13/11/2016
Olá irmãos amados, paz seja convosco!
Gostaria de dividir com vocês um pouco do que o Senhor tem nos dado nessa caminhada, 18 anos servindo a Jesus e fazendo missões e evangelismo pelo Brasil. Vou disponibilizar aqui algumas dicas e ensinamentos de missões e evangelização, teórico e prático, com o objetivo de ajudar a igreja a alargar as suas tendas. Isso também não nos impede de falar de outros temas também.
Para começar, vamos falar sobre evangelismo e evangelização.
Primeiro precisamos trabalhar alguns conceitos importantes como:
Evangelismo: é a ordenança de Cristo para a igreja. É a proclamação do evangelho para as nações (Mt 28. 19 e 20).
Evangelização: É a prática da proclamação do evangelho. A igreja pode fazer a evangelização pessoal, coletivo, na sua cidade, na sua rua, em outro país ou até os confins da terra (At 1. 8).
Então, porquê precisamos evangelizar?
Temos quatro razões para falar de Cristo sem descansar as nossas mãos (Ec 11. 6).
1. Porque é uma ordem de Jesus a Sua igreja, podemos ver nos textos a seguir: Mt 28. 19 e 20; Mc 16. 15; Lc 24. 46 e 47 e At 1.8).
2. Para a igreja expressar o seu amor a Cristo e pelas vidas (At 2. 42-46).
3. Porque precisamos salvar e libertar as pessoas que estão cativas e aprisionadas pelo inimigo no mundo (I Jo 5.19;Jd 22,23).
4. Porque Jesus está voltando (Jo 9.4).
Como podemos evangelizar?
1. Evangelismo pessoal:
Nesse evangelismo você estará em contato direto com a pessoa evangelizada. Você terá a oportunidade de conhecê-la, de conversar com ela e ouvi-la. Muitas vezes as pessoas estão tão carentes que o que mais querem é conversar com alguém. Um exemplo bíblico lindo é quando Jesus conversa com a mulher de Samaria (Jo 4.1-24). Ele aproveitou a oportunidade e mostrou para ela a verdadeira água da vida e se tornou a primeira missionária daquela região. As crianças também precisam ser evangelizadas.
Muitas vezes há pessoas ao nosso redor que precisam ouvir falar de Cristo, em nossa faculdade, trabalho, rua, bairro, etc. Aproveite a oportunidade que surgir com essas pessoas e fale de Jesus.
2. Evangelismo Massa ou Coletivo:
Nesse tipo de evangelismo a igreja deve aproveitar onde há concentrações de pessoas, festas, reuniões e falar do evangelho. Todos nesse momento serão alcançados pela mensagem, a semente será lançada.
3. Evangelismo Transcultural:
Evangelizar pessoas de outras culturas e nacionalidades (Mc 7. 26; Jo 4.1- 26).
4. Evangelismo Nacional:
Anunciar o evangelho com seu próprio povo ou língua (Jo 4. 9; Lc 9. 53)
Então queridos gostaria de dizer que evangelizar é uma tarefa da igreja, uma missão. Não devemos negligenciar! Temos que abrir os nossos olhos para ver além das fronteiras, ouvir os gemidos das nações, tribos e povos não alcançados.Que possamos sair do nosso comodismo, sair das quatro paredes, alargar as nossas tendas. Porque enquanto estamos dentro da igreja acomodados, muitas pessoas estão morrendo sem saber quem é Jesus, estão sendo escravizadas pelo pecado.
Convido a todos os irmãos a fazer uma análise sobre a sua vida na igreja e com a obra de Deus e sua ordenança de pregar o evangelho a toda criatura.
Vamos evangelizar!!!!
Texto elaborado por:
Sidna Rêgo – Presidente do Ministério Missões Salvador e Coordenadora Curso de Missões.