17/07/2021
Palavra pastoral – Como será a igreja pós-pandemia?
Pastor Rodrigo Rodrigues Lima
Talvez você já tenha se perguntado a respeito do mundo pós-pandemia. Como pastor e líder de uma comunidade inserida na sociedade, desde que percebi que a pandemia se prolongaria, essa pergunta me atormentou muitas vezes. Entretanto, com o tempo, com oração, com reflexão nas Escrituras e ouvindo sábios, meu coração se acalmou e a paz de Deus inundou o meu coração.
A pandemia nos trouxe muitas mudanças. Dentre elas, o aceleramento da igreja virtual. Ficamos em nossas casas por um longo período durante a pandemia. As ações que tomamos se revelaram o melhor caminho e, inclusive, a resposta para o pós-pandemia. Os pequenos grupos expressos em células, discipulados, mentorias e grupos de apoio mantiveram as pessoas conectadas. Somos imensamente gratos pelos gigantes desse tempo, os nossos líderes de células, mentores, discipuladores e líderes de ministério.
Como será a igreja pós-pandemia? Ouvindo homens e mulheres sábios, refletindo sobre a nossa cultura como igreja local e buscando ouvir a Deus, queremos trazer uma palavra que visa fortalecer sua fé, seu coração e alinhar as nossas expectativas com o que Deus tem feito.
*1. Expectativas no lugar certo quanto à frequência das pessoas nos cultos presenciais*
Nos EUA, as pessoas já foram vacinadas. Entretanto, o retorno das pessoas aos cultos presenciais tem sido gradual e abaixo do normal. A frequência média tem sido em torno de 40% a 45%. Isso remonta à reconstrução do templo destruído pela Babilônia conforme relatado por Esdras e Neemias. Muitas pessoas que tiveram o privilégio de ver a imponência do templo de Salomão antes da destruição choraram ao ver que o novo templo não refletia aquela mesma realidade. Entretanto, era um novo tempo após a desolação do povo de Judá. Mas, podemos nos apropriar da palavra que diz: *“A glória da segunda casa será maior que a primeira”*. Minhas expectativas não estão altas e nem baixas, mas estão em Deus. As pessoas comprometidas com Jesus e com as Escrituras sabem o que devem fazer e isso é o que importa. Talvez você não veja tão cedo as pessoas que deseja reencontrar, mas você está lá e Deus não mudou. “A glória da segunda casa será maior que a primeira”. Olhe para o copo meio cheio e não para o copo meio vazio. Esqueçamos 2019 e 2020, pois, a igreja começa agora. A sensação é como se estivéssemos plantando uma igreja do zero e você fará parte deste maravilhoso processo.
*2. Foco na missão de Jesus Cristo*
Toda vez que enfrentamos uma crise fazemos as seguintes perguntas: “Quem sou eu”? e “por que estou aqui”? Nesse tempo de crise devemos fazer essas mesmas perguntas como igreja de Cristo para saber qual é o nosso papel. Nós somos de Cristo, somos filhos amados do Pai, estamos aqui para proclamar o Evangelho de Jesus e fazermos discípulos! O mundo de hoje, mais do que nunca, precisa de uma igreja que sabe quem é e porque está aqui. Nosso objetivo não é encher as cadeiras ou bancos de nossa igreja, mas fazermos discípulos. Uma igreja surgiu, a virtual. Por isso, estamos muito em paz por sabermos que deveremos ser uma *“igreja híbrida”* daqui por diante. Estamos seguros de que teremos ovelhas em outras regiões do Brasil e no mundo. Portanto, focaremos nossa missão para aqui e para além através do mundo virtual, o que nos leva ao terceiro ponto.
*3. Uma igreja “on-line”*
Estamos trabalhando para que tudo o que acontece na igreja em termos de ensino, capacitações e pastoreio, também seja oferecido virtualmente. Essa é a nova realidade imposta pela COVID-19 e que não deve ser mais motivo de surpresa para nós, se porventura, surgir um outro vírus. A igreja será híbrida, isto é, presencial e virtual.
*4. Foco no básico – “Fazei discípulos”*
Todas as igrejas que menos sentiram essa pandemia, sem dúvida alguma, foram aquelas que mantiveram alguma expressão de pequenos grupos. A pandemia ampliou nossa compreensão de pequeno grupo e assim cremos que a Igreja Metodista Livre de Vila Moraes se expressa em três formas de pequenos grupos: a) células evangelísticas; b) micro-grupos de discípulos e pré-microgrupos de discipulado ou mentorias; c) Grupos de apoio (homem ao máximo; mulher única; crown; outros). Essa é a igreja do momento e do futuro. Nossa ênfase é eliminar qualquer cultura de “consumo religioso” encorajando todos os nossos membros a desejarem ser discípulos de Jesus Cristo que se multiplicam em outros discípulos. As pessoas querem relacionamento e não meramente eventos. O nosso foco será o básico. FAZER DISCÍPULOS. Por isso, nossa ênfase será capacitações, treinamentos, reciclagem, encorajamento dos líderes e formação de novos líderes de pequenos grupos nessas três expressões.
*5. Capacitar os nossos membros a serem relevantes em casa e no trabalho*
Os discípulos foram preparados por Jesus para irem e influenciarem à comunidade. A igreja primitiva, mediante a perseguição e crises de fome que assolaram o mundo, cresceu. Por quê? Porque os crentes se dispersaram e estavam preparados para serem discípulos de Jesus onde quer que estivessem.
Temos esses preciosos desafios. Estou hiper animado! Ore por sua igreja e por sua liderança. Fique conectado e faça conexões profundas. Nós, pastores e líderes estamos abertos para ajudar você. Comece a orar e a perguntar a Deus como Ele deseja usar você nesse novo tempo. Abrace tudo o que oferecermos de capacitações e treinamentos. Aceite o desafio de ser um discípulo e uma discípula de Jesus que fará a diferença nesse mundo pós-pandemia.
No amor de Cristo,
Pastor Rodrigo Rodrigues Lima
*Igreja Metodista Livre de Vila Moraes*