20/08/2023
Chegada dos Salesianos no Brasil
O dia 14 de julho é um dia de muita alegria para os família salesiana, já que foi nesta data em 1883, que os primeiros salesianos chegaram ao Brasil. Poucos anos antes, o bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco a vinda dos salesianos para a sua diocese. Isso porque o trabalho dos salesianos na América desde 1875 já era muito conhecido e bem aceito. O pedido do bispo foi atendido e os missionários, enviados por Dom Bosco, começaram a obra em Niterói, no Rio de Janeiro, com o Colégio Santa Rosa, que abriu suas portas tendo apenas dez alunos matriculados. Mas não demorou muito para que a atividade salesiana ganhasse espaço. O colégio cresceu, teve início o oratório e abriram-se os então chamados “cursos de artes e ofícios”, sem descuidar da formação geral, cultural e religiosa.
Dois anos depois, a obra salesiana chegou a São Paulo, com a fundação do Liceu Coração de Jesus, com o foco na educação jovens das classes mais populares, especialmente para filhos de ex-escravos e imigrantes. Em 1892, chegaram as primeiras filhas de Maria Auxiliadora, em Guaratinguetá e em 1894 foi iniciada a primeira ação missionária entre os povos indígenas, em Cuiabá-MT.
Com a pedagogia do sistema preventivo de Dom Bosco, baseada no tripé razão, religião e amorevollezza”, os salesianos se expandiram e fundaram escolas, centros de formação, oratórios, obras assistenciais e sociais além de diversas atividades missionárias. Atualmente os os Salesianos de Dom Bosco estão organizados em seis inspetorias no Brasil, que compõem a Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (Cisbrasil). Já as Filhas de Maria Auxiliadora têm nove inspetorias no país, congregadas na Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB).