PASTORAL DOS COROINHAS - 20 ANOS
" Eu faço parte dessa história e você também "
Pastoral dos Coroinhas da Paroquia Sto Antonio dos Bancarios - Setor Mandaqui - Região Episcopal Santana
Um pouco de nossa história. No dia 22/03/2020 seria realizada a missa de Ação de Graças e logo após um Ágape no salão de festas. E o tema do encontro é: Vc faz parte dessa história. Tão logo essa pandemia passar,
com certeza a realizaremos. Um pouco de nossa história!
1999, já era quase final do ano, o padre Irineu Antoniazzi nos chamou para montarmos a Pastoral dos Coroinhas. Nessa época eu coordenava a catequese familiar com a Monica, e a Perseverança com a ajuda da Lana, Rose, Márcia e Dominicia. Então transferimos a catequese familiar para a Iriane e o Wander e como não tinha quem assumisse a perseverança, não houve continuidade. A maioria das crianças da perseverança migraram para a Pastoral dos Coroinhas. Não sabíamos nada de coroinhas, mas conhecíamos a liturgia. Nos foi indicado procurar a Paróquia Santo Antonio do Bairro do Limão, na época o padre Antonio Carlos Rossi Keller – padre Toninho - era o pároco. Hoje, ele é Dom Antonio Carlos Rossi Keller, da Diocese de Frederico Westphalen - Passo Fundo Rs. Numa tarde de domingo, lá vamos nós. Meninas não podiam servir no presbitério. Imaginem a nossa cara de paisagem, mas o padre Keller nos recebeu muito bem, explicou como organizavam as coisas e nos entregou um roteiro de como determinar as funções. Com o padre Irineu foi diferente, meninas podiam servir no presbitério. No começo usávamos os paramentos invertidos. A sobrepeliz era vermelha e a túnica branca. Porque tínhamos muita túnica branca, devido a primeira eucaristia ser com a túnica e na época eram 150 crianças por ano. Quando íamos a outra igreja, o pessoal comentava, paramento estranho. Kkkk
Começamos a pastoral com aproximadamente 60 coroinhas, com idade entre 04 a 16 anos. Para as formações dividíamos por faixa etária. Chegamos a ter 150 coroinha, então cada turma tinha duas catequistas. No ano de 2012, em novembro tivemos um reencontro de coroinhas onde contamos com a presença de 84 coroinhas e foi uma benção, um encontro o dia todo. Nesses 20 anos tivemos 04 coordenadoras de pastoral: Eu, Rosa Locci (por duas vezes), Susi Borri e Rivia Maria Duran e inúmeras coordenadoras de equipes, não mencionarei os nomes pois posso esquecer alguém. E sim uma ajuda incondicional, os pais dos coroinhas, família de coroinha - coroinha é. Eu faço farte dessa história....