Pai Gabriel de Xangô - Ilê Asé Reino de Xangô

Pai Gabriel de Xangô - Ilê Asé Reino de Xangô Orientação espiritual através do búzios, trabalhos para diversos fins. (51) 998494059 Atendimento com jogo de búzios.

❤️‍🔥🦋🌪 “OYÁ É DÍVIDA EM 9 PARTES” 🌪🦋❤️‍🔥Boa leitura.Antes de tornar-se esposa de Xangô, Oyá vivia com Ogun. Ela vivia co...
15/08/2022

❤️‍🔥🦋🌪 “OYÁ É DÍVIDA EM 9 PARTES” 🌪🦋❤️‍🔥

Boa leitura.

Antes de tornar-se esposa de Xangô, Oyá vivia com Ogun. Ela vivia com o ferreiro e ajudava-o em seu ofício, principalmente manejando o fole para activar o fogo na forja. Certa vez Ogun presenteou Oyá com uma varinha de ferro, que deveria ser usada num momento de guerra. A varinha tinha o poder de dividir em sete partes os homens e em nove partes as mulheres. Ogun dividiu esse poder com a mulher.
Na mesma aldeia morava Xangô, ele sempre ia à oficina de Ogun apreciar seu trabalho e em várias oportunidades arriscava olhar para sua bela mulher. Xangô impressionava Oyá por sua majestade e elegância. Um dia os dois fugiram para longe de Ogun, que saiu enciumado e furioso em busca dos fugitivos. Quando Ogun os encontrou, houve uma luta de gigantes. Depois de lutar com Xangô, Ogun aproximou-se de Oyá e a tocou com sua varinha, e nesse mesmo tempo Oyá tocou Ogun também, foi quando o encanto aconteceu: Ogun dividiu-se em sete partes, recebendo o nome de Ogun Mejê, e Oyá foi dividida em nove partes, sendo conhecida como Iansã, "Iyámesan", a mãe transformou-se em nove.

Lenda tirada do livro: Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Um abraço apertado,
Pai Gabriel de Xangô.

♦️⚱️”EXU ATRAPALHA-SE COM AS PALAVRAS” ⚱️♦️Boa leitura.No começo dos tempos estava tudo em formação, lentamente os modos...
25/07/2022

♦️⚱️”EXU ATRAPALHA-SE COM AS PALAVRAS” ⚱️♦️

Boa leitura.

No começo dos tempos estava tudo em formação, lentamente os modos de vida na Terra forma sendo organizados, mas havia muito a ser feito.
Toda vez que Orunmilá vinha do Orum para ver as coisas do Aiê, era interrogado pelos orixás, humanos e animais, ainda não fora determinado qual o lugar para cada criatura e Orunmilá ocupou-se dessa tarefa.
Exu propôs que todos os problemas fossem resolvidos ordenadamente, ele sugeriu a Orunmilá que a todo orixá, humano e criatura da floresta fosse apresentada uma questão simples para a qual eles deveriam dar resposta direta, anatureza da resposta individual de cada um determinaria seu destino e seu modo de viver, Orunmilá aceitou a sugestão de Exu.
E assim, de acordo com as respostas que as criaturas davam, elas recebiam um modo de vida de Orunmilá, uma missão, enquanto isso acontecia, Exu, travesso que era, pensava em como poderia confundir Orunmilá.
Orunmilá perguntou a um homem: "Escolhes viver dentro ou fora?". "Dentro", o homem respondeu, e Orunmilá decretou que doravante todos os humanos viveriam em casas.
De repente, Orunmilá se dirigiu a Exu: "E tu, Exu? Dentro ou fora?". Exu levou um susto ao ser chamado repentinamente, ocupado que estava em pensar sobre como passar a perna em Orunmilá, e rápido respondeu: "Ora! Fora, é claro", mas logo se corrigiu: "Não, pelo contrário, dentro", Orunmilá entendeu que Exu estava querendo criar confusão, falou pois que agiria conforme a primeira resposta de Exu, disse: "Doravante vais viver fora e não dentro de casa".
E assim tem sido desde então, Exu vive a céu aberto, na passagem, ou na trilha, ou nos campos, diferentemente das imagens dos outros orixás, que são mantidas dentro das casas e dos templos, toda vez que os humanos fazem uma imagem de Exu ela é mantida fora.

Lenda adaptada e retirada do livro:
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Abraço apertado,
Pai Gabriel de Xangô.

💦🌼⚜️ OXUM É CONCEBIDA POR YEMANJÁ E ORUNMILÁ ⚜️🌼💦Ótima leitura a todos.Um dia Orunmilá saiu de seu palácio para dar um p...
23/07/2022

💦🌼⚜️ OXUM É CONCEBIDA POR YEMANJÁ E ORUNMILÁ ⚜️🌼💦

Ótima leitura a todos.

Um dia Orunmilá saiu de seu palácio para dar um passeio acompanhado de todo seu séquito. Em certo ponto deparou com outro cortejo, do qual a figura principal era uma mulher muito bonita. Orunmilá ficou impressionado com tanta beleza e mandou Exu, seu mensageiro, averiguar quer era ela. Exu apresentou-se ante a mulher com todas as reverências e falou que seu senhor, Orunmilá, gostaria de saber seu nome. Ela disse que era Yemanjá, rainha das águas e esposa de Oxalá. Exu voltou à presença de Orunmilá e relatou tudo o que soubera da identidade da mulher. Orunmilá, então, mandou convidá-la ao seu palácio, dizendo que desejava conhecê-la. Yemanjá não atendeu o seu convite de imediato, mas um dia foi visitar Orunmilá. Ninguém sabe ao certo o que se passou no palácio, mas o fato é que Yemanjá ficou grávida depois da visita a Orunmilá. Yemanjá deu a luz a uma linda menina. Como Yemanjá já tivera muitos filhos com seu marido, Orunmilá enviou Exu para comprovar se a criança era mesmo filha dele. Ele devia procurar sinais no corpo. Se a menina apresentasse alguma marca, mancha ou caroço na cabeça seria filha de Orunmilá e deveria ser levada para viver com ele. Assim foi atestado, pelas marcas de nascença, que a criança mais nova de Yemanjá era de Orunmilá. Foi criada pelo pai, que satisfazia todos os seus caprichos. Por isso cresceu cheia de vontades e vaidades, o nome dessa filha é Oxum.

Lenda adaptada e retirada do livro:
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Abraço apertado,
Pai Gabriel de Xangô.

🔹🌊👁 YEMANJÁ JOGA BÚZIOS NA AUSÊNCIA DE ORUNMILÁ 👁🌊🔹Uma ótima leitura.Yemanjá e Orunmilá eram casados. Orunmilá era um gr...
22/07/2022

🔹🌊👁 YEMANJÁ JOGA BÚZIOS NA AUSÊNCIA DE ORUNMILÁ 👁🌊🔹

Uma ótima leitura.

Yemanjá e Orunmilá eram casados. Orunmilá era um grande adivinho, com seus dotes sabia interpretar os segredos dos búzios. Certa vez Orunmilá viajou e demorou para voltar e Yemanjá viu-se sem dinheiro em casa, Então, usando o oráculo do marido ausente, passou a atender uma grande clientela e fez muito dinheiro.
No caminho de volta para casa, Orunmilá ficou sabendo que havia em sua aldeia uma mulher de grande sabedoria e poder de cura, que com a perfeição de um babalaô jogava búzios. Ficou desconfiado, quando voltou, não se apresentou a Iemanjá, preferindo vigiar, escondido, o movimento em sua casa.
Não demorou a constatar que era mesmo a sua mulher a autora daqueles feitos, Orunmilá repreendeu duramente Yemanjá, ela disse que fez aquilo para não morrer de fome, mas o marido contrariado a levou perante Olofim-Olodumare.
Olofim reiterou que Orunmilá era e continuaria sendo o único dono do jogo oracular que permite a leitura do destino, ele era o legítimo conhecedor pleno das histórias que forma a ciência dos búzios. Só o sábio Orunmilá pode ler a complexidade e as minúcias do destino, mas reconheceu que Yemanjá tinha um pendor para aquela arte, pois em pouco tempo angariara grande freguesia.
Deu a ela então autoridade para interpretar as situações mais simples, que não envolvessem o saber completo dos búzios, assim as mulheres ganharam uma atribuição antes totalmente masculina.

Lenda adaptada e retirada do livro:
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Abraços apertados,
Pai Gabriel de Xangô.

🌪⚡️♦️OYÁ GANHA DE XAPANÃ O REINO DOS MORTOS♦️⚡️🌪Boa leitura.Certa vez houve uma festa com todas as divindades presentes....
21/07/2022

🌪⚡️♦️OYÁ GANHA DE XAPANÃ O REINO DOS MORTOS♦️⚡️🌪

Boa leitura.

Certa vez houve uma festa com todas as divindades presentes. Xapanã chegou vestindo seu capucho de palha. Ninguém o podia reconhecer sob o disfarce e nenhuma mulher quis dançar com ele. Só Oyá, corajosa, atirou-se na dança com o Senhor da Terra. Tanto girava Oyá na sua dança que provocava vento. E o vento de Oyá levantou as palhas e descobriu o corpo de Xapanã. Para surpresa geral, era um belo homem. O povo o aclamou por sua beleza. Xapanã ficou mais do que contente com a festa, ficou grato. E, em recompensa, dividiu com ela o seu reino. Fez de Oyá a rainha dos espíritos dos mortos. Rainha que é Oyá, a condutora dos eguns. Oyá então dançou e dançou de alegria. Para mostrar a todos seu poder sobre os mortos, quando ela dançava agora, agitava no ar o irukerê, o espanta-mosca com que afasta os eguns para o outro mundo. Rainha Oyá, a condutora dos espíritos. Rainha que foi sempre a grande paixão de Xapanã.

Lenda retirada e adaptada do livro:
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Abraços a todos,
Pai Gabriel de Xangô.

🔥“A CONSAGRAÇÃO DO REI DE OYÓ”🔥Uma ótima leitura.Xangô era rei de Oyó, o mais temido e respeitado de todos os reis. Mesm...
12/07/2022

🔥“A CONSAGRAÇÃO DO REI DE OYÓ”🔥

Uma ótima leitura.

Xangô era rei de Oyó, o mais temido e respeitado de todos os reis. Mesmo assim, um dia seu reino foi atacado por uma grande quantidade de guerreiros que invadiram a cidade violentamente, destruindo tudo e matando soldados e moradores numa tremenda fúria. Xangô reagiu e lutou bravamente durante semanas. Um dia, porém, percebeu que a guerra tornara-se um caminho sem volta. Já havia perdido muitos soldados, e a única saída seria entregar sua coroa aos inimigos. Resolveu então procurar por Orunmilá e pedir-lhe um conselho para evitar a derrota quase certa. O adivinho mandou que ele subisse uma pedreira e lá aguardasse, pois receberia do céu a iluminação do que deveria ser feito. Xangô subiu e quando estava no ponto mais alto, foi tomado de extrema fúria. Pegando seu oxê, ( machado de duas lâminas ), e começou a quebrar as pedras com grande violência. Estas ao serem quebradas, lançavam raios tão fortes que em instantes transformaram-se em enormes línguas de fogo que, espalhando-se pela cidade, mataram uma grande quantidade de guerreiros inimigos. Os que restaram, apavorados, procuraram os soldados de Xangô e renderam-se imediatamente pedindo clemência. Levados até ao rei, os presos elegeram um emissário para servir-lhes de porta voz. O homem escolhido foi logo se atirando aos pés de Xangô. Desculpou-se pedindo perdão. Humilhando-se, explicou que lutavam, não por vontade própria, e sim forçados por um monarca, vizinho de Oyó, que tinha uma grande inveja de Xangô, e os martirizavam impiedosamente. Xangô, altamente perspicaz, enxergou nos olhos do guerreiro que ele falava a verdade e perdoou a todos, aceitando-os como súditos de seu reino. Assim tornou-se conhecido como o Orixá justiceiro que perdoa quando defrontado com a verdade, mas que queima com seus raios os mentirosos.

Abraço apertado,
Pai Gabriel de Xangô

🍃🌺🔸⚔️ “OBÁ ENFRENTA OGÚN E É DERROTADA” ⚔️🔸🌺🍃Uma boa leitura.Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal que ela escol...
11/07/2022

🍃🌺🔸⚔️ “OBÁ ENFRENTA OGÚN E É DERROTADA” ⚔️🔸🌺🍃

Uma boa leitura.

Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal que ela escolheu a luta e o pugilato como profissão. Obá saiu vencedora de todas as disputas que foram organizadas entre ela e diversos Orixás. Ela tirou Odé de combate, deixou no chão Orunmilá que não resistiu à sua força. Ela desafiou Xapanã e botou Exú prá correr. Chegou a vez de Ogún!
Ogún teve o cuidado de consultar Ifá, antes da luta. Os adivinhos lhe disseram para fazer oferendas, compostas de duzentas espigas de milho e muitos quiabos. Tudo pisado num pilão para se obter uma massa viscosa e escorregadia. Esta substância deveria ser depositada num canto do terreno onde eles lutariam. Ogún seguiu, fielmente, estas instruções. Fazendo assim, uma aposta com Obá. Se Ogún saísse vencedor Obá deveria ser sua esposa e fazer assim todas as tarefas de sua aldeia e Obá enfurecida disse:
Eu aceito, se eu ô vencer, meu prêmio será sua cabeça. Ogún sem pensar disse:
Eu aceito!
Na hora da luta, Obá chegou dizendo: "O dia do encontro é chegado". Ogún confirmou: "Nós lutaremos, então, um contra o outro". A luta começou. No início, Obá parecia dominar a situação. Ogún recuou em direção ao lugar onde ele derramara a oferenda. Obá pisou na pasta viscosa e escorregou. Ogum aproveitou para derrubá-la. Rapidamente, libertou-se do seu pano e a possuiu ali mesmo, tornou-se, dessa maneira bruta, seu primeiro marido.

Abraço apertado,
Pai Gabriel de Xangô.

Imagem: Felipe Caprini

🔮🕊”OXALÁ VESTE-SE DE MULHER PARA ENGANAR NANÔ 🕊🔮Boa leitura. Oxalá era marido de Nanã, senhora do portal da vida e da m...
10/07/2022

🔮🕊”OXALÁ VESTE-SE DE MULHER PARA ENGANAR NANÔ 🕊🔮

Boa leitura.

Oxalá era marido de Nanã, senhora do portal da vida e da morte. E por determinação dela, somente os seres femininos tinham acesso ao portal, não permitindo aproximação de seres masculinos em hipótese alguma.
Determinação que servia também para Oxalá, que com o passar do tempo não se conformava com esta decisão, não só por ser marido de Nanã, como por sua própria importância no panteão dos Orixás.
Assim pensou até que encontrou uma forma de burlar as determinações de sua esposa.

Não fugindo de sua cor branca, vestiu-se de mulher, colocou o adê (coroa) com os chorões no rosto, próprio das Yabás e aproximou-se no portal satisfazendo enfim sua curiosidade.
Foi pego, porém, por Nanã no exato momento em que via o outro lado da dimensão.
Nanã aproximou-se e determinou: Já que tu, meu marido, vestiste-te de mulher para desvendar um segredo tão importante, vou compartilhá-lo contigo. Terás, então, a incumbência de ser o princípio do fim, aquele que tocará o cajado três vezes ao solo para determinar o fim de um ser. Porém, jamais conseguirás te desfazer das vestes femininas e, daqui para frente terás todas as oferendas fêmeas!
E Oxalá passou a comer não mais como os demais santos aborós (homens), mas sim cabras e galinhas como as Yabás.
E jamais se desfez das vestes de mulher.
Em compensação, transformou-se no senhor do princípio da morte e conheceu todos os seus segredos.

Bom final de domingo a todos.
Abraços apertados,
Pai Gabriel de Xangô.

♦️🔱🔑”EXU VINGA-SE E EXIGE O PRIVILÉGIO DAS PRIMEIRAS HOMENAGENS”🔑🔱♦️Boa leitura.Exu era o irmão mais novo de Ogum, Odé e...
08/07/2022

♦️🔱🔑”EXU VINGA-SE E EXIGE O PRIVILÉGIO DAS PRIMEIRAS HOMENAGENS”🔑🔱♦️

Boa leitura.

Exu era o irmão mais novo de Ogum, Odé e outros orixás. Era tão turbulento criava tanta confusão que um dia o rei já não suportando sua malfazeja índole, resolveu castigá-lo com severidade. Para impedir que fosse aprisionado, os irmãos o aconselharam a deixar o país. Mas enquanto Exu estava no exílio, seus irmãos continuavam a receber festa e louvações. Exu não era mais lembrado, ninguém tinha notícias de seu paradeiro. Então, usando mil disfarces, Exu visitava seu país, rondando, nos dias de festa, as portas dos velhos santuários.
Mas ninguém o reconhecia assim disfarçado e nenhum alimento lhe era ofertado. Vingou-se ele, semeando sobre o reino toda a sorte de desassossego, desgraça e confusão.Assim o rei decidiu proibir todas as atividades religiosas, até que descobrissem as causas desses males. Então os babalorixás reuniram-se em comitiva e foram consultar um babalaô que residia nas portas da cidade. O babalaô jogou os búzios e Exu foi quem falou no jogo. Disse nos odus que tinha sido esquecido por todos. Que exigia receber sacrifícios antes do demais e que fossem para ele os primeiros cânticos cerimoniais. O babalaô jogou os búzios e disse que oferecessem um bode e sete galos a Exu.
Os babalorixás caçoaram do babalaô, não deram a menor importância às suas recomendações e ficaram por ali sentados, cantando e rindo dele. Quando quiseram levantar-se para ir embora, estavam grudados nas cadeiras. Sim era mais uma das ofensas de Exu!
O babalaô então pôs a mão no ombro de cada um e todos puderam levantar-se livremente. Disse a eles que fizessem como fazia ele próprio: que o primeiro sacrifício fosse para acalmar Exu. Assim convencidos, foi o que fizeram os pais e mães-de-santo, naquele dia e sempre desde então.

FONTE: Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi – 2001
IMAGEM: Adeloyá Ojú Bará - Fotos com Alma

Um abraço a todos,
Pai Gabriel de Xangô.

💢🪞✨ “OXUM DÁ A SUA IRMÃ OYÁ O ESPELHO ENFEITIÇADO”✨🪞💢Uma boa leitura.Oxum vivia em um palácio em Ijimu, passava os dias ...
06/07/2022

💢🪞✨ “OXUM DÁ A SUA IRMÃ OYÁ O ESPELHO ENFEITIÇADO”✨🪞💢

Uma boa leitura.

Oxum vivia em um palácio em Ijimu, passava os dias no seu quarto olhando seus espelhos, eram conchas polidas onde apreciava sua imagem bela.
Um dia saiu Oxum do quarto e deixou a porta aberta, sua irmã Oyá entrou no aposento, extasiou-se com aquele mundo de espelhos, viu-se neles.
As conchas fizeram espantosa revelação a Oyá, ela era linda! A mais bela! A mais bonita de todas as mulheres! Oyá descobriu sua beleza nos espelhos de Oxum, Oyá se encantou, mas também se assustou: era ela mais bonita que Oxum, a Bela.
Tão feliz ficou que contou do seu achado a todo mundo, e Oxum remoeu amarga inveja, já não era a mais bonita das mulheres, vingou-se.
Um dia foi à casa de Egungum e lhe roubou o espelho, o espelho que só mostra a morte, a imagem horrível de tudo o que é feio, pôs o espelho do Espectro no quarto de Oyá e esperou, Oyá entrou no quarto, deu-se conta do objeto, Oxum trancou Oyá pelo lado de fora, Oyá olhou no espelho e se desesperou.
Tentou fugir, impossível, estava presa com sua terrível imagem, correu pelo quarto em desespero, atirou-se no chão, bateu a cabeça nas paredes, não logrou escapar nem do quarto nem da visão tenebrosa da feiúra. Oyá enlouqueceu, Oyá deixou este mundo.
Obatalá, que a tudo assistia, repreendeu Oxum e transformou Oyá em orixá.
Decidiu que a imagem de Oyá nunca seria esquecida por Oxum. Obatalá condenou Oxum a se vestir para sempre com vermelho, cor usada por Oyá, levando nas jóias e nas armas de guerreira o mesmo metal e mesmas ferramentas empregadas pela irmã.

Abraço apertado,
Pai Gabriel de Xangô.

🔥⚡️👑 “XANGÔ PRECISA DE OYÁ PARA GANHAR A GUERRA”👑⚡️🔥Xangô arrombou o palácio de Orunmilá, lutou contra todos os guardiõe...
05/07/2022

🔥⚡️👑 “XANGÔ PRECISA DE OYÁ PARA GANHAR A GUERRA”👑⚡️🔥

Xangô arrombou o palácio de Orunmilá, lutou contra todos os guardiões de seu Reino e levou Oxum consigo.
Oyá ficou muito irritada com aquela atitude. Quando os malês tomaram a terra de Xangô, Oyá não quis ajudar Xangô a reconquistá-la. Eles enfrentaram o ímpeto de Xangô dizendo-lhe:
“Nós não queremos nem saber quem és, nós nunca te vimos antes.”
Xangô então foi consultar o oráculo de Orunmilá para saber como deveria proceder. Orunmilá lhe disse que, para reconquistar sua terra, iria depender de uma mulher. Prontamente Xangô pensou que Orunmilá falava de Oxum, mas ela também havia se negado a ajudar, dizendo que era de paz e não de guerra.
Assim, ele teve de buscar ajuda em Oyá, e ela não resistindo aos encantos de seu amado foi com ele para a luta. Oyá chegou às portas da cidade e ergueu sua espada, tudo o que havia ao redor foi sacudido por relâmpagos, ventos e trovões. O mundo parecia estar prestes a acabar, e quando a tormenta passou, Xangô estava sentado em cima de um morro, repleto de cabras, ovelhas e carneiros, e todo povo Malê estava prostrado à sua frente em reverência.
Oyá foi à guerra por Xangô, e Ele sempre será grato.

Forte abraço,
Pai Gabriel de Xangô

🍃🔹🏹"ODÉ TORNA-SE O REI DE KETU"🏹🔹🍃Odé estava indo para uma caçada buscar comida para sua gente quando avistou Oxum nas á...
01/07/2022

🍃🔹🏹"ODÉ TORNA-SE O REI DE KETU"🏹🔹🍃

Odé estava indo para uma caçada buscar comida para sua gente quando avistou Oxum nas águas doces. Ele encantou-se imediatamente com sua beleza, com seu deslumbramento nas águas cintilantes. Odé entrou no rio para alcançar a Orixá e lá ficou de amores com Oxum, esquecendo-se da fome de sua tribo.
Seus companheiros sentiram-se traídos e começaram a atirar flechas em Odé.
Oxum, que já estava enamorada de Odé, começou a entoar uma cantiga de encantamento para defendê-lo das mortíferas flechadas:
“A ti re Okê. Ate re nu balé ba re iô”.
Os perseguidores tiveram que fugir e Oxum guiou Odé na fuga.
Encontraram refúgio na cidade de Ketu, onde Oxum deu a Odé o posto de Rei, o Alaketu. Assim, Odé, o caçador, tornou-se, também, rei de Ketu.

Abraço apertado,
Pai Gabriel de Xangô

Endereço

Sargento José Pereira Pinheiro, 21
Santa Maria, RS

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 14:00 - 21:00
Terça-feira 14:00 - 21:00
Quarta-feira 14:00 - 21:00
Quinta-feira 14:00 - 21:00
Sexta-feira 14:00 - 21:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Pai Gabriel de Xangô - Ilê Asé Reino de Xangô posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Pai Gabriel de Xangô - Ilê Asé Reino de Xangô:

Compartilhar