Histórico da capela São Vicente de Paulo
A capela São Vicente de Paulo teve seu início na década de 60 numa praça de nome Vila das Moças Solteiras. A Madre Domineuc foi fundadora desta obra que juntamente as irmãs franciscanas Tereza, Angela e Maria, que, vinculadas ao Amparo Maternal desenvolviam ações de caridade e prestavam serviços sociais a comunidade, sobretudo as mães solteiras.Por não dis
por de estrutura para adaptar todas as suas pacientes trazidas de municípios vizinhos, o Amparo Maternal distribuiu-as pelos bairros da cidade, e, dentre eles no Jardim Sabiá. Este adquiriu uma área no bairro para construção de 45 casas, a fim de abrigaras mães solteiras com suas crianças desamparadas pelas famílias. A obra teve o apoio do prefeito José Vicente Faria de Lima (1965-69) e o empenho das irmãs e das mães para que a construção fosse concluída. Todavia, a obras sociais eram desenvolvidas juntamente a evangelização e educação religiosa da população. Dessa forma, elas receberam o apoio do Bispo Dom Evaristo que iniciou celebrações dominicais para as famílias. Pedro, cuja primeira missa foi celebrada em 1974 dando sequência nos anos seguintes pelos seus respectivos sucessores, que exerciam atividades religiosas na Capela que recebeu o nome de São Vicente de Paulo, nome acolhido pela comunidade, por esta ser uma história edificada na pobreza e pela ação de caridade. Em 2004, a capela é assumida pelo Pe.Lício José Neto que assume, então, a responsabilidade de construir uma Igreja para o bairro, após 36 anos de existência da capela, com carência na formação pastoral,reeducação religiosa e de estrutura física, esta foi fortalecida pela união entre o Pe. Lício e os leigos. Dentre vários planejamentos e lutas, os sonhos evoluem para realidade, fortalecidos pelo apoio dos fiéis, além de credibilizaras sugestões e contribuições dos mesmos, este apresentam uma administração transparente de todo trabalho e investimento pela construção da Igreja de São Vicente de Paulo no Jardim Sabiá. Em 12 de outubro de 2007 é demolida a capela e dá-se inicio a construção da igreja. Nesse período as missas forma celebradas na garagem de uma família que abriu suas portas para acolher a celebração da palavra do Senhor e do seu povo durante o período das obras.Em 2009 - 10 vivemos o tempo de conquista e graça, pois já podemos visualizar a realidade de um sonho que vem sendo alcançado com muita perseverança, luta, e, sobretudo fé. Palavra ao Pároco: “Confesso que não foi tarefa fácil, pois começamos praticamente do zero, mas nunca estivemos sozinhos. Ânimo foi inspirado no trabalho incessante das pastorais, das campanhas: - do carnê, que é um projeto direcionado a construção da igreja desde 2008; - campanha dos pratos que objetiva a construção e beneficia diretamente as famílias com os almoços, e a campanha da reciclagem que educa e colabora com a sustentabilidade ambiental”. Lício. Essa história real convida ainda mais o povo de Deus a permanecerem confiantes e a assumirem o compromisso em comunidade com a Igreja do Senhor. Programação: Missas: Domingos às 08:15hs e Quarta-feira às 20:hs
Grupo de oração na paróquia,
todas segundas-feiras às 19h30
Terço da família, todas terças-feiras ás 20hs
Catequese: todos os Sábados e Domingos
Responsável: Pe.Cosmo Leite Carvalho –Adm. Paroquial Paróquia Menino Jesus de Pragas E São Vicente de Paulo. ( Fundadas. 06/03/2011)Estrada do Barro Branco, 50 – Jd. São Pedro– SP. CEP 04852-320
Comunidade São Vicente de Paulo
Rua: Boaquira,123 JD. Sabiá – Setor Varginha, Stº. Amaro–SP. CEP - 04857-340