Ilé Asé Ómó ti Ésú ati Oyá

Ilé Asé Ómó ti Ésú ati Oyá religião afro-brasileira que cultua um deus supremo e diversas outras divindades; crenças influenciadas ou derivadas do candomblé

Oxóssi era irmão de Ogum. E Ogum tinha pelo irmão um afeto especial. Num certo dia em que voltava da batalha, Ogum encon...
05/04/2018

Oxóssi era irmão de Ogum. E Ogum tinha pelo irmão um afeto especial. Num certo dia em que voltava da batalha, Ogum encontrou o irmão temeroso e sem reação, cercado de inimigos que já tinham destruído quase toda a aldeia e que estavam prestes a atingir sua família e tomar suas terras. Ogum vinha cansado de outra guerra, mas ficou irado e sedento de vingança. Procurou dentro de si mais forças para continuar lutando e partiu na direção dos inimigos. Com sua espada de ferro pelejou até o amanhecer.

Quando por fim venceu os invasores, sentou-se com o irmão e o tranquilizou com sua proteção. Sempre que houvesse necessidade ele iria até seu encontro para auxiliá-lo. Ogum então ensinou Oxóssi a caçar, a abrir caminhos pela floresta e matas cerradas. Oxóssi aprendeu com o irmão a nobre arte da caça, sem a qual a vida é muito mais difícil. Ogum ensinou Oxóssi a se defender por si próprio e também ensinou Oxóssi a cuidar da sua gente.

Agora, Ogum podia voltar tranquilo para a guerra. Ogum fez de Oxóssi o provedor. Ogum segue sendo o grande guerreiro dentre os Orixás e Oxóssi tornou-se o mais exímio caçador do panteão dos Orixás.

Mesmo que tudo nos falte,,,,ainda temos o Orisa, quem tem realeza no sangue nunca vai estar na pior...pq o melhor está d...
06/03/2018

Mesmo que tudo nos falte,,,,ainda temos o Orisa, quem tem realeza no sangue nunca vai estar na pior...pq o melhor está dentro de nós!!!! Laroyê baba mim Okan!

Quem carrega Ògún em sua Cabeça, carrega Ferro em seu Corpo.
16/01/2018

Quem carrega Ògún em sua Cabeça, carrega Ferro em seu Corpo.

Na minha religião existe uma coisa chamada hierárquia...Temos muito respeito com nossos mais velhos, respeitamos sua est...
13/01/2018

Na minha religião existe uma coisa chamada hierárquia...Temos muito respeito com nossos mais velhos, respeitamos sua estrada, sua caminhada de vida, respeitamos porque eles tem muito a nos ensinar, porque os temos como exemplo. Nossa hierárquia representa nosso orgulho pelo irmão que já passou por onde ainda passaremos, por isso o reverenciamos. Nossa hierárquia vem acima de quase tudo dentro do nosso ilê, so não vem acima do respeito, porque estamos abaixo de Deus e dos nossos Orixás, sendo assim somo todos irmãos, estamos de passagem nesse aye e irmãos se amam e se respeitam acima de tudo. Nossa hierárquica não serve para pisarmos em nossos mais novos, mas para ensina-los e aprendermos ainda mais sobre a vida, sobre humildade, sobre como nos respeitármos. Nossa hierárquica é raiz, é tradição, nossa hierárquica é uma parte crucial da nossa cultura.
Axé a todos..

20/12/2017

Eu não acredito nisso de que fulano ou beltrano fez santo errado , Se o orisa chegou se teve todos os Pertinentes que define uma pessoa como iniciado ao culto pra mim está tudo certo.
Se eu raspa um yawô de novo botando outro orisa , eu estarei desacatando e desrespeitando a pessoa que iniciou o yawo !
Eu não iria gosta em saber que um yawo meu esta fazendo santo de novo ... O nome disso é respeito , talvez se nós se respeita-se mais um pouco nossa religião não seria assim.

* Não se meta no nosso Candomblé *Podem chamar de ignorância ou que for! Mas que está feio esse povo querendo africaniza...
19/12/2017

* Não se meta no nosso Candomblé *

Podem chamar de ignorância ou que for!

Mas que está feio esse povo querendo africanizar o candomblé está!

Os ditadores religiosos conheceram a África yorubá moderna, ninguém de fato sabe como era o culto a 200 anos atrás, assim como nós do candomblé não sabemos de fato como nossa religião começou.

Portanto senhores, aceitem que dói menos:

- Ayra vai continuar sendo cultuado como orisa
- Logun Ede vai continuar tendo ewo com vermelho
- Obaluaiyê vai usar palha sim! Muita palha!
- Yemoja vai continuar sendo RAINHA DO MAR
- Deixe o povo falar orA Yeyeo, deu certo até hj!
- Vamos continuar colocando KELE em tudo que é orisa.
- Vamos continuar falando SANTO! Nós somos o povo de SANTO.
- Yewa vai continuar sendo iniciada em virgens
- Nanã apenas em mulheres
- Nossos igbas vão continuar sendo de louças

Não se meta no nosso Candomblé!
Não toque no nosso intocável!

Não gostou, pede impeachment!

Boa tarde. O Candomblé é Humildade!!Essa frase parece simples, mas não é. Sempre associamos humildade com pobreza materi...
17/12/2017

Boa tarde.

O Candomblé é Humildade!!

Essa frase parece simples, mas não é. Sempre associamos humildade com pobreza material, o que é um erro, pois eu já vi ricos humildes e pobres “orgulhosos”. Humildade para mim é atitude, é olhar o mundo de frente e não de cima para baixo, entendendo que estamos aqui de passagem e que a vida é uma chance que Olorun nos deu de evoluirmos.

Bom dia....Ninguém vai à igreja pedir ao padre um marido que já é marido de outra.Ninguém vai a missa pedir a destruição...
02/12/2017

Bom dia....

Ninguém vai à igreja pedir ao padre um marido que já é marido de outra.
Ninguém vai a missa pedir a destruição da vida de uma pessoa.
Ninguém pede que o padre interceda junto a Deus para que Este lhe arrume clientes que se submetam a ser enganados e extorquidos...
As pessoas vão a suas igrejas para agradecer pela vida...pela saúde...pela paz....
Não vão em busca de fortunas...vão para rezar...não vão para exigir....vão para pedir...
Muitos vão também pra fazer a linha social é claro...
Está certo que Orisà não é religião...mas...porque que a maioria que busca Orisà não compreende que a dignidade, a ombridade, a sinceridade, a verdade tem que ser ainda maior?
Porque pensam que Orisà está para servi-los?
Será porque são negros? Sera resquicio da mentalidade escravocrata? Será que os que assim agem, pensam que Orisà é obrigado a alguma coisa?
Pois é...não é não...não é obrigado a nada!
Orisà não é agência de matrimonio.
Orisà não é agência de emprego.
Orisà não é integrante dos Vingadores.
Orisà não destrói lares (pelo contrario)
Orisà não é promiscuo
Orisà é vida...é saúde...é paz....é verdade....é dignidade....é sagrado...é divino...
Portanto, se acendeu uma vela pra Deus na igreja e não obteve o que quis, não vai achando que vai ascender uma vela para o Diabo e que tudo se resolverá.
O mesmo Deus de lá é o de cá...com a diferença que, enganado pelo preconceito, muitas pessoas acabam por mostrar suas verdadeiras faces, tendo em vista que para o "Diabo", que tem tantos pecados, não ha necessidade de manter as máscaras.

"Eu sei que você tem pensado em desistir com muita frequência. Você tem achado que Eu não tenho te ouvido, só porque Eu ...
01/12/2017

"Eu sei que você tem pensado em desistir com muita frequência. Você tem achado que Eu não tenho te ouvido, só porque Eu ainda estou em silêncio e tem se questionado o porquê de tanta coisa dando errado se você já entregou tudo em minhas mãos.

A verdade é que meu silêncio é apenas um pedido de paciência, um pedido de confiança. Sim, confie em Mim, mesmo quando Eu tiver em silêncio, mesmo quando nada estiver acontecendo ainda.

Os seus olhos ainda não podem ver, mas a sua fé te levará a crer no que você ainda não está vendo, então use-a e não desista.

Continue acreditando que Eu estou trabalhando a teu favor, porque Eu estou. E saiba que tudo dará certo sim, porque Eu quem estou no controle de tudo.

Usei essa mensagem pra te acalmar, porque tudo o que Eu menos quero agora, é que você desista...Eu quero que você continue, para que lá no final, você possa olhar e perceber que valeu a pena.

E saiba que o que Eu estou preparando para você, é muito maravilhoso!"

Ase

Á benção os mais aos mais velhos e os mais novos! Hoje quero falar Sobre: POR QUE ORISÁ PEDE FEITURA?Em primeiro lugar n...
01/12/2017

Á benção os mais aos mais velhos e os mais novos! Hoje quero falar Sobre:

POR QUE ORISÁ PEDE FEITURA?

Em primeiro lugar nenhum Orisá exige feitura. Você faz se quiser, mas existem alguns motivos para a necessidade da feitura:

- pela questão da ancestralidade;
- pela afinidade da pessoa com o Orisá;
- o iniciando precisa da força, energia, luz, paz, saúde, axé do Orisá para que ele tenha uma vida melhor.
- entre outras coisas que podem aparecer

O que muda num filho de santo feito?
Depende. A questão da iniciação é muito íntima, mas em essência o que se espera é que a pessoa mude sua vida para melhor, saúde, conduta, comportamento etc, além de ser mais confiante, alegre, determinado,equilibrado espiritualmente, pois o orisá é vida, luz, paz, alegria, força, energia, axé!

Se o santo pedir feitura e o filho não atender, o que acontece?

Para algumas pessoas nada, mas para outros tudo!
Para algumas pessoas aumentam uma série de aborrecimentos, desequilíbrios, doenças, pesadelos, perturbações, obstáculos, problemas espirituais e sociais de toda ordem que podem levar ao suicídio, à loucura e, pior, a um sentimento de angústia íntima, de que está em falta com algo maior que si mesmo. Orisá é amor, força, luz, energia, axé!

Há prós e contras, ou apenas prós?

Para mim existem somente prós.
Para alguns, somente contras, pois vai ter que aprender a ser uma pessoa melhor, pois o Orisá vai exigir isso dele. Algumas vezes por anciedade a pessoa escolhe o zelador errado, ou a familia errada e tudo começa a complicar.

Em casos específicos, como não ter problemas de saúde, ou morte em seu caminho, onde sua vida é plena de realizações e felicidade, e o orisá pede feitura assim mesmo, por que ele pede?

O Orisá não exige feitura. Você faz se você quiser! Mas, se a pessoa está desenganada, é suicida, apresenta constantemente sérios desequilíbrios, não consegue ter uma vida saudável, tranqüila espiritualmente, não tem esperança, a luz, a força e a energia vital necessárias para buscar uma vida melhor, a iniciação poderá ser o caminho para tudo isso.

Porque algumas pessoas estão bem de saúde e bem de vida, “bolam”(desmaiam) sutilmente, ou só vêm descobrir por acaso num jogo de búzios ou até mesmo num ebó, que a razão disso é pq o orisá está pedindo feitura?

Por exemplo: ao bolar com uma enxaqueca, uma pressão que sobe, uma alteração de leve nos batimentos cardíacos, uma tonteira... Bolam pq seu Ori pertence a um Orixá. A presença espiritual do orixá provoca o movimento da energia vital, o que ocasiona o desfalecimento da pessoa q ainda não passou pelos rituais de ligação com o orixá necessários para receber esta energia e manter-se de pé e bem.

Porque anular as “entidades” de umbanda quando fazemos o santo no candomblé?

Umbanda é a prática da caridade através das entidades ou enviados dos orixás.
Candomblé é somente culto aos orixás. Não há necessidade de se anular as entidades se a pessoa, digo, o orisá quiser atuar na umbanda. Se eu quero fazer uma oferenda e sou feita na nação, vou fazer dentro do rito de nação, sem problema algum. Se eu quero tomar um passe ou receber conselhos, vou tomar um passe com um caboclo ou conversar comum preto-velho vou dentro do rito de Umbanda.

Espiritualidade é coisa séria, é mexer com vidas, nada nem ninguem o obriga ou força a fazer nada que não queira, portanto sempre f**a a seu critério tomar toda e qualquer decisão sobre sua vida, mas como dito anteriormente, tudo é cabivel sim de mudanças de acordo com suas escolhas. Orixá só entra em sua vida se voce der espaço a ele e ser iniciado é um ato de amor ao orixá e vice versa, então ninguem é obrigado a fazer nada. Quando num jogo de buzios orixá indica feitura é porque ele sabe que pode agir de forma mais intima na vida do filho e de certa forma se aproximar cada vez mais trazendo sua própria energia para a energia da pessoa e sendo assim há também uma grande doação por parte do orixá também.

Iniciar-se é coisa seria! Pense sempre muito bem, quando orixa quer ele faz acontecer! MOTUMBÁ!

Logunédè é o santo menino que velho respeita.Loci Loci 👑💛💙
30/11/2017

Logunédè é o santo menino que velho respeita.

Loci Loci 👑💛💙

Endereço

Avenida Oliveira Freire
São Paulo, SP
08320-390

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Asé Ómó ti Ésú ati Oyá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar