Ilê Alaketu Asè Ogum Wúrà

Ilê Alaketu Asè Ogum Wúrà centro religioso, com uma única intenção. ajudar ao próximo.

E aconteceu ontem no Asé Ogum Wúrà o Igbori da Ekedji Vanda de Osun, minha filha que seja de vida,saúde e sucesso em seu...
24/01/2026

E aconteceu ontem no Asé Ogum Wúrà o Igbori da Ekedji Vanda de Osun, minha filha que seja de vida,saúde e sucesso em seu caminho. Oriooooo….🙏

E no último domingo 26/10/2025,realizamos no Asé Ogum Wúrà o Osumeta da Ekedji Manoela de Iansã
28/10/2025

E no último domingo 26/10/2025,realizamos no Asé Ogum Wúrà o Osumeta da Ekedji Manoela de Iansã

01/10/2025
OSUN QUADRADA!. 🌻🌻🌻🌻🌻🌻👀😉UMA REFLEXÃO ❗️❗️Um dia, um Babalorixá foi fazer (iniciar) uma determinada "santa", foi "olhar" ...
08/01/2025

OSUN QUADRADA!. 🌻🌻🌻🌻🌻🌻👀😉

UMA REFLEXÃO ❗️❗️

Um dia, um Babalorixá foi fazer (iniciar) uma determinada "santa", foi "olhar" e tomar a palavra, como de praxe, com sua ialorixá.

Ela então disse-lhe:
- É de Oxum, mas essa Oxum só come omolokun em tigela quadrada.
O filho perguntou:
- Por que?
A mãe respondeu:
- Porque é.

O pai-de-santo não satisfeito foi até a sua avó-de-santo e fez a pergunta:

- Por que tigela quadrada?
A Iyá disse-lhe:
- Ela ensinou a você diferente? É quadrada!
Ele então retrucou:
- Mas por quê?
Ela respondeu:
- Porque é meu filho. É orô desse "santo".

O pai, ainda não satisfeito, foi à bisavó-de-santo e fez a atormentadora pergunta:

- Mãe mandou eu fazer essa santa assim...
Sua bisavó respondeu-lhe:

- Sim meu filho, é assim que se faz.

Ele replicou:
- Mas mãe, ela disse que o omolokun só pode ser na tigela quadrada, por quê?
A senhora idosa, em dias e de farto conhecimento, riu e disse:

- 💥💥Meu filho, quando eu fiz essa "santa", botei o omolokun na tigela quadrada, pois eu só tinha a quadrada. Bote na que você tiver, não pode é faltar o omolokun!💥💥

Moral da história:

Copiar tradição sem questionameto saudável é burrice.

O "achismo" já é antigo no candomblé, o que é tradição hoje, possa ser que tenha sido no passado "achismo" de quem não sabia, não dominava o que dizia.

Pesquisar, estudar, perguntar, "ter sede" de aprender, crescer, evoluir de uma forma saudável, faz bem ao candomblé, faz bem a todos."

Texto: Página descobrindo o candomblé
.

24/11/2024

Igbere de Ana t’Osogbo

Endereço

Rua General Vicente De Paulo Dale Coitinho 723
São Vicente, SP

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Telefone

+5513982077359

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Alaketu Asè Ogum Wúrà posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria