07/05/2026
O FUNDAMENTO DA LIRA DE LÒÒGÙN ÈDĘ
Ainda falta muito... muito... mas muito mesmo... O conhecimento sobre Lòògùn Èdę. E um dos maiores equívocos referente ao Òrìşà é o que se explica por aí à respeito de um dos símbolos que mais tem sido usados sem a mínima noção.
Aqui quero deixar bem claro, que essa é a minha verdade... E com conhecimento de causa, visto que a nação professada em minha casa de Santo, é a nação Ijexá, cujo nosso ÀŞĘ, descende da raiz de nação Ijexá trazida diretamente da África para a Bahia. Com isso não quero afirmar que outras vertentes estão erradas, mas posso confirmar aos amigos leitores que os equívocos e deturpações do culto a Lòògùn Èdę estão fazendo com que as verdades sobre esse Òrìşà sejam esquecidas. Por isso decidi fazer essa postagem. Sei que alguns vão me criticar por acharem que estou "dando carne a gato", mas à esses, digo que nessa minha postagem não há segredo nenhum.
Muitas informações sobre a lira de Lòògùn são lindíssimas, até romantizadas... "É o canto dos pássaros "... "É o som do Òrìşà da música "... etc. Etc. Etc.
VAMOS AS VERDADES... BEM MAIS FORTES :
A lira de Lòògùn Èdę é o Amì (apetrecho) de grande segredo e fundamento , pois é o elemento que foi encontrado na vinda do culto para o BRASIL pelos descendentes dos Ijexás, para simbolizar o bócio (O inchaço da glândula tireoide). É CLARO QUE A ORIGEM DA LIRA É GRECO-ROMANA, MAS ESTÁ BEM CLARO NO TEXTO QUE ESSE ELEMENTO FOI USADO PELOS IJEXÁS... NO BRASIL...
Muita gente não sabe, mas Lòògùn Èdę tem uma influência muito grande nessa glândula. Inclusive, tem Oríkì do Òrìşà feitos por seus adeptos na região de Ileşa :
"Ogota okun kò ka olúgęgę l'òrùn "
"Sessenta contas não podem rodear o pescoço de quem tem papeira"
"O fi igbegbe tú gbegbe méjè "
"Com seu bócio ele arrebentou sete bócios"
"O já gęgę s'òrùn ęni ti oni "
"Ele arrebenta a papeira no pescoço de quem a tem"
Esse último Oríkì, inclusive, faz parte de uma ADÚRÀ (reza) que se faz na preparação da lira. Isso mesmo... a lira tem toda uma ritualização, servindo inclusive para rituais de cura referente a tireoide. Há quem afirme inclusive que quem nasce ou desenvolve esse problema deve recorrer a ele, ou tem alguma ligação com o Òrìşà Lòògùn Èdę. Devendo-se inclusive buscar através do Oráculo se não é algum problema de desequilíbrio energético com o próprio Òrìşà, ou até mesmo problema ancestral.
Ou seja, a lira de Lòògùn Èdę é muito mais que mero enfeite de mão (paramento) para trazer o Òrìşà na "sala de candomblé "... A bem da verdade, todos os Amì (apetrechos) tem seus fundamentos e preparação ritual. É uma pena que muitos não tem noção do signif**ado, não buscam com seus mais velhos e acabam por contribuir para a perda de sentido ritualístico de muitas coisas dentro do culto.
E os fundamentos de Lòògùn Èdę são muitos exemplo da própria lira, que não tem nada a ver com música ou coisa do tipo...
OU SEJA... ESTAMOS BEM LONGE DO ORIXÁ VESTIDO DE ROSA CHICLET de algumas casas.