>>O que é a AME ? A Aliança Municipal Espírita (AME) é a entidade coordenadora e representativa do Movimento Espírita de São Sebastião do Paraíso e região. A reunião de fundação da AME e aprovação do estatuto foi realizada em 21/10/1992, com aprovação de 29 presentes e assinatura dos seguintes representantes de casas espíritas: Antônio Duarte, Cecília Caetano da Costa, José Carlos Braghini, José d
e Paula Duarte, Marcílio Colombarolli, Vicente Américo de Mello.
>>Qual a missão da AME ? Auxiliar os Centros Espíritas a atingirem seus objetivos. A AME não é, portanto, um Centro Espírita, mas a soma dos Centros Espíritas do município. Ela é o resultado da união dos Centros Espíritas que são a sua base, sendo ela que delibera sobre os rumos do Movimento Espírita. O Centro Espírita pode existir e sobreviver sem a AME, mas ela não pode existir sem as Casas Espíritas do município para compô-la e mantê-la.
>>Qual a visão da AME ? Estar sempre pronta para realizar qualquer trabalho de apoio aos
Centros Espíritas. A AME não se impõe nem interfere nas atividades do Centro Espírita, pois os diretores da AME são os representantes dos Centros Espíritas. A AME sugere, orienta e divulga experiências. Todo programa, colaboração e apoio são colocados à disposição dos Centros Espíritas como sugestão e subsídio ao trabalho desenvolvido. A Casa Espírita poderá adotá-lo ou não, bem como adaptá-lo às suas necessidades. O Centro Espírita mantém a sua autonomia administrativa.
>>Qual a finalidade da AME ? A AME tem por finalidade unir os Centros Espíritas; difundir o Espiritismo no seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso; e realizar trabalhos que por sua natureza não possam ser realizados isoladamente pelas Casas Espíritas. Para atender as finalidades para que foi criada, a AME propicia a troca de informações sobre experiências realizadas pelas Casas Espíritas. Incentiva, orienta e organiza a realização de cursos para o ensino metódico da Doutrina Espírita, bem como incentiva e orienta a realização de obras e serviços assistenciais. Promove a reunião de diretores de doutrinação, evangelizadores, comunicadores, jovens, educadores, artistas, assistentes sociais, coordenadores de feiras do livro espírita e de muitos outros grupos com o objetivo de divulgação da doutrina, aprofundamento do estudo do Espiritismo e confraternização.