Tenda Espirita Aldeia Nova - fundada em 02.05.1981

Tenda Espirita Aldeia Nova -  fundada em 02.05.1981 TENDA ESPIRITA ALDEIA NOVA
Fundada em 02 de maio de 1981

A Tenda espirita Aldeia Nova fundou-se no dia 02 de maio de 1981 tendo como responsavel pelos trabalhos da casa O Cabloclo Indaiá.Anos depois a pedido do mesmo foi criado o Instituto de Educação Aldeia Nova para crianças com necessidades especiais.A casa é mantida por meio de doação, nada se é cobrado pelo trabalho prestado...Aqui, quem tiver maior interesse poderá conhecer mais sobre a Umbanda e

sobre nossa tão amada casa.... -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Se você é um médium que, ao terminar os trabalhos, sente uma alegria enorme não se importando se trabalhou incorporado ou se “apenas” ajudou na organização da casa.Se você sente-se honrado por ter a oportunidade de sentir a presença dos maravilhosos Pretos Velhos que, com sua grande humildade e sabedoria, conseguem recolher as lágrimas mais profundas de nossos irmãos; ou dos Caboclos para quem emprestamos nossos singelos braços para que eles possam abraçar nossos irmãos e assim torná-los fortes e guerreiros; ou ainda por poder sentir o Senhor Ogum, “Rei das Demandas”, e segurar sua Espada da Lei em nossas mãos…Se você esforça-se para fazer sua reforma íntima antes de exigí-la dos outros.Se você acredita no merecimento (não em milagres), na Lei, na Justiça, no carma, na reencarnação e na natureza como sendo a nossa força e o nosso Axé.Se você acredita ser responsável pelos trabalhos realizados pelos Guias Espirituais diante de sua condição de intermediário entre nós e o plano superior e se busca o conhecimento.Se você entende a Umbanda como religião com fundamentos, liturgias e doutrinas próprias e trabalha pela evolução e conscientização da “Religião Umbanda” diante de toda a sociedade mostrando como a Umbanda é linda, simples e poderosa.Então você realmente ama a Umbanda, afinal não se pode amar aquilo que não se conhece ou de que se envergonha. Mas se tudo isso e os fundamentos da Umbanda servem para trazer discórdia, desânimo, peso, dúvida, cansaço, obrigação… então, reavalie sua vida espiritual…

23 de abril dia do orixá Ogum na Umbanda e São Jorge na igreja católica . Ogum, orixá que abre caminhos e nos guia em di...
23/04/2026

23 de abril dia do orixá Ogum na Umbanda e São Jorge na igreja católica .
Ogum, orixá que abre caminhos e nos guia em direção ao sucesso!
Que sua força e determinação estejam sempre presentes em nossas jornadas, abrindo caminhos e removendo obstáculos.
Que sua sabedoria nos oriente para escolher os melhores caminhos e nos inspire a buscar sempre o melhor para nossas vidas.
Que sua proteção nos guarde de todo mal .
Que sua presença nos traga a coragem necessária para superar todas as dificuldades.
Patacory, Ogum!⚔️
Salve meu Pai Ogum 🙏

Que Xangô  e Iansã nos tragam o axé da justiça e da verdade.Que tudo o que estiver atrapalhando nosso caminho, sela leva...
22/04/2026

Que Xangô e Iansã nos tragam o axé da justiça e da verdade.
Que tudo o que estiver atrapalhando nosso caminho, sela levado pelos ventos de Iansã levem para bem longe.
Que possamos nos sentir protegidos pelo casal do dendê e que todo mal se desfaça.
Que assim seja e assim se faça . Axé🦋

Para quem interessar segue uma oração para nossa mãe Iansã
“Minha mãe Iansã, senhora dos ventos e tempestades, varra da minha vida toda inveja, tristeza, atraso e energia ruim.
Abra meus caminhos no amor, no dinheiro e na saúde.
Me dê coragem para vencer e força para recomeçar.
Que nenhum mal permaneça onde sua luz tocar.
Eparrey Oyá!” ⚡️🦬🔥

Que saibamos honrar a  terra que nos foi dada . Uma dádiva divina . Fonte Srntimento e Luz
22/04/2026

Que saibamos honrar a terra que nos foi dada . Uma dádiva divina .
Fonte Srntimento e Luz

O PODER DO MANJERICÃO.Há séculos que o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sej...
22/04/2026

O PODER DO MANJERICÃO.

Há séculos que o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários.
É reverenciado como uma planta imbuída de essência divina e, por este motivo, os indianos costumam jurar sobre um raminho desta planta em seus depoimentos nos tribunais de justiça.
Consta que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após sua Ressurreição, e por isto nas Igrejas Ortodoxas Gregas benze-se a água com suas folhas e muitos vasos da planta ornamentam os altares.

Poderes Ocultos e Mágicos do Manjericão

1) Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.

2) O manjericão dado como presente traz boa sorte para uma casa nova.

3) Age como pacif**ador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia.

4) Transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.

5) É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos também a ver o brilho e o perfume da vida.

6) Na alimentação, atua como energizante. Por ser muito delicado, deve ser usado na cozinha delicadamente. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios energéticos.

7) É excelente para dar banho em crianças agressivas e que dormem mal.

😎 O escalda-pés com manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

9) O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.

10) Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas dentro de casa.

11) As compressas de manjericão (uma pasta pilada com as folhas) ajuda as mães que f**am com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.

12) Os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.

13) Excelente para casos de confusão mental. Pode ser usado ainda como tintura ou vinagre, queimado no aromatizador ou aspergido. Galhos nos vasos funcionam bem.

14) Utilize em banhos de limpeza, saúde, cura e fertilidade.

15) É muito útil para cessar violência, abençoar e acalmar.

16) Protege contra todas as formas do mal e atrai boa sorte.

17) Cultivar manjericão, em um vaso ou em uma horta, traz paz e felicidade para a casa.

18) Esmague uma folha e inale o cheiro: ajuda a clarear a mente e o caminho correto irá se revelar.

19) Para proteção, coma o manjericão nos pratos que preparar com a devida visualização.

20) Outras tradições mágicas associadas à planta são para garantir a fidelidade dos casais, evitar discussões e atrair dinheiro.

Por Nina Greguer Pérolas de Ramatis

18/04/2026

OFERENDAS NA UMBANDA

As oferendas existem desde o início dos tempos, independente das religiões encontradas hoje no mundo. Surgiram de um ato instintivo do ser humano em sua necessidade de pedir o auxílio divino e de agradecer pelas graças recebidas.
São atos que envolvem o lado religioso e magistico do ser humano e da natureza onde vivemos.
Podemos fazer oferendas de agradecimento, de pedido de ajuda, de desmagiamento negativo, de descarrego, propiciatória, purif**adora, de ritual de firmeza de forças e de ritual de assentamento de forças e poderes espirituais.

A oferenda religiosa é um ato de respeito, de amor e de devoção através do qual é possível intensif**ar o agradecimento pelas bênçãos recebidas e o pedido de saúde, de força, de proteção, de amparo e de sustentação em todos os sentidos de nossas vidas.
Através das oferendas, nos colocamos de joelhos diante das Divindades e abrimos nossos corações criando uma ligação mais forte e poderosa que imediatamente nos envolve e começa a atuar em nós.
Quando vamos a um ponto de forças para oferendar um ou mais Orixás, se nos posicionamos com amor, reverência e fé, um portal é aberto estabelecendo uma passagem entre o plano físico e o plano espiritual daquele ponto de forças e entre as dimensões a ele ligadas.
Por este portal vêm aqueles que irão receber as nossas oferendas no plano espiritual e irradiar sobre nós as suas energias vivas e divinas que atuarão em nosso benefício. Normalmente, recebemos as irradiações dos Orixás que oferendamos enquanto um de seus filhos ou filhas (naturais ou elementais) vem ao nosso encontro. Este contato é rápido e devemos estar em sintonia com a natureza do local, mantendo nossas mentes e nossos emocionais livres de pensamentos e sentimentos negativos e desequilibrados.

Ir à um ponto de forças fazer uma oferenda requer todo um preparo anterior.
Devemos firmar o nosso anjo da guarda, tomar um banho de ervas para descarregar as energias negativas e harmonizar nosso ser espiritual a fim de nos preparar para nos posicionar diante dos Orixás vibrando o mínimo possível de desequilíbrios para que possamos estar receptivos às suas energias e não causarmos desequilíbrios em seus pontos de forças naturais.
Para que possamos compreender melhor esta necessidade, basta pensarmos que estaremos diante de seres da natureza que possuem uma energia e vibração pura e muito sutil, sendo estes seres muito sensíveis aos nossos desequilíbrios e desarmonias. Assim, devemos nos preparar para pedir auxílio mas sem causar nenhum dano e desarmonia ao meio natural onde vivem.
Podemos fazer uma analogia citando um exemplo muito comum em nosso dia a dia, quando vamos visitar a casa de alguém, tomamos banho, colocamos uma roupa limpa e também limpamos nossos pés antes de entramos em sua residência.
É muito simples, devemos proceder da mesma forma quando vamos a um ponto de forças da natureza oferendar um Orixá e abrir um portal para que possamos estar juntos naquele momento no plano espiritual daquele local.
Também não devemos falar alto, falar palavrões e mantermos conversas profanas ou termos condutas desleixadas e desrespeitosas, pois tudo é observado pelos Senhores Tronos Regentes e Guardiões dos pontos de forças da natureza que podem até mesmo se recusar a receber nossas oferendas se nos posicionarmos com desrespeito em suas moradas naturais.
Devemos lembrar que eles são amorosos mas são muito rigorosos no que diz respeito às nossas posturas e sentimentos íntimos negativos.

SUGESTÃO DE PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR OFERENDAS NOS PONTOS DE FORÇAS DA NATUREZA

1º. Escolher o local de acordo com o Orixá que se deseja oferendar a fim de solicitar auxílio ou agradecer.

2º. Logo na entrada do ponto de forças, deve-se escolher um local seguro à esquerda de quem entra, onde as velas não poderão causar nenhum tipo de incêndio ou outro dano à natureza e deve-se oferendar os Senhores Guardiões e a Senhora Guardiã do ponto de forças pedindo licença para entrar e realizar a sua oferenda e pedindo a sua força, a sua proteção e o seu amparo enquanto você estiver dentro do ponto de forças por eles guardado.
Esta oferenda pode ser bem simples, bastando uma vela para cada um e, se preferir, acompanhando com charuto, cigarro e a bebida de específ**a deles (é claro que o ideal é oferendar também o fumo e a bebida, mas quando não for possível por algum motivo, entregue pelo menos as velas). Exú é o grande Mensageiro, é ele quem abre e fecha as portas, quem ativa e desativa os processos kármicos, é aquele quem cumpre as determinações da Lei Maior e da Justiça Divina e guarda os caminhos, portanto, devemos sempre oferendá-lo primeiro.
Nestes casos, a oferenda deve ser feita ao Exú Guardião do Ponto de Forças e não ao seu Exú pessoal.
Por exemplo: se a oferenda é nas matas, antes oferenda-se “o Sr. Exú Guardião das Matas e as Falanges dos Exus das Matas”. Então, deve-se acender 3 velas, uma para o Sr. Exú, uma para a Sra. Pombagira e uma para o Sr. Exú Mirim guardiões do ponto de forças.
E à eles deve ser feito o mesmo pedido de licença e proteção para que tudo aconteça da melhor maneira possível e você consiga fazer a sua oferenda dentro da Lei.

3º. Deve-se oferendar ao Trono Regente do ponto de forças do lado direito de quem entra, pedindo à ele licença para entrar em seu ponto de forças, permissão para fazer a sua oferenda e proteção e amparo para que você possa entrar e sair em segurança de seu ponto de forças, sem que nada de ruim aconteça.
E pode pedir ao Trono Regente do ponto de forças que afaste de você os animais e seres da natureza que possam oferecer perigo a sua saúde e também aqueles que poderiam ser feridos por você acidentalmente.
De modo que haja paz e harmonia enquanto permanecer no local.

4º .Procure o espaço mais adequado à sua oferenda e no qual as suas velas não corram risco de causar danos à natureza e aos seres que ali vivem. Encontrando o local, ajoelhe e peça permissão à Deus, aos seus Divinos Tronos, à sua Lei Maior e à sua Justiça Divina, aos Tronos Regentes e Guardiões do ponto de forças e aos seus Orixás e Guias pessoais para que você possa realizar a sua oferenda.
À partir daí, enquanto for arrumando a sua oferenda, mentalmente ative um canal de comunicação com o Orixá que você pretende oferendar e demonstre seu amor, seu respeito, sua reverência e suas intenções.
Ao finalizar a arrumação, de joelhos, consagre a vela ao Orixá oferendado e faça os seus pedidos e/ou agradecimentos.

ATENÇÃO: Lembre-se, não devemos deixar na natureza nenhum elemento que cause a poluição dos pontos de forças ou que possa fazer mal aos animais e seres que ali vivem. Podemos utilizar folhas de bananeira ao invés de toalhas, coites de coco ao invés de copos e alguidares de barro e de louça, outra opção são cascas de frutas que também servem como recipientes (abre-se o maracujá, tira o conteúdo e temos um copo ou pote, o mesmo com o abacaxi, com o coco verde, etc.).
Podemos fincar as velas na terra que queimará totalmente f**ando apenas um fino resíduo no fundo. Inclusive, podemos esperar as velas queimarem enquanto meditamos sobre nossos pedidos e recebemos as vibrações do Orixá.
Ao final, podemos recolher os resíduos das velas e tudo o mais que possa causar poluição.
Os pontos de forças da natureza são de grande importância para nós umbandistas e para a nossa religião e estamos perdendo estes locais devido a destruição pelo próprio homem, poucos locais ainda existem que são facilmente acessíveis mas estamos perdendo o acesso à estes sítios naturais devido à falta de consciência ecológica de muitos de nós que estão fazendo as autoridades fecharem o acesso a oferendas espirituais.
Nada melhor como exemplo do que as praias após as cerimônias e oferendas para Iemanjá, uma sujeira desnecessária e que certamente não a agrada em nada. Você acha que nossa Mãe Iemanjá gosta de ver o seu ponto de forças imundo? Cheio de restos e de lixo? E o mesmo acontece com nossa Mãe Oxum, com nosso Pai Oxóssi, e com todos os outros Orixás. Vamos fazer as nossas oferendas com mais respeito e mais consciência, isto também é evolução espiritual.

Caso haja um ponto de forças dentro de outro ponto de forças, basta repetir as oferendas ao chegar no segundo ponto de forças.
Exemplo: Vamos supor que você vá fazer uma oferenda numa cachoeira que f**a bem no meio de uma mata ou floresta, então, você pode fazer os pedidos mentalmente ou pode oferendar os Guardiões e Regentes das Matas na entrada da mata ou floresta e, ao chegar ao ponto de forças da cachoeira, deve ajoelhar e oferendar também os Guardiões e Regentes deste ponto de forças.
Se sua entrega for para um de seus Guias que atua na linha de Oxóssi, basta oferendar os Tronos Regentes e Guardiões das Matas e pedir permissão para oferendar para o seu Guia.
Se for oferendar para outro Guia na cachoeira, deve oferendar ao menos 1 vela à Sagrada Mãe Oxum e pedir a sua permissão para oferendar ao seu Guia pessoal dentro de seu ponto de forças.
Devemos estudar nossas oferendas e nos preparar adequadamente para realizá-las, a fim de que não falte nenhum item e que nenhum Orixá seja esquecido.
Caso haja ESQUECIMENTO, ajoelhe e faça o pedido de permissão da mesma forma mas pedindo perdão e desculpas pelo esquecimento a fim de demonstrar que não foi falta de respeito de sua parte.
É sempre bom levar algumas velas brancas a mais pois elas sempre podem ser utilizadas em substituição a outras cores em momentos de emergência (Ex: pode vir uma intuição recebida no momento da entrega para acender 1 vela para algum outro Orixá para o qual você não havia levado a vela da cor adequada, aí a vela branca irá suprir esta necessidade inesperada!).

18/04/2026

Linda definição de Amigos!!!

"Amigos é um grupo de pessoas, cheios de defeitos, que Deus reúne para que convivam com as diferenças e desenvolvam a tolerância, a benevolência, a caridade, o perdão, o respeito, a gratidão, a paciência, direito e dever, limites, enfim, que aprendam a AMAR: fazendo ao outro o que quer que o outro lhe faça. Sem exigir deles a perfeição que ainda não temos.
Nós não nascemos onde merecemos, mas onde necessitamos evoluir."

18/04/2026

POR QUE ACORDAMOS COM DORES, MAL ESTAR E DESÂNIMO?

Quando dormimos, nossa alma acorda. Não somos o nosso corpo, em essência, somos a consciência que habita nosso corpo.

Quando adormecemos o corpo, diminuímos o metabolismo físico, relaxamos a mente e com isso permitimos que nossa consciência – que está sediada na alma – se desligue temporariamente e viaje pelos mais diferentes locais nas dimensões extrafísicas.
Podemos viajar na presença de nossos amigos espirituais e seres de Luz, se estivermos sintonizados em vibrações positivas. Nessa condição, normalmente quando acordamos nos sentimos bem, realizados e felizes com a vida.

Podemos também ser obsedados por espíritos sombrios, por bagunceiros do plano espiritual, por desafetos de outras vidas e até por outros seres encarnados também em projeção astral. Isso tudo depende da condição na qual vamos dormir. E, no caso desses tipos de assédios – infelizmente muito comum – costumamos acordar com diversas sensações ruins, como dores de cabeça, mal estar, desânimo pela vida, entre outros.

Podemos f**ar presos aos nossos corpos por conta da aceleração do metabolismo provocada por erros na alimentação e dessa forma, nem sairmos em projeção. Isso também acontece quando estamos hiperativos mentalmente.

Nestes casos, o que ocorre é que o corpo físico relaxa parcialmente e com isso a nossa consciência não se liberta por completo. Normalmente nessas situações, após o período do sono, a pessoa relata que não conseguiu descansar direito e mesmo depois de ter dormido por várias horas, não encontra uma sensação de plenitude física e mental.

Pense um pouco. Se o cansaço é físico, tome uma providência. As leis Divinas recomendam o repouso. Se for demasiado o cansaço, talvez você esteja doente e precise de atendimento profissional. Procure um médico, realize exames, trate-se.

Se o seu cansaço o preocupa, tome o caminho mais conveniente. Mas, se por qualquer motivo não puder fazer isso, então silencie. Trabalhe e ore, buscando apoio e refazimento nas fontes espirituais.

Procure Jesus na intimidade de seu coração e entregue a Ele o seu cansaço e o seu descanso.

Ilumine os campos da alma com atividades que o enriqueçam espiritualmente, que o alegrem verdadeiramente.

Evite reclamações constantes, porque elas não melhorarão o seu cansaço, nem seu esgotamento.

Procure atividades que o refaçam. Escolha um local onde necessitem de braços amigos e se ofereça como voluntário. Mudança de atividade é também repouso.

Para o seu lazer escolha o que o possa refazer. Um passeio tranquilo, a observação atenta de um quadro da natureza. Delicie-se com uma música. Desfrute o aconchego familiar. Ore e seja feliz.

O sono foi dado ao homem para a reparação das forças físicas e das forças morais.

Enquanto o corpo se recupera dos efeitos da atividade do dia, o espírito também se reabastece no mundo espiritual.

Por isso mesmo a prece, antes do sono físico, se faz tão importante. Com ela, sintonizamos com as mentes superiores com as quais, logo mais, quando dormirmos, poderemos nos encontrar para os diálogos que alimentam a alma e fortif**am a disposição para as lutas.

Adquirir o hábito de nos prepararmos consciencialmente para o sono, equalizando nossos pensamentos em elevadas vibrações, purif**ando nosso espírito, acalmando a nossa mente, procurando manifestar uma intenção positiva, de ter uma projeção astral proveitosa e harmoniosa.

É importante a realização da prece, magnetizada pela vontade de servir os planos de Luz naquilo que os seres de amor entendam que seja a tarefa adequada para nós.

Também podemos e devemos pedir treinamentos e instruções nas escolas do plano espiritual, com o objetivo seguirmos evoluindo na experiência física.

Prepare-se para o sono, cuide da sua energia antes de embarcar na viagem da alma, e jamais, de maneira alguma, adormeça nutrindo sentimentos de raiva, revolta, vingança e mágoa, porque eles podem ser o elo de ligação entre a sua alma e os planos mais densos e os seus representantes.
Senhor!
Agora que me preparo para o repouso do meu corpo físico, rogo que ele permaneça sob Tua proteção, Oh meu Deus!
Que o meu espírito liberto, durante o sono reparador, possa encontrar-se com os bons espíritos e que estes possam amparar-me e instruir-me.
Se porventura Senhor, algum irmão errante se aproximar de mim, que ele seja conduzido para um portal de luz para que seja socorrido amorosamente.
Rogo-TE meu Deus, para que durante esta liberdade provisória, o meu espírito se encontre com os bons e possa, com eles, compartilhar benéficos momentos.
Permita, Oh Senhor, que o meu anjo guardião e os espíritos protetores, de mim se aproximem e tragam-me esclarecimentos, paz e luz.
E que no despertar do meu corpo físico, meu espírito conserve as recordações dos ensinamentos obtidos com os benfeitores da espiritualidade, colocando-os em prática no meu cotidiano!
Que assim seja!

Fonte: Chico de Minas Xavier

12/04/2026

"Pare de olhar para trás. Você sabe onde já esteve. Você precisa saber para onde vai! Acostume seus olhos a mirar o futuro!"

UM ESPÍRITO OBSESSOR TAMBÉM PROTEGE?!?Os espíritos maus também protegem os seus "repastos vivos" sob os mais atenciosos ...
12/04/2026

UM ESPÍRITO OBSESSOR TAMBÉM PROTEGE?!?

Os espíritos maus também protegem os seus "repastos vivos" sob os mais atenciosos cuidados, ensejando-lhes as melhores oportunidades para a prática dos vícios em que estão interessados. Embora dominem suas vítimas nos corpos físicos, também dependem delas para saciarem os seus caprichos mórbidos e desejos pervertidos, que mais lhes atormentam porque são conseguidos através dos sentidos alheios, assim sempre "absorvem" a intensidade das sensações dos encarnados. Mas a proteção dos obsessores às suas vítimas obsidiadas é sempre deletéria e prejudicial, porque aumenta-lhes o vício e as induz ao desregramento completo. Quando os homens ultrapassam as fronteiras dos "tropeços" comuns, vivendo afastados do caminho do bom caráter, as entidades das trevas mostram-se logo sumamente interessadas em viciá-los e depois protegê-los como valiosos instrumentos de filtração sensual e sensório no mundo físico.

Ramatís
In A Vida Além da Sepultura Pérolas de Ramatis

ECTOPLASMA E FLUÍDO VITAL NO PLANO ASTRALNa literatura de mestre Ramatís, o ectoplasma é tratado como uma substância fun...
12/04/2026

ECTOPLASMA E FLUÍDO VITAL NO PLANO ASTRAL
Na literatura de mestre Ramatís, o ectoplasma é tratado como uma substância fundamental para a ponte entre o mundo invisível e o material. Para Ramatís, essa substância não é meramente espiritual, mas sim um composto híbrido.

​Aqui está uma síntese baseada em obras como Elucidações do Além, Jardim dos Orixás e Apometria e Umbanda:

​1. O que é e como se forma o ectoplasma?
​Ramatís define o ectoplasma como uma matéria plástica semidiferenciada, situada em um estado vibratório entre o corpo físico e o perispírito.
​Ele se forma a partir da combinação de três fontes principais de energia:
- ​Energia Vital (Princípio Vital): Absorvida do reino vegetal e do sol (prana).
​Energia Mineral e Física: Elementos extraídos da alimentação e do metabolismo do corpo físico do médium.
- ​Energia Psíquica: Emanações do corpo astral e mental do indivíduo.
​No organismo humano, o ectoplasma é elaborado através do sistema nervoso e das glândulas endócrinas, sendo expelido pelos poros e orifícios naturais (boca, nariz, ouvidos) quando o médium entra em estado de transe ou por comando da espiritualidade.

​2. Propriedades do Ectoplasma
​Segundo as obras citadas, o ectoplasma possui características singulares que permitem a manipulação no Plano Astral pelos espíritos:
- ​Plasticidade: Pode ser moldado pelo pensamento dos Guias para criar "formas-pensamento" ou instrumentos de trabalho.
​Sensibilidade: Reage instantaneamente a estímulos mentais e emocionais (por isso a importância do equilíbrio moral do médium).
- ​Condutividade: Serve como o "fio de cobre" que conduz a energia curativa do plano espiritual para o corpo denso do paciente.
​Invisibilidade Relativa: É invisível ao olho humano comum, mas possui densidade suficiente para ser visto e manejado pelos espíritos.

​3. Por que os Guias precisam do ectoplasma (especialmente na Apometria)?
​Os Guias Espirituais, além de estarem em uma frequência vibratória mais sutil, não produzem ectoplasma e assim têm dificuldade em interagir diretamente com a matéria densa ou com as camadas mais baixas do plano astral (onde residem miasmas e obsessores).
​Na Apometria, o uso do ectoplasma é essencial por três motivos:
- ​A. Condensação de Energia para o Choque Anímico
​Muitas vezes, espíritos em sofrimento ou revoltados não percebem a presença de Guias de alta luz. O ectoplasma "engrossa" a vibração do Guia, tornando-o visível e audível para esses espíritos, permitindo o diálogo e o convencimento.
- ​B. Criação de Campos de Força e Aparelhagens
​Na técnica apométrica, os Guias Espirituais utilizam-se dos pulsos magnéticos para projetar campos de força, redes de contenção e instrumentos cirúrgicos. Sem o ectoplasma fornecido pelos médiuns de doação (ou pela corrente), essas construções não teriam "massa" suficiente para atuar sobre as energias pesadas do umbral.
- ​C. Recomposição de Corpos Espirituais
​Muitas vezes, o consulente apresenta o perispírito danif**ado ou "buracos" na aura. Os Guias utilizam o ectoplasma do médium como uma "massa de modelar" espiritual para cicatrizar e reconstituir as estruturas energéticas do paciente, facilitando a cura física posterior.

​Concluindo, mestre Ramatís frequentemente enfatiza que a qualidade do ectoplasma depende da higiene física e mental do médium. Dietas pesadas (carnes), vícios e pensamentos negativos produzem um ectoplasma "sujo" e tóxico, que dificulta ou impede o trabalho de auxílio dos Guias.

Quer saber mais, leia Jardim dos Orixás .
Pérolas de Ramatis

Pense nisso …..
10/04/2026

Pense nisso …..

Endereço

Avenida Felipe Carrillo Puerto, 346
São Paulo, SP
05890-000

Horário de Funcionamento

Sábado 15:30 - 17:00
18:00 - 19:00
Domingo 09:00 - 17:00

Telefone

+551158218803

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Tenda Espirita Aldeia Nova - fundada em 02.05.1981 posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Tenda Espirita Aldeia Nova - fundada em 02.05.1981:

Compartilhar