Grupo Espírita Família Cristã - GEFAC

Grupo Espírita Família Cristã - GEFAC GEFAC- Grupo Espírita Família Cristã, organização religiosa, sem fins lucrativos, que tem como missão a prática da caridade e o estudo do Espiritismo

O GEFAC, Grupo Espírita Família Cristã, foi fundado em 15 de junho de 1995. É uma organização religiosa, sem fins lucrativos, filiada a Federação Espírita do Estado de São Paulo — FEESP, e possui sua sede social situada em São Paulo — SP, na Rua Dr. Dib Gebara, 204 — Jd.Iracema. Tem como missão a prática da caridade espiritual, material e moral por todos os meios ao seu alcance, bem como o estudo do Espiritismo e a propaganda ilimitada de seus ensinamentos doutrinários.

19/11/2025
Nota de PesarCom profundo pesar, comunicamos o desencarne do nosso estimado irmão Sr. Américo Santana, dedicado frequent...
15/07/2025

Nota de Pesar

Com profundo pesar, comunicamos o desencarne do nosso estimado irmão Sr. Américo Santana, dedicado frequentador do Grupo Espírita Família Cristã.
Neste momento de separação física, elevamos nossos pensamentos em prece, confiantes na continuidade da vida e na certeza de que o Sr. Américo será acolhido na pátria espiritual com o mesmo carinho que semeou entre nós.
Aos familiares e amigos, nosso abraço fraterno e votos de conforto, amparo e luz.
“A morte é apenas um sopro que apaga a lâmpada, porque chegou a hora do amanhecer.”
(Chico Xavier)

Com carinho e gratidão,
Grupo Espírita Família Cristã

Olá irmãs e irmãos! Boa tarde!Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelh...
01/03/2025

Olá irmãs e irmãos! Boa tarde!
Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho, uma breve história e comentários.
Após a apresentação do tema, você poderá receber os benefícios da assistência espiritual. Procure se manter em um ambiente tranqüilo e acompanhe os vídeos seguintes, para que os anjos da guarda possam aplicar o passe espiritual e fluidificar a água.
Muita paz!

Evangelho; capítulo: VI – “O Cristo consolador”
Item: 1 - ‘‘O jugo leve’’
Vinde a mim, todos vos que sofreis e que estais sobrecarregados, e eu vos aliviarei . Tomai meu jugo sobre vós, e aprendeu de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve. (São Mateus, cap. XI, v. 28, 29 e 30).

Dissolvendo a tristeza
O velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse a mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse.
— Qual é o gosto? – perguntou o Mestre.

— Ruim. – disse o jovem, sem pensar duas vezes.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse junto com ele ao lago. Os dois caminharam em silêncio e, quando chegaram, o mestre mandou que o jovem jogasse o sal no lago. O jovem fez como o mestre mandou. Logo após, o velho disse:

— Beba um pouco dessa água.

O jovem assim procedeu e, enquanto a água escorria pelo queixo, o Mestre perguntou:

— Qual é o gosto?

— Bom! – o jovem respondeu, sem pestanejar.

— Você sente o gosto do sal? – indagou o Mestre.

— Não! – disse o jovem.

O Mestre, então, sentou-se ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:

— A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem em detrimento do que perdeu. Em outras palavras: é deixar de ser copo, para tornar-se um lago.
***
Conclusão: Com a história que narramos, aprendemos que tristeza não se tira do peito de uma hora para outra; ela se dissolve aos poucos. Precisamos colocar a tristeza no lago de todas as coisas boas que já nos ocorreram.

Clique no Link para assistência espiritual: https://www.youtube.com/watch?v=Bp8_uIF6qYE

Olá irmãs e irmãos! Bom dia!Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho,...
01/02/2025

Olá irmãs e irmãos! Bom dia!
Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho, uma breve história e comentários.
Após a apresentação do tema, você poderá receber os benefícios da assistência espiritual. Procure se manter em um ambiente tranqüilo e acompanhe os vídeos seguintes, para que os anjos da guarda possam aplicar o passe espiritual e fluidificar a água.
Muita paz!

Capítulo XXVII — Pedi e obtereis
Item 1
Qualidades da prece.
Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que, afetadamente, oram de pé nas
sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens. — Digo-vos, em verdade, que
eles já receberam sua recompensa. — Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e,
fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto,
vos dará a recompensa. Não cuideis de pedir muito nas vossas preces, como fazem os pagãos,
os quais imaginam que pela multiplicidade das palavras é que serão atendidos. Não vós torneis
semelhantes a eles, porque vosso Pai sabe do que é que tendes necessidade, antes que lho
peçais. (S. Mateus, 6:5 a 8.)
O canal que nos conecta diretamente com Deus
"Certa vez perguntaram a uma mulher:
_ O que você "ganha" orando a Deus regularmente?
Ela respondeu:
_ Geralmente "não ganho nada", mas sim, "perco coisas."
E citou tudo o que perdeu orando a Deus regularmente:
_ Perdi o orgulho.
_ Perdi a arrogância.
_ Perdi a ganância.
_ Perdi a inveja.
_ Perdi a "minha" raiva.
_ Perdi a luxúria.
_ Perdi o prazer de mentir.
_ Perdi o gosto pelo pecado.
_ Perdi a impaciência, o desespero e o desânimo.
Às vezes oramos, não para ganharmos algo, mas sim, para perder coisas que não nos
permitem crescer espiritualmente.
A oração educa, fortalece e cura.
A oração é o canal que nos conecta diretamente com Deus!


Clique no Link para assistência espiritual: https://www.youtube.com/watch?v=Bp8_uIF6qYE

Olá irmãs e irmãos! Boa tarde!Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelh...
25/01/2025

Olá irmãs e irmãos! Boa tarde!
Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho, uma breve história e comentários.
Após a apresentação do tema, você poderá receber os benefícios da assistência espiritual. Procure se manter em um ambiente tranqüilo e acompanhe os vídeos seguintes, para que os anjos da guarda possam aplicar o passe espiritual e fluidificar a água.
Muita paz!

Capítulo X
O ARQUEIRO E A TRAVE NO OLHO
9. Por que vês tu, pois, o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho? Ou como dizes a
teu irmão: Deixa-me tirar-te do teu olho o argueiro, quando tens no teu uma trave? Hipócrita, tira
primeiro a trave do teu olho, e então verá como hás de tirar o argueiro do olho de teu irmão. (Mateus,
VII:3-5).

"Não julgar o próximo
Um médico entrou num hospital apressado, depois de ter sido chamado para uma cirurgia urgente. Ele respondeu à chamada imediatamente e mal chegou trocou-se e foi directo para o bloco operatório. Pelo caminho encontrou o pai do rapaz que ia ser operado a andar para trás e para a frente à espera do médico. Quando o viu, o pai gritou:

-”Porque demorou este tempo todo a vir? Não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem o mínimo de sentido de responsabilidade?”

O médico sorriu e respondeu serenamente:

-”Peço-lhe desculpa, não estava no hospital e vim mal recebi a chamada… Agora, gostaria que você se acalmasse para que eu também possa fazer o meu trabalho.”

-”Acalmar-me?!?! E se o seu filho estivesse dentro do bloco operatório, você também ficaria calmo? E se o seu filho morresse o que faria?”, disse o pai visivelmente agitado.

-”Ficar nesse estado alterado e de nervos não vai ajudar nada, nem a si, nem a mim e muito menos ao seu filho. Prometo-lhe que farei o melhor que sei e consigo dentro das minhas capacidades”, disse o médico

-”Falar assim é fácil, quando não nos diz respeito.”, murmurou o pai entre dentes.

Passadas algumas horas, a cirurgia terminou e o médico saiu sorridente de encontro ao pai.

-”A cirurgia foi um sucesso. Conseguimos salvar o seu filho! Se tiver alguma questão pergunte à enfermeira.”

Sem esperar pela resposta, o clínico prosseguiu caminho visivelmente apressado. O pai irritado dirigiu-se à enfermeira e desbafou:

-”O médico é mesmo arrogante… Será que lhe custava muito ficar aqui mais uns minutos para eu lhe questionar em relação ao estado geral do meu filho?”

A enfermeira, um pouco abalada e quase a chorar respondeu-lhe:

-”O filho do doutor morreu ontem num acidente rodoviário. Ele estava no funeral quando o chamamos para a cirurgia do seu filho. Agora que a cirurgia terminou e o seu filho foi salvo, o doutor voltou para o funeral a correr para prestar a última homenagem ao filho dele.”

(Autor desconhecido)

Clique no Link para assistência espiritual: https://www.youtube.com/watch?v=Bp8_uIF6qYE

Olá irmãs e irmãos! Bom dia!Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho,...
12/01/2025

Olá irmãs e irmãos! Bom dia!
Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho, uma breve história e comentários.
Após a apresentação do tema, você poderá receber os benefícios da assistência espiritual. Procure se manter em um ambiente tranqüilo e acompanhe os vídeos seguintes, para que os anjos da guarda possam aplicar o passe espiritual e fluidificar a água.
Muita paz!

Evangelho; cap. VIII itens: 1 e 2
“Deixai vir a mim as criancinhas”

Quanto custa uma hora do seu tempo?

O pai de família chegou em casa e sua filha correu para abraça-lo e perguntou:
- Pai quanto vc ganha por hora?
O pai responde irritado!
- Pra quê você quer saber? Ganho 100 R§.
Então a filha diz..
- Queria pedir ao senhor R§ 50.
O pai disse a menina enfurecido..
- Vai pro teu quarto! Você acha que acho dinheiro no lixo?
A garota encheu os olhos de lágrimas e foi pro quarto muito triste.

Uma hora depois...

O pai pensou:
- Pra quê ela me pediu 50 R§ se ela não constuma me pedir tanto?
Então resolveu ir até sua filha no quarto e perguntou:
- Filha você está acordada?
Respondeu a garota:
- Sim pai pode entrar.
Disse o pai:
- Filha acho que fui muito grosseiro com você e descontei em você meu estresse do dia a dia, me desculpe, aqui esta os 50 R§ que me pediu.

A menina se levantou rápido e pegou em baixo de seu travesseiro mais alguns trocados que havia juntado.

Então o pai dela questionou novamente:
- Pra que você me pediu dinheiro e pq guardou esses trocados que já estão até amassados???

Respodeu a garota:
- Queria inteirar até completar os 100 R§ pra comprar 1:00 hr de seu tempo pra brincar ou jantar comigo, pega pai, eu pago!

O homem travou, abraçou sua filha e chorando demais implorava seu perdão. O pai foi esmagado. Isto é apenas uma pequena lembrança a todos vocês que trabalham arduamente na vida. Não devemos deixar o tempo passar através dos nossos olhos sem ter passado algum tempo com aqueles que realmente importam para nos

A empresa que trabalhamos poderá facilmente substituir-nos em uma questão de dias. Mas a família e amigos que deixamos para trás irão sentir essa perda para o resto de suas vidas

Conclusão da história: Não desconte nas pessoas seus problemas e estresse do dia a dia, você não sabe a importância que você tem pra ela.

Clique no Link para assistência espiritual: https://www.youtube.com/watch?v=Bp8_uIF6qYE

Olá irmãs e irmãos! Bom dia!Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho,...
29/12/2024

Olá irmãs e irmãos! Bom dia!
Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho, uma breve história e comentários.
Após a apresentação do tema, você poderá receber os benefícios da assistência espiritual. Procure se manter em um ambiente tranqüilo e acompanhe os vídeos seguintes, para que os anjos da guarda possam aplicar o passe espiritual e fluidificar a água.
Muita paz!

CAPÍTULO XIX
A fé transporta montanhas.

• Poder da fé

1. Quando Ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: “Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apre- sentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar.” — Jesus respondeu, dizendo: “Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino.” — E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: “Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio?” — Respondeu-lhes Jesus: “Por causa da vossa in- credulidade. Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: ‘Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível.’” (Mateus, 17:14 a 20.)

Renovemos hoje.

1 Apesar de Misericordiosa e Divina, em seus fundamentos, não esperes pela reencarnação para renovar o próprio caminho.
2 Constitui-se o corpo físico de milhões de células.
Compõe-se a existência de milhões de atos sutis e aparentemente sem importância.
3 O corpo é o vaso de manifestação.
E a existência bem traçada e bem vivida pode sublimar-lhe as características.
4 Não esperes, assim, pela morte para consertar a existência.
Aproveita a hora atual da vida e edifica dentro dela o teu roteiro de ascensão.
5 Para isso dá nova forma à tua própria exteriorização.
6 Os atos são forças de reestruturação na esfera de trabalho em que evoluímos.
7 Aprende a desprezar as velhas fórmulas de sentir, com as quais recolheste o desespero ou o desânimo, a desolação ou a tristeza.
8 Regenera as próprias atitudes.
9 Recompõe a confiança no Alto.
10 Faze reviver as esperanças perdidas.
11 Restaura a bondade em teus métodos de intercâmbio com o próximo.
12 Renova os teus hábitos e adapta-te ao otimismo e à alegria.
13 Renasce da sombra para a luz.
14 Restabelece a tua boa vontade, servindo ao próximo incessantemente.
15 Se procuras, realmente, a estrada para o Alto, não te detenhas no desejo ruinoso de morrer e, sim, vale-te da oportunidade de lutar para replantar o campo de teus ideais e de tuas aspirações, porque, 16 se cada existência no corpo físico é senda para o sepulcro a fim de tudo reajustarmos, cada dia é tempo de dar novas maneiras às nossas resoluções e aos nossos atos, a fim de tudo renovar e tudo redimir para a exaltação do Bem Infinito.

Texto extraído do livro.
A Verdade Responde , cap 7— Emmanuel / André Luiz

Desejamos a todos que no ano que se iniciará possamos aplicar para o nosso aprimoramento pessoal e espiritual, se não todas pelo menos algumas dessas “prioridades “ citadas acima.
Com base no evangelho, que nos mostra que se tivermos fé podemos conseguir realizar muitas coisas.
Que Jesus nos de bom ânimo para o nosso primeiro passo de de muitos que virão nesse ano novo para o crescimento em todos fatores de nossas vidas.

Muita Paz!
Feliz Ano Novo!

Clique no Link para assistência espiritual: https://www.youtube.com/watch?v=Bp8_uIF6qYE

Olá irmãs e irmãos! Boa noite!Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelh...
05/11/2024

Olá irmãs e irmãos! Boa noite!
Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho, uma breve história e comentários.
Após a apresentação do tema, você poderá receber os benefícios da assistência espiritual. Procure se manter em um ambiente tranqüilo e acompanhe os vídeos seguintes, para que os anjos da guarda possam aplicar o passe espiritual e fluidificar a água.
Muita paz!

Evangelho Cap. XI – O Maior Mandamento
Item - 1

1.Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: – “Mestre, qual o mandamento maior da lei?” –Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. – Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.”

Alguém pra trocar um pneu

Viajava certa vez, por uma esquecida estrada do deserto, um homem em seu automóvel. De repente, um pneu furou. Para sua consternação, deu-se conta de que não tinha macaco para levantar o carro e trocar o pneu.
Nesse instante, lembrou-se de ter passado por um posto de serviço cerca de 8 km atrás, de modo que começou a andar naquela direção. E ia pensando. “Pois é, nesta lonjura de deserto não há outros postos por perto. Se o dono desse aqui não quiser me dar ajuda, não vai haver outro lugar onde ir. Estou realmente nas mãos daquele sujeito. Ele pode me cobrar os olhos da cara só para me emprestar o macaco para eu trocar o pneu. Ele poderia cobrar R$250,00… Poderia cobrar R$500,00…Ele poderia chegar até R$1250,00 e eu não poderia fazer nada porque eu simplesmente não conseguiria ajuda… Pelo amor de Deus, espero que consiga ajuda.
Nisso ele chega ao posto.
O dono se aproxima e pergunta de modo amistoso: “Olá, posso ajudá-lo em alguma coisa?”
E o nosso amigo responde: “Olha, estou com meu veículo quebrado a uma distância longa daqui e estou precisando de ajuda. Você consegue me ajudar?
O dono na mesma hora olhou e falou: Claro, vamos lá verificar. Com isso foi buscando o seu carro e avisando para ele entrar.
No caminho o dono falou assim, não tenho muito dinheiro para pagar, então se ficar caro, não vou conseguir que você me ajude.
Chegando no local, o nosso amigo desce e vai verificar e começa a colocar o macaco e arrumar o pneu e olha para o dono e fala pronto. Resolvido!
O dono com receio olha e fala quanto vai ficar essa sua ajuda?
O amigo olha para ele e fala “quando você encontrar outra pessoa precisando de ajuda, retribua que a dívida estará sendo paga”.
O dono do veículo agradeceu o amigo e entrou no seu carro agradecendo a Deus pela benção recebida neste dia.


Muitas vezes na nossa vida, estamos reclamando de situações e tiramos conclusões antecipadas dos acontecimentos que não sabemos ainda as soluções que possam surgir para resolver os nossos problemas.
Precisamos ter fé, paciência e discernimento que as coisas serão resolvidas e esclarecidas no momento certo.
Vamos fazer a nossa parte que no momento certo a ajuda bate na nossa porta.
Deus está nos conduzindo e agindo a todo momento por nós.

Graças a Deus

Clique no Link para assistência espiritual: https://www.youtube.com/watch?v=Bp8_uIF6qYE

Olá irmãs e irmãos! Boa noite!Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelh...
05/11/2024

Olá irmãs e irmãos! Boa noite!
Vamos iniciar a apresentação do evangelho de hoje, que é composta pela leitura do evangelho, uma breve história e comentários.
Após a apresentação do tema, você poderá receber os benefícios da assistência espiritual. Procure se manter em um ambiente tranqüilo e acompanhe os vídeos seguintes, para que os anjos da guarda possam aplicar o passe espiritual e fluidificar a água.
Muita paz!

EVANGELHO CAPÍTULO XV - Fora da caridade não há salvação.
Item 5.

5.Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro”, isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.

No aprendizado da caridade.

A prática da caridade sempre te ensejará as melhores lições.
Fornecerá material para as tuas reflexões em torno das bênçãos que normalmente ignoras em tua vida.
Possibilitar-te-ás enxergar o que não vês nos privilégios que desfrutas.
Abrandar-te-á o espírito de insatisfação, mostrando que em tua carência ainda existe excesso.
Que dispões em ti mesmo de infinitos recursos que simplesmente desconsideras.
Que a tua capacidade de ser útil é tão ampla quanto te parece ser a necessidade dos semelhantes.
A vivência na caridade te propiciará o amadurecimento espiritual de que só ela é capaz.
Colocará silêncio nos teus lábios, discernimento em teus ouvidos e alegria em tuas mãos.

Livro: Vigiai e Orai
Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Irmão José

Clique no Link para assistência espiritual: https://www.youtube.com/watch?v=Bp8_uIF6qYE

Endereço

Rua Drive Dib Gebara, 204
São Paulo, SP
05790-230

Horário de Funcionamento

10:00 - 15:00

Telefone

+551158410127

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Grupo Espírita Família Cristã - GEFAC posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Grupo Espírita Família Cristã - GEFAC:

Compartilhar