24/05/2026
Neste Domingo de Pentecostes, a Igreja celebra com alegria a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo com a Virgem Maria. Cinquenta dias após a Ressurreição, cumpre-se a promessa de Jesus Cristo: o Espírito Consolador é enviado para fortalecer, santificar e conduzir a Igreja em sua missão evangelizadora.
O Espírito Santo transforma os corações, ilumina a inteligência, fortalece a fé e impulsiona os cristãos ao testemunho do Evangelho. É Ele quem sustenta a Igreja em sua unidade, inspira os Santos, fecunda as vocações e renova continuamente a face da Terra.
Na força do Espírito, os Apóstolos deixaram o medo para anunciar com coragem a Ressurreição de Cristo. Também hoje, em meio aos desafios do mundo contemporâneo, somos chamados a reavivar o dom de Deus que está em nós.
Celebrar Pentecostes é renovar em nós a consciência de que pertencemos à Igreja fundada pelo Filho de Deus, guiada pelo Espírito Santo e enviada ao mundo para anunciar a Verdade do Evangelho. Que neste dia santo, pela intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Esposa do Espírito Santo, nossos corações se abram à graça divina, para que possamos viver com fidelidade nossa vocação cristã, perseverando na oração, na caridade e na missão.
, um jeito de ser para os migrantes.
-
Foto: Adobe Stock.