01/05/2026
Queridos irmãos e irmãs,
Neste mês de maio, tradicionalmente dedicado à Virgem Maria, somos convidados a contemplar não apenas sua ternura materna, mas também a profundidade de sua vocação. Em sintonia com nossa caminhada diocesana, na qual a Igreja de Santo Amaro reza de modo especial pelas vocações sacerdotais, voltamos nosso olhar para aquela que, com seu “sim”, abriu as portas para a realização do plano de Deus.
Maria é a mulher do chamado e da resposta generosa. Ao acolher a vontade divina, mesmo sem compreender plenamente todos os caminhos, ela nos ensina que toda vocação nasce da escuta atenta e da confiança total em Deus. Seu exemplo ilumina de modo particular a vocação sacerdotal, que também exige entrega, disponibilidade e amor sem reservas.
Assim como Maria ofereceu sua vida para que Cristo viesse ao mundo, o sacerdote é chamado a oferecer sua própria vida para que Cristo continue presente na Eucaristia, na Palavra e no cuidado pastoral do povo de Deus. Há, portanto, uma profunda sintonia entre o “sim” de Maria e o “sim” de cada vocacionado ao sacerdócio: ambos são respostas de amor que geram vida para a Igreja.
Neste mês, rezemos com mais fervor pelas vocações sacerdotais. Peçamos à Mãe de Deus que inspire os corações dos jovens, encoraje aqueles que sentem o chamado e sustente com sua intercessão os nossos sacerdotes, para que sejam sempre fiéis à missão recebida.
Que Maria, Mãe das Vocações, nos ajude a viver com generosidade o chamado que Deus faz a cada um de nós, e que nossa comunidade seja terreno fértil onde novas vocações possam florescer.
Com minha bênção e oração.
Padre Wesley Ferraz.