13/12/2018
Publicado no boletim dominical
Ano XI - SSA 18.12.1994 N°48
* RESUMO HISTÓRICO DA IGREJA
No dia 9 de Agosto de 1983 foi organizada a Congregação Presbiteriana do STIEP
como coroamento de gestões de irmãos na região do STIEP, seu primeiro boletim tínha a seguinte saudação escrita pelo pastor Rev. Guimarães: "Aos irmãos que constituem nóvel Congregação do Stiep que hoje se instala, nossa saudação fraterna, nesta
noite de festa. Aos visitantes que nos presenteiam com sua presença bem-vinda, nossa saudação cordial, neste momento histórico em que surge mais uma comunidade cristã, parcela viva da comunidade maior chamada Igreja Presbiteriana da Bahia. Saudamos a todos os que se congregam aqui, nesta hora especial, para ver instalar-se esta agência do Reino de Deus, que plantada no coração do Stiep, passa a existir para o cumprimento da ingente missão de disseminar, entre os pecadores, o Evangelho de
Cristo, que "é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê",
Comemorando o seu nono aniversário, o Presbítero Eudaldo assim se espressa no
Boletim nº 175 - "9 Anos e o Futuro -. 9 anos é a idade juvenil é a Flor que desabrocha transbordando o seu perfume inebriante, é a vida que aflora apontando para o futuro risonho e profícuo, pejado de realizações e de sonhos, prenúncio de uma alvorada de esperanças, assim é que é e sente está comunidade que tem sído abençoada ricamente pelo SENHOR que criou atraves deste anos e vem mantendo, com o ardor sempre
presente de pregar o evangelho do meigo e amado Jesus de Nazaré, nosso Salvador, seu
Filho Amado. Muitas vitórias e muitas aflições e dificuldades também, naturais a
caminhada da fé e da vida. Exatamente à 9 anos, no día 09 de Agosto de 1983, instalava-se de forma ofícial a Congregação Presbiteriana do STIEP, neste local, da Travessa Araçãs 10, sob o pastorado do Rev. Guimarães Filho, no processo de expansão
da Igreja Presbiteriana da Bahia, visto que no bairro desde o princípio do ano os írmãos já se reuniam fazendo cultos nos lares.
Na comemoração do 10°(décimo) aniversário assim escreve o Rev. Jaime Eduardo
no Boletim nº 223: - "Lendo o boletim da Igreja da Bahia do dia 21 de agosto de
1983 destacamos O seguínte: “O curioso endereço: quadra 4, Trav. Araças - Casa 10,
situa a mais nova das nossas Congregações: a do Stiep, cujo nascimento, no dia 09
de agosto, foi saudado com festas". "A festa espiritual foi o culto, muito concorrido; salão lotado..." “Naquela oportunidade já podemos ouvir o Coral do Stiep, que
curiosamente, nasceu com a Congregação. O pregador foi o Pastor" (Rev. Guimarães).
"Um nome precisa de ficar aqui registrado, como tríbuto de um justo reconhecimento;
o do Presb. Eudaldo Costa, que pelas iníciatívas tomadas pelas providencias encaminhadas, contribuiu decisivamente para que pudessemos agora, regozijantes, a dizer:
a Congregação do Stiep é uma realidade; está lá, em pleno e regular funcionamento".
Após comemorarmos o 11º aniversário, resolvemos organizar a Congregação em Igreja, considerando a boa performance nos diversos setores e a vontade e alegria da Comunidade para assumir seu próprio destino e independência, segundo a vontade de Deus.
Durante estes anos estiveram pastoreando: Revs.: Sebastião Guimarães Costa
Filho, Roberto Macedo Gonçalves, Germano Lira Lopes, Auberio Brito, Jaíme Eduardo de Souza Guimarães e Paulo Roberto Maia Simões(Atual).
Dos primeiros 8 cultos realizados e registrados na Congregação mesmo antes do dia 9/8, pois a casa já estava alugada com os recursos da Comunidade, ainda
estão os irmãos Presb., Eudaldo Costa, Diác. Eudaldo Júnior, Ailton Martins, Aliciria Novaís, Edson David e Alda Helena ; Marcia e Mariana.
Registra-se em nome de todos que estíveram no princípio o nome de alguns como preito de gratidão como o Presb. Sebastião Cruz e família, Presb. Lucas Ribeiro e família, Célia Rezende e família, Marluce Nunes e família, Raimunda Gondin e família . E, posteriormente, Regina e Rejane, Georgina, Teresa e Carlos,
Presb. Câssio e Leila, Presb. Caetano e Robertina, Leontina e Arlete, Zecíilda. e o Presb. Álvaro Barros e o Diác. Francisco, e, por último, o irmão Luís Paíva,
Liíndalva e filhos. |
Registra-se aínda os que nos deixaram e estão com o Senhor, como preito de
saudade, as avós Dulce e Eufrozina.
Certamente hoje é o grande dia determinado por Deus, quando a Comissão do
Presbitério da Bahia, integrada pelos Rev. Guimarães, Rev. Germano, Rev. Paulo e Presb. Eudaldo, Presbs. Daniel e George Washington, tem a missão de organizar a Congregação em Igreja Presbiteriana Metropolitana do Stiep.- Bahia.
- Felizes mais do que nunca, quando pela permissão do Senhor nossos olhos estão vendo esta realidade formosa da confirmação desta Agência Evangelística do
Reino de Deus Nesta região, saindo do seu 11°(décimo primeiro) aniversário como congregação e começando o seu 1°(primeiro) ano como Igreja. E que sua camínhada seja eterna porque a Igreja e eterna, pois esta e à vontade de Deus e
do Seu Filho Jesus Cristo, nosso Mestre, Salvador e Senhor para todo sempre.
"EBENEZER. ATÉ AQUI AJUDOU O SENHOR"
Presb: Eudaldo Andrade Costa