois viveu e conhecia de perto o sofrimento dos mais humildes. E, poderia ser definido como um “homem de oração”.
A oração – observa Verdi – era a chave da sua existência, o centro da gravidade do seu apostolado, a atividade básica do seu dia e de grande parte da noite. (CESCA, 2010)
Todos esses esforços nos servem como exemplos para fortalecer e renovar nossa Fé.
Por isso, procure o perdão, retire o ódio e o rancor de sua alma, ajude seus irmãos e reze muito para Deus o afastar sempre dos infortúnios do demônio.
Viva junto de Jesus, Virgem Santíssima, São José e Santo Padre Pio, pois uma vida de bênçãos poderá estar sendo reservada para você.
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!
“Faça a penitência de meditar com arrependimento nas ofensas feitas a Deus, a penitência de ser constante na prática do bem, a penitência de combater seus defeitos.”
São Pio de Pietrelcina